Em novelas, tudo pode acontecer. Até mesmo personagens principais terem menos carisma do que os núcleos paralelos. “Além da Ilusão” é um exemplo disso.
Na história escrita por Alessandra Poggi, Isadora, Davi e Joaquim, papéis de Larissa Manoela, Rafael Vitti e Danilo Mesquita, vivem há tempos uma fase de mesmice, caracterizada pelos altos e baixos entre o mocinho e o vilão da trama, com a heroína jovem entre eles.
Já em suas tramas secundárias, acontece o contrário: ganham cada vez mais espaço e, com isso, tiram o foco do trio de protagonistas. O que tem suas vantagens e desvantagens.
Nos capítulos mais recentes, uma das questões de maior impacto em “Além da Ilusão” foi resolvida.
O drama da busca de Heloísa, interpretada por Paloma Duarte, pela filha que lhe foi arrancada dos braços acabou.
A irmã de Violeta, papel de Malu Galli, enfim descobriu que Olívia, personagem de Debora Ozório, era a bebê.
Sequências que renderam muita emoção e mostraram o quanto Paloma, Débora e também Patricia Pinho, que dá vida à sofrida Fátima, mãe adotiva de Olívia, foram bem escaladas para suas funções na trama. Patricia, aliás, ainda é um rosto pouco explorado na televisão aberta e que merece mais destaque.
O problema é que quando há um retorno tão bom dessas tramas paralelas, surge também uma dúvida de para onde elas se encaminharão depois que pontos importantes, como essa busca de Heloísa pela filha, são resolvidos. É interessante e necessário que uma novela tenha alguns momentos com ares de último capítulo ao longo de sua exibição.
Porém, resolver antecipadamente questões que chamam muito a atenção do público acaba evidenciando ainda mais o quanto a trama principal ainda não decolou.
E convém lembrar que “Além da Ilusão” não terá tantos capítulos assim até seu desfecho, previsto para o dia 19 de agosto.
Sorte a de Alessandra que há outros personagens que podem mexer bastante com o folhetim das 18 horas da Globo.
A própria Violeta, mãe da mocinha, tem o caso ainda não resolvido com Eugênio, papel de Marcello Novaes.
Além disso, Bento, interpretado por Matheus Dias, recuperou o movimento das pernas e, depois de forjar a própria morte para a família, que está no Brasil, decide sair da Itália e recuperar a vida que deixou quando partiu para a guerra.
O problema é que ele não sabe que Lorenzo, vivido por Guilherme Prates e única pessoa a saber que o rapaz está vivo, está prestes a se casar com a ex-noiva do melhor amigo, Letícia, personagem de Larissa Nunes. Essa é uma das tramas que deve dar um novo gás a “Além da Ilusão” em sua reta final.
Porém, talvez não seja instigante o suficiente para aumentar a média geral de audiência do folhetim, que gira em torno dos 19 pontos.
O número, no entanto, ainda é maior que o registrado pela antecessora, “Nos Tempos do Imperador”, que se encerrou abaixo dos 17 pontos.


My Secret Santa Netflix - Divulgação


