Correio B

CULINÁRIA

Aprenda a fazer delícias da culinária de Mato Grosso do Sul neste fim de semana

As receitas de hoje oferecem pratos bem saborosos e com o gostinho de MS: o guisado à Bataguassu, com carne bovina de primeira, e o lombo de porco ao leite

Continue lendo...

A aventura pelo sabor deste fim de semana leva ao (re)encontro da saudosa escritora baiana Iracema Sampaio (1938-2011). Jornalista de ofício, Iracema veio para o Estado, ainda Mato Grosso uno, nos anos 1950. 

Da prática de cozinhar como “dona de casa”, ampliou o interesse para o que se tornou uma ampla pesquisa sobre a culinária regional brasileira e sul-mato-grossense. Escritora de mão cheia, a jornalista publicou cinco livros temáticos que ensinam o preparo de pratos típicos de todo o País – entre eles: “Milho – Sabor do Brasil” e “Mani-Oca”.

Para esta edição, resgatamos o guisado à Bataguassu e o lombo de porco ao leite, duas receitas que estão compiladas em “Cheiros & Sabores de Mato Grosso do Sul” (Editora Saber), volume lançado há duas décadas e que teve várias reedições. 

No livro, que traz uma breve apresentação assinada pelo poeta Manoel de Barros (1916-2014), além de textos de Mario Ramires e Vera Tylde, Iracema divide os cheiros e sabores da terra que escolheu para chamar de sua em 10 capítulos – “Caldos e Sopas”, “Entradas”, “Peixes”, “Frangos”, “Lanches”, “Sobá e Espetinho”, etc.

“De sabores e odores não sou bom. Mas esta culinária sul-mato-grossense, apresentada pela Iracema, me provoca a ponto de luxúria. Sou submisso aos molhos e assados deste livro. Não sei dizer muito sobre iguarias; mas posso recomendar as deste livro. Destes sabores, me tornei vassalo”, saliva o poeta das memórias inventadas, como diz o título de um de seus livros.

“E como os cortes de primeira sempre foram para o patrão ou para a exportação, a sabedoria popular aprendeu a tirar o melhor das carnes menos valorizadas, tornando-as para o gosto local mais nobres que as demais”, escreve a autora na introdução do capítulo “Carnes”, do qual retiramos os quitutes de hoje. 

“E se dou espaço a carneiros e porcos e não à carne de caça, isso ocorre por uma opção tão ecológica quanto gastronômica”, arremata Iracema, antes de dar início, na página seguinte, às delícias do capítulo.

O guisado à Bataguassu leva milho no preparo e é servido com mandioca frita. São dicas de uma fã, pois o milho e a mandioca estão entre as principais paixões de Iracema. Para o lombo de porco, a autora sugere na publicação: 

“Se não gostar de farofa muito seca, umedeça-a salpicando água com as pontas dos dedos, mexendo bem depois de retirar do fogo”. Na dúvida, tente os dois pratos e ganhe sorrisos em dobro.

Guisado à Bataguassu 

Ingredientes

  • 1 kg de carne de primeira (coxão mole ou alcatra, por exemplo);
  • 500 gramas de tomates maduros picados;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de cebola picada;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 1 folha de louro;
  • 1 xícara (chá) de coentro ou de salsa picada;
  • 1 xícara (chá) de cebolinha picada;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 6 espigas de milho-verde cozidas e debulhadas (ou duas latas de milho-verde em conserva);
  • Sal e pimenta a gosto.

 

MODO DE PREPARO

Corte a carne em cubinhos. Tempere com sal, alho, pimenta e louro. Derreta a manteiga e refogue a carne. Junte a cebola, os tomates e o cheiro-verde. Deixe a carne cozinhar até ficar macia, pondo água aos poucos. Junte o milho-verde e cozinhe até ficar no ponto. Despeje o creme de leite, misture bem e apague o fogo. Sirva com mandioca frita e arroz branco.

Lombo de porco ao leite

Ingredientes

  • 1 kg de lombinho
  • de porco inteiro;
  • 1 litro de leite;
  • 2 colheres (sopa)
  • de manteiga;
  • 1 raminho de coentro;
  • 3 dentes grandes de alho picadinho;
  • 1 cebola grande picada;
  • 2 xícaras (chá) de farinha
  • de mandioca;
  • 1 pitada de pimenta-do-reino;
  • Sal a gosto.

 

MODO DE PREPARO

Tempere o lombinho com o sal e a pimenta- do-reino. Derreta a manteiga e ponha o lombinho para refogar até dourar. Despeje o leite já fervido e quente, reservando um copo. Deixe cozinhar em fogo médio até secar o leite. 

Junte o alho, o raminho de coentro e a cebola picada e deixe fritar, virando o lombinho. Quando esses ingredientes começarem a dourar, despeje o copo de leite que reservou. Quando secar novamente, retire o raminho de coentro, corte o lombinho em fatias, retire com uma escumadeira a parte sólida que sobrou do leite na panela, juntamente com a cebola e o alho fritos, e espalhe sobre as fatias do lombinho. 

Na gordura que restou na panela, despeje a farinha de mandioca e faça uma farofa. Sirva o lombinho e a farofa com arroz branco e purê de mandioca.

PRÊMIO

Oscar: Quem são os brasileiros que foram pré-indicados?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas.

16/12/2025 22h00

Wagner Moura no filme

Wagner Moura no filme "O agente secreto" Divulgação

Continue Lendo...

O Brasil apareceu em peso entre os pré-indicados ao Oscar 2026. Nesta terça-feira, 16, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas. A lista final de indicados será revelada em 22 de janeiro.

'O Agente Secreto - Melhor Filme Internacional

O filme de Klebler Mendonça Filho é um dos 15 semifinalistas na categoria de filme internacional, concorrendo com produções como Foi Apenas um Acidente e Valor Sentimental.

O longa-metragem tem tido uma bem-sucedido carreira internacional, com veículos especializados já considerando a indicação na categoria como certa. O filme também é cotado para concorrer a Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme.

Gabriel Domingues - Melhor Escalação de Elenco por 'O Agente Secreto'

O Agente Secreto ganhou ainda uma vaga entre os pré-indicados a Melhor Escalação de Elenco, categoria que fará sua estreia no Oscar 2026. O filme concorre com produções como Frankenstein, Hamnet, Marty Supreme e Uma Batalha Após a Outra.

O profissional responsável pela escalação do elenco de O Agente Secreto é Gabriel Domingues, produtor com longa experiência na indústria. Pelo trabalho no filme brasileiro, ele também apareceu na shortlist de melhor elenco do Critics Choice Awards.

O Agente Secreto conta com, além de Wagner Moura, nomes como Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Udo Kier.

'Apocalipse nos Trópicos' - Melhor Documentário

O documentário Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa, está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Documentário. O filme aborda a relação entre política e religião no Brasil e traz entrevistas com personalidades como o presidente Lula e o pastor Silas Malafaia.

A cineasta brasileira foi indicada na mesma categoria em 2020, com o documentário Democracia em Vertigem (2019). Na ocasião, a estatueta ficou com American Factory. Neste ano, ela tem como concorrentes filmes como The Perfect Neighbor, Cover-Up e Yanuni, coprodução brasileira.

'YANUNI' - Melhor Documentário

O documentário dirigido por Richard Ladkani também ganhou uma vaga entre os pré-indicados na categoria. O filme é coproduzido pela Cacica Juma Xipaia, brasileira que é uma das lideranças indígenas do povo Xipaya, e pelo ator Leonardo DiCaprio.

O longa acompanha a trajetória de Juma e do marido, o agente do Ibama Hugo Loss, na luta contra o avanço da mineração e do garimpo em terras indígenas na Amazônia. O filme foi bem recebido em festivais internacionais e ganhou o Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Adolpho Veloso - Melhor Fotografia por 'Sonhos de Trem'

O brasileiro Adolpho Veloso tentará uma indicação na disputada categoria de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme Sonhos de Trem, dirigido por Clint Bentley e disponível na Netflix.

Paulista de 37 anos, Adolpho tem ganhado destaque em Hollywood e vai trabalhar no próximo filme de M. Night Shyamalan. Seu trabalho em Sonhos de Trem tem sido elogiado pela crítica e também foi indicado ao Spirit Awards, premiação do cinema independente, e ao Critics Choice Awards.

'Amarela' - Melhor Curta-Metragem

O curta Amarela, de André Hayato Saito, está pré-indicado a Melhor Curta-Metragem Live-Action. Ele também chegou a ser o único representante da América Latina a disputar a Palma de Ouro de curta-metragem, no Festival de Cannes, em maio, mas o prêmio foi concedido a I'm Glad You're Dead Now, de Tawfeek Barhom.

O filme acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, e torce pela seleção brasileira no jogo contra a França da final da Copa do Mundo de 1998. Ela, porém, sofre uma violência.

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).