Correio B

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 18 e 24 de novembro.

Plutão em Aquário e o Poder Transformador da Torre do Tarô. Aproveite para romper com velhos padrões!

Continue lendo...

Plutão em Aquário e o Poder da Transformação Interior

Após quase 16 anos no signo de Capricórnio, Plutão, o planeta que rege as profundezas, ingressa no signo de Aquário nesta terça-feira (19). Sob a energia aquariana, somos convidados a cultivar nossa independência e a nos libertar do que é antigo, tradicional ou ultrapassado, abrindo caminho para o novo. O tema central de Aquário é essencialmente a busca por individualidade e a capacidade de assumir o controle do próprio destino.

Embora Plutão se mova lentamente, seus trânsitos significativos, como este, exercem uma influência poderosa na consciência coletiva, promovendo transformação, crescimento e desenvolvimento pessoal.

Este trânsito de Plutão por Aquário se estenderá pelas próximas duas décadas. Isso mesmo: vinte anos marcados por esse trânsito astrológico de grande impacto, que promete revolucionar nossa abordagem coletiva e causar um verdadeiro estrondo ao trazer consigo uma mudança de mentalidade, além de reflexões profundas sobre o que desejamos ver no mundo e em nós mesmos.

Rompendo as Estruturas do Passado com a Carta da Torre

Quando observamos a energia da semana, encontramos a Torre, carta de número 16 dos Arcanos Maiores do Tarô. Este arcano simboliza revelações, rupturas e choques intensos, uma força que limpa ou, mais precisamente, implode de forma drástica e implacável as ilusões, expondo verdades ocultas. Essa energia disruptiva reflete perfeitamente a essência de Plutão em Aquário: um rompimento radical com o passado, como uma explosão que destrói tudo o que já não serve ao nosso crescimento individual e coletivo.

A carta da Torre nos lembra que a libertação nem sempre é fácil. Muitas vezes, ela traz a destruição repentina de estruturas que considerávamos nosso “porto seguro”. No entanto, é nessa desconstrução que novos caminhos começam a se formar. Prepare-se, portanto, para abraçar transformações profundas, deixando para trás velhos padrões e acolhendo novas perspectivas.

Embora Aquário seja frequentemente associado à esperança e ao potencial de um futuro melhor (como simbolizado pela carta da Estrela no Tarô), a verdadeira energia dessa transição se alinha mais com a Torre, que representa o rompimento e a destruição necessária para o surgimento do novo.

Há uma força na natureza que, de tempos em tempos, provoca transformações profundas e a carta da Torre simboliza exatamente isso. Quando olhamos para o signo de Aquário, vemos que sua energia está profundamente conectada à desconstrução dos velhos paradigmas, das estruturas obsoletas que governam nossas vidas — sejam elas sociais, políticas ou até mesmo pessoais.

Aquário não busca apenas uma melhoria nas condições existentes; ele é sobre criar algo radicalmente novo. E, para que isso aconteça, é necessário primeiro derrubar o que está velho e ultrapassado.

Plutão Prova que Tamanho Não é Documento

Plutão pode ser o menor planeta do nosso sistema solar — reclassificado como “planeta anão” em 2006 —, mas seu poder astrológico está longe de ser considerado pequeno. Ele governa temas profundos e transformadores, que impactam tanto a consciência individual quanto a coletiva.

Por que esse trânsito é tão importante? Capricórnio representa sistemas tradicionais e estruturas consolidadas, enquanto Plutão é o arquétipo da transformação profunda. Quando combinado com a energia de Aquário, um signo voltado para o futuro e a inovação, a mensagem é clara: não se trata de consertar o que está quebrado, mas de criar novos paradigmas capazes de transformar a maneira como vivemos.

Esse momento astrológico nos oferece uma oportunidade única de redenção e renovação. Plutão não apenas sugere mudanças — ele exige! Em vez de sussurrar, ele nos dá um empurrão firme (ou até uma pancada na cabeça) para abandonarmos bases frágeis e construirmos fundações mais sólidas e confiáveis. E com Aquário como cenário, a promessa é de um futuro repleto de possibilidades.

Embora transições dessa magnitude sejam sempre um pouco desestabilizadoras, não há motivo para temer. Plutão, apesar de seu impacto transformador, opera de maneira lenta e gradual, como o movimento das placas tectônicas que silenciosamente remodelam a Terra.

À primeira vista, essas mudanças podem parecer sutis, mas, com o tempo, o impacto acumulado será inegável, redefinindo nossas vidas coletivas de formas que só compreenderemos plenamente em retrospectiva.

Carta da Torre - Divulgação

O Arquétipo de Plutão: Morte, Renascimento, Purificação, Desapego e Regeneração.

Plutão é o “planeta Lázaro” da ressurreição, um transformador poderoso que simboliza o renascimento em sua essência mais profunda. Sempre que um novo ciclo de crescimento surge após uma noite escura da alma, você pode ter certeza de que o “CEO das jornadas do submundo” está por trás disso.

Plutão nos conecta diretamente ao nosso lado sombrio. Ele nos desafia a confrontar nossos medos, a aceitar a “morte” de antigas versões de nós mesmos e a evoluir. Podemos escolher abraçar essa transformação ou resistir, mas, nesse caso, seremos continuamente apresentados às lições necessárias (e dolorosas) para a mudança.

O que quer que Plutão esteja pedindo para você abandonar no submundo, lembre-se: é apenas para abrir espaço para algo ainda melhor e mais gratificante em sua jornada. Deixe o passado no passado.

Por Que Plutão Em Aquário é Notícia De Última Hora

Entre março e junho do ano passado, tivemos um breve vislumbre de Plutão em Aquário. Antes disso, o planeta transformador não transitava por Aquário desde o final dos anos 1700. Agora, estamos prestes a embarcar em uma jornada inédita e repleta de surpresas. Este é um território praticamente desconhecido em nossas vidas — e também nas de muitas gerações passadas.

Quando Plutão entra em Aquário, ele direciona sua energia transformadora para áreas como tecnologia, informação, ciência e sistemas de poder. Aquário, por sua vez, é um signo voltado para o coletivo, que busca inovações que impactem o bem-estar comum.

Durante as próximas duas décadas, enquanto Plutão transita por Aquário, podemos esperar uma radical transformação nas normas e ideologias sociais, com mudanças profundas na maneira como nos relacionamos com o mundo e uns com os outros.

A Última Viagem de Plutão por Aquário: Transformações Profundas no Horizonte

A última vez que Plutão transitou por Aquário, entre 1777 e 1798, o equilíbrio de poder no mundo sofreu transformações monumentais. Aqueles 20 anos foram marcados pela Revolução Americana, a Revolução Francesa e o início da Revolução Industrial.

A monarquia foi derrubada na França, um exemplo claro de como até mesmo as instituições mais poderosas do mundo podem ser destruídas pela força transformadora de Plutão e pela energia disruptiva da carta da Torre.

Esse período também representou o auge da Era do Iluminismo, quando os ideais aquarianos de razão, racionalidade e o poder da humanidade de conduzir seu próprio destino ganharam força e expressão.

Com Plutão ingressando em Aquário, temos uma rara oportunidade de liberar o que já não nos serve, criando espaço para um crescimento genuíno e uma renovação autêntica. Este é um tempo de romper com vínculos ultrapassados, se alinhar a comunidades que compartilham nossos valores e abraçar nossa individualidade em um mundo em constante transformação. Estamos diante de um ciclo de reconstrução profunda. “Reescreva sua história, uma frase de cada vez.”

Uma ótima semana e muita luz,

Cris Paixão

Diálogo

"Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar"

Confira a coluna Diálogo desta quinta-feira (10/4)

10/04/2025 00h01

Continue Lendo...

 

Carlos Drummond de Andrade escritor brasileiro
"Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”.

 


FELPUDA

 


Nas conversas em gabinetes mais reservados, fala-se que monopólio de ex-sócios e parceiros 
estaria dominando importantes áreas do poder público, ali, lá e acolá, e esse avanço tem despertado a atenção dos, digamos assim, canais competentes. Dizem que figurinhas decidiram deixar de lado os labores 
na iniciativa privada para essa nova jornada, porém, continuam mantendo laços ternos e fraternos 
com os seus substitutos. Fala-se, inclusive, que são muitas pessoas “dividindo essa alegria toda”. Essa gente...

Divulgação

Segundo o Ministério do Turismo, o mês de abril traz uma agenda variada, apresentando festividades religiosas e encontros importantes em todas as cinco regiões do País. Na primeira quinzena deste mês, no Nordeste, o Festival Sabores da Pipa promete agitar Tibau do Sul (RN) até o dia 26, sendo excelente oportunidade para apreciar a culinária local em cenário paradisíaco. Desde o dia 6, as atenções da Região Norte estão voltadas para São Domingos do Capim (PA), palco do Festival Mundial da Pororoca, evento único que celebra o encontro das águas e atrai amantes da natureza e do surf. No Centro-Oeste, o foco é o agronegócio, com a Tecnoshow Comigo, uma das principais feiras de tecnologia rural do País, 
que está acontecendo em Rio Verde (GO) até amanhã. Já na segunda quinzena os pontos altos são eventos 
que celebram costumes locais e a fé popular. No Sul do País, a cidade de Rio Bom (PR) realiza a Festa 
do Tradicional Churrasco no Espeto de Bambu, nos dias 26 e 27, evento que resgata e valoriza uma iguaria típica da região. Encerrando o mês, a Região Sudeste recebe um dos seus maiores eventos religiosos: a Festa da Penha, em Vila Velha (ES), que começa no dia 28 e mobiliza milhares de devotos em grandiosa manifestação de fé e tradição.

 Olga Mongenot

 

 Maria Braz

E?...


O deputado Coronel David, que é bolsonarista raiz, defensor das mesmas bandeiras do ex-presidente Bolsonaro e da base aliada do governador Riedel, mostrou certa impaciência com os discursos dos petistas, recheados de críticas pelo apoio à anistia. Ele questionou quando o PT deixará a administração tucana, mas ficou sem resposta. Afirmou que, assim, poderá ser feito com mais ênfase um trabalho adequado da base aliada.

Queda de braço


Requerimento do deputado Pedro Caravina (PSDB) de apoio ao prefeito de Nova Andradina Leonardo Ferreira Luiz Fedossi (PSDB) e ao vice Arion Aislan de Souza (PL), cassados pelo TRE-MS na segunda-feira, dá continuidade à guerra velada entre o parlamentar e o deputado Roberto Hashioka (União Brasil), iniciada desde o fim das eleições municipais. A aprovação ou a rejeição do documento em plenário mostrará a força da articulação de ambos.

Cenas


O embate teve início depois que a esposa do deputado Hashioka, Dione Hashioka, foi derrotada na disputa pela prefeitura. O parlamentar acusou adversários de usarem fake news para vencer as eleições. Como os eleitos tiveram apoio de Caravina, a relação política entre ambos ficou estremecida. Ao apresentar o requerimento, o proponente disse que a decisão é de primeiro grau e ainda cabe recurso em instância superior. Vem aí, cenas dos próximos capítulos.

Aniversariantes


Alberto Souza Leal,
Fabíola Mangieri Pithan, 
Renata Saad Menezes, 
Ada Maria Pereira Tincani de Lima,
Lilian Zancanaro Busato Furlani,
Mary Pompeo, 
Acy Franco de Moraes,
Dr. Ceciliano José dos Santos, 
Ezequiel Lopes Barbosa,
Joaquim Sussumo Koga,
Paulo Matias Guimarães,
Rosângela Aparecida Rodrigues,
Sebastião Claudino dos Santos, 
Dr. Mauricio Massanori Sakai, 
Silvio Peixoto de Oliveira,
Felipe Pompilio Bernardino 
dos Santos,
João Duarte Filho, 
Lauro Artur de Brito,
Lourival Gualdi,
José Paulo Baltazar Júnior,
José Francisco Portela Novais,
Neuza Fernandes Gil,
Pedro Serrano Pimenta, 
Flávia Karine Sabino Pinho Pereira, 
Antenor Martins de Oliveira,
José Arthur Soares de Figueiredo,
Dra. Daniella Brunelli d´Avila 
de Santana,
Dra. Tereza Jara Xavier, 
Carla Passos dos Santos,
Maurício Higa,
José Ivan de Almeida,
José Dias Duarte,
Jane Laura Cruz de Melo,
Edson Martins Vieira,
Edson Machado,
Abrão Oliveira Diniz,
Divino Rosalino Sandim,
Gerson Oliveira Silva, 
Afrânio Motta,
Aparecida Estela Motta Rosa,
Edy Firmina Pereira,
Luciana Alves Justino,
Noele de Oliveira,
Sidney Luiz Lima Junior,
Valzumiro (Miro) Ceolim, 
Maria Alice Pereira Cogo, 
Terezinha Sampaio Fernandes,
Wagner Roberto Batista,
Bruno Avalo,
Manoel Coelho Soares,
Aleide Oshika, 
Trajano Roberto Ferreira Neto,
Erodith Nogueira Barbosa,
Patricia Alves Gaspareto de Souza, 
Edilamar Lurdes Toniazzo,
Silvana Barros Pinheiro, 
Enir Pithan Freire,
Jocely Nolasco de Faria,
Abel Costa Oliveira,
Lúcia Cristina Ferreira,
Neli Tamiozzo,
Alexandra Cogo,
Rodrigo Clivatti,
Elza Maria de Carvalho,
Fortunato Luiz Guerreiro,
Carolina Silveira Maciel,
Jorge Takao,
Vânia de Matos Rios Bergonzi,
Carlos Keiji Kurose,
Wilson Fogolin, 
Mauricio Moreira,
Reinaldo Chaves,
Elza do Nascimento Oshiro,
Dirceu Balanjuc,
Rosana Camara,
Joana Almeida,
Harrmad Hale Rocha, 
Valneide Coutinho da Silva,
Rita de Cássia Fernandes Arguelho,
Carla Nauriane Canhede Lima,
Alberto Carlos Gusmão,
Juliana Bandeira,
Tatiana Valéria Campara,
Joelma Ferrazine Barbosa,
Luiz Antônio Manoel, 
Cláudio Leite Gomes,
Antônio Carlos Sábio,
Gilson Gomes da Costa, 
Julio Antonio Rossi,
Michaela Yuri,
Nery Ramón Insfran Júnior,
Jane Ines Dietrich,
Karla Braguini,
Alessandra Araújo de Souza Abrão,
Lúcia Elizabete Devecchi,
Daniel Feitosa Naruto,
Tereza Rosseti Chamorro Kato,
Marcel Capp Hahmed,
Claudio José Valentin,
Josué José Lourenço,
Antonio Admir Sandim Primo, Edson Carlos Aguiar Theodoro,
Adolfo Francisco da Silva,
Marcos Vinicius do Nascimento,
Juliana Martins de Souza,
Roberto Norberto Arguelho,
Marco Antônio Motta, 
Ademilson Zangalli, 
Carlos Alexandre Pelhe Gimenez, 
Marcos dos Santos.

colaborou tatyane Gameiro

Assine o Correio do Estado
 

DE MS PARA O MUNDO

Filme indígena de MS é selecionado em festival de cinema da América Latina

Curta-metragem Vípuxovoku foi gravado na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande

09/04/2025 12h00

Curta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovoku

Curta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovoku DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Filme indígena sul-mato-grossense de curta duração está entre os selecionados da 34ª edição do Festival Curta Cinema, um dos mais importantes e maiores festivais de Cinema da América Latina.

O curta-metragem Vípuxovoku foi gravado na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande, no ano de 2024. O filme conta a história de Ailton, um jovem indígena da etnia Terena que luta para preservar as tradições do seu povo em uma aldeia urbana. A maioria do elenco é indígena.

A obra tem 14 minutos e recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande. Foi idealizado pelo indígena Terena Anderson Terena, produzido por Bianca Machado e dirigido por Dannon Lacerda. O filme irá estrear durante o evento, ainda neste mês.

Curta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovokuCurta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovoku. Foto: Divulgação

O Festival Curta Cinema será realizado de 23 a 30 de abril no Rio de Janeiro. O evento é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem.

Das 4.600 produções de 160 países inscritas, apenas 158 foram selecionadas. Neste ano, o curta-metragem Vípuxovoku irá concorrer com outras obras do Brasil, Colômbia, Cuba, Argentina, México e Chile.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de estarmos no Festival Curta Cinema! Isso demonstra o reconhecimento do nosso filme em fazer parte desta seleta lista final da programação. A conquista é resultado de um trabalho feito com muito comprometimento, harmonia e com uma equipe extremamente competente e técnica. É muito importante, também, destacar as contribuições de todas as pessoas indigenas envolvidas no projeto, desde o início do seu desenvolvimento. O resultado aponta reflexões importantes sobre a realidade das aldeias urbanas de Campo Grande, a partir dos olhares dos indígenas que fazem parte do elenco”, disse, empolgado, o diretor Dannon Lacerda.

Em 2024, uma das obras vencedoras foi “As Marias”, história de trigêmeas nascidas em 1947, em Guia Lopes da Laguna (MS). Todos os integrantes da equipe eram moradores de Mato Grosso do Sul e as cenas gravadas em Guia Lopes da Laguna. A direção foi de Dannon Lacerda.

FICHA TÉCNICA - Vípuxovoku – Aldeia

Idealizador: Anderson Terena
Direção: Dannon Lacerda
Roteiro: Anderson Terena e Dannon Lacerda
Produção: Corixo Produções
Direção de Produção: Bianca Machado
Direção de Fotografia: Dani Correia
Direção de Arte: Camila Zavalo
Montagem: Victor Lopes
Desenho sonoro: Bernardo Uzeda

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).