Correio B

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 23 e 29 de dezembro

A carta da Imperatriz, o Solstício e o Natal: Um Chamado à Abundância e à Renovação

Continue lendo...

Chegamos ao último capítulo de 2024, um momento marcado pelo solstício, que traz energias diferentes para cada hemisfério. No hemisfério sul, o solstício marca o início do verão, um período de luz, calor e expansão. Já no hemisfério norte, ele inaugura o inverno, o dia mais curto e a noite mais longa do ano, um convite à introspecção e ao renascimento.

Seja qual for o lado do mundo em que você esteja, o solstício representa um momento de transição, encerramento e preparação para novos ciclos.

Nesse cenário, a energia da Imperatriz no Tarô, carta regente da semana, torna-se uma guia valiosa. Símbolo de fertilidade, abundância e amor incondicional, ela nos lembra que, independentemente da estação, sempre há a oportunidade de nutrir nossos sonhos e criar novas possibilidades.

Assim como os ciclos da natureza, a vida se renova constantemente, e a Imperatriz nos inspira a reconhecer essa dinâmica, cultivando a beleza nos pequenos detalhes e nutrindo as conexões de amizade e afeto.

Verão no Sul e Inverno no Norte: A Dualidade do Solstício

No hemisfério sul, o solstício de verão é celebrado como um período de vitalidade e abundância, representando a fertilidade em seus aspectos físico e espiritual. Com a luz do sol em seu ápice, ele simboliza expansão, força e a concretização dos projetos que cultivamos ao longo do ano.

Esse momento nos convida a nos conectar com a energia ao nosso redor, acolher a vida com alegria e gratidão, e aproveitar o calor, tanto no corpo quanto no coração. Em muitas culturas, o início de um novo ciclo solar representa a chance de recomeçar.

Por outro lado, no hemisfério norte, o solstício de inverno representa o recolhimento e a introspecção. É o momento em que o sol se retira, dando espaço para refletirmos sobre os ciclos de “morte” e “renascimento”. Embora seja um período mais escuro, ele traz consigo a promessa de dias gradualmente mais brilhantes e a chance de renovar nossas intenções para o futuro.

Em ambos os hemisférios, o solstício nos lembra da importância de apreciar os ciclos da vida: hora de expandir e celebrar, hora de descansar e planejar.

Capricórnio e o Trabalho Interior

Independentemente da estação, a entrada do sol em Capricórnio traz uma energia estruturada e prática. É um momento astrológico de reflexão sobre como podemos organizar nossas vidas, liberar o que não nos serve mais e trabalhar com diligência para alcançar nossos objetivos.

Embora essa energia possa parecer desafiadora, ela também nos oferece a chance de revisitar ideias e ajustar estratégias. A carta da Imperatriz, por sua vez, suaviza essa jornada, nos ensinando a equilibrar esforço e prazer, trabalho e gratidão.

Carta da Imperatriz - Divulgação

A Imperatriz e o Natal: Fertilidade, Beleza e Conexão

Neste período, o Natal, celebrado no coração da temporada de Capricórnio, transmite uma mensagem profunda de renovação e esperança, muito alinhada à energia da Imperatriz. Afinal, o terceiro arcano maior no Tarô representa criação, abundância e o amor.

O Natal é um momento para nutrir nossos laços, celebrar a beleza ao nosso redor e valorizar a verdadeira abundância – não apenas material, mas emocional e espiritual. Assim como a Imperatriz valoriza os prazeres sensoriais, o Natal nos convida a mergulhar na magia dos detalhes: o calor das reuniões familiares, o aroma das comidas típicas, o brilho das decorações e a troca de gestos de carinho e cuidado.

Honrando Ciclos e Preparando-se para o Renascimento

Com o solstício e o Natal, somos chamados a refletir sobre o que desejamos levar adiante e o que precisamos deixar para trás. A mensagem é clara: respeite o tempo de cada coisa e confie no renascimento que está por vir.

A energia de Capricórnio, com sua determinação, nos lembra de que o sucesso depende de trabalho constante. Mas o arcano da Imperatriz nos ensina que, mesmo enquanto trabalhamos, podemos encontrar alegria e beleza nos pequenos momentos, tornando o caminho mais leve e gratificante.

Incorporando a Imperatriz e o Espírito de Capricórnio

Para aproveitar ao máximo este período:

• Acolha a abundância: Valorize o que você possui e compartilhe generosamente com os outros.

• Nutra suas sementes internas: Cultive seus sonhos com intenção e paciência.

• Celebre a beleza da vida: Permita-se momentos de prazer e gratidão.

• Trabalhe com propósito: Use a energia de Capricórnio para construir bases sólidas para o futuro.

A chegada do Sol em Capricórnio nos inspira a organizar nossos pensamentos e estruturar nossos planos e trabalhar com foco para transformar sonhos em realidade em 2025.

Tudo se resume ao quanto estamos dispostos a investir de esforço para promover mudanças. A temporada de Capricórnio, mais do que qualquer outra coisa, é um convite para abandonar o “ai de mim” e começar a perguntar: “Como posso retomar o controle?”

Embora seja mais fácil falar do que agir, sua missão é adotar a postura de um capricorniano: colocar a mão na massa e persistir, sabendo que isso o preparará para o sucesso duradouro.

Que este Natal seja iluminado pela sabedoria da Imperatriz, pela determinação de Capricórnio e pela promessa de um futuro mais luminoso e repleto de possibilidades. E lembre-se: “Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.” (Madre Teresa de Calcutá)

Muita luz, paz e um Feliz Natal!

Cris Paixão

Correio B+

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana Botafogo

"O ballet faz parte da minha vida desde que eu era criança. A dança sempre permeou a minha vida em todos os meus momentos"

22/12/2024 23h00

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana Botafogo

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana Botafogo Foto: Rodrigo Lopes

Continue Lendo...

Ana Botafogo, nasceu no Rio de Janeiro e começou muito criança seus estudos de balé. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri.

Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje. Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de “Comendador”, Medalha Pedro Ernesto e em 2021 tornou-se membro da academia Brasileira de Cultura, cadeira 44.

Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet; Ballet Nacional de Cuba, Ballet da Ópera de Roma, Ballet de Santiago, Ballet Municipal de Assúncion entre outras.
Apresentou-se em quase todo o Brasil em produções próprias ou com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também convidada por outras importantes Companhias.

Levou também para diversas capitais brasileiras os espetáculos Ana Botafogo In Concert, Três Momentos do Amor, Suíte Floral, e Isto é Brasil. Em 2011 comemorou seus 35 anos de carreira com o espetáculo Marguerite e Armand no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ana Botafogo ao longo de sua carreira apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras, incluindo DF, em 23 estados.

Nos palcos brasileiros e internacionais dançou os grandes papéis de mais de 30 repertórios clássicos do ballet mundial. Apresentou-se ainda em vários países da Europa, Ásia e Américas do Norte, Central e do Sul.
No exterior fez apresentações em 33 cidades de 12 países tendo dançado com mais de 110 partners, brasileiros e estrangeiros, dentre os mais importantes nomes do cenário mundial, durante toda sua trajetória como bailarina.

Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão. A divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo levando sua arte para os diversos cantos do Brasil.

A renomada bailarina Ana Botafogo é Capa do Correio B+ desta semana, e em entrevista exclusiva ao Caderno ela fala sobre carreira, o ballet "O Quebra Nozes" e a importância da dança em sua vida.
 

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana BotafogoA primeira bailarina Ana Botafogo é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Rodrigo Lopes, Diagramação Denis Felipe e Denise Neves

CE - Como está sendo a sua participação no tradicional Quebra Nozes da Cisne Negro Cia de Dança?
AB -
 Desta vez a minha participação no "O Quebra Nozes" da Cisne Negro Cia de Dança será como a madame Stahlbaum, a mãe da protagonista Clara. Uma alegria poder atuar e dançar neste prólogo num balé que foi tão importante em minha vida e talvez o que eu mais dancei em toda minha carreira.

CE - O que o Ballet " O Quebra Nozes" representa na sua carreira?
AB -
Esse Ballet representa na minha carreira muitos desafios técnicos e também interpretativos. Ser uma Fada requer delicadeza, sutileza, sem mostrar o esforço técnico, é aí que está a dificuldade. Dancei esse balé por uns 30 anos. O pas de deux da fada açucarada, e a rainha das Neves foi um dos primeiros balés de repertório que dancei em minha carreira.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana BotafogoAna em "O Quebra Nozes" - Divulgação

CE - Qual é a sua versão preferida e porquê? 
AB -
 Eu diria que tenho duas versões preferidas, com as quais dancei . A primeira é a versão de Dalal Achcar  que dancei com a Associação de Balé do Rio de Janeiro e com o Teatro Municipal do Rio de Janeiro durante muitos e muitos anos. Essa versão é simplesmente encantadora: cenários e figurinos de muito bom gosto e que trazem toda a magia que o tema requer.

E a segunda versão é a da Cisne Negro Companhia de Dança com quem eu também dancei no papel de Fada Açucarada e a Rainha das Neves, mas hoje continuo participando como a mãe da Clara. Essa versão é lúdica, traz novidades a cada ano, e meus aplausos à direção da Cisne Negro Companhia de Dança por fazer desse balé há 41 anos um“ Must” para a plateia paulista.

Falo dessas versões porque participei e vivenciei intensamente cada momento. Mas é claro que existem outras versões pelo mundo que também trazem seu encantamento.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana BotafogoAna em Isto é Brasil - Divulgação

CE - "O Quebra Nozes" é um Ballet para a família?
AB -
 Sim, é claro que o "O Quebra Nozes" é um balé para a família. É um balé que se quer assistir todos os anos seja criança ou seja um idoso, queremos a cada ano ter essa experiência emocional, visual, sensitiva e mágica. Eu não me canso de assistir ainda mais por poder usufruir da belíssima música de Tchaikovsky. 

CE - Ana, e o Carnaval? Como vai ser? Conta pra gente?
AB -
 O Carnaval 2025 está chegando. Esse ano, mais uma vez participo como diretora artística do casal de mestre sala e porta-bandeira da escola de samba (Imperatriz Leopoldinense). Trabalho com dois profissionais incríveis, Rafaela Theodoro e Phelipe Lemos. Sou a responsável por burilar os movimentos deste encantador casal e fazer a preparação técnica para esse momento mágico que é o desfile de carnaval na Sapucaí.

CE - Qual o trabalho da Ana na Avenida que vamos prestigiar? Algum momento inesquecível?
AB - E
u sempre gostei de carnaval, mas nem sempre podia estar perto dele por conta da minha carreira profissional. Concentração e descanso, muitas vezes eram necessários por conta da minha agenda profissional. mas tenho muitas histórias com o carnaval. A primeira vez que saí na avenida, é um marco para mim, eu estava vestida de bailarina, saí no carro alegórico que falava do bar assírio do Teatro Municipal na escola União da Ilha do carnavalesco Peron.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana BotafogoAna no palco - Divulgação

CE - O que o Ballet representa na sua vida Ana?
AB -
 O Ballet faz parte da minha vida desde que eu era criança. Quando me tornei profissional, entendi que a dedicação plena e o desejo de superação eram importantes para ser bem-sucedida. A dança sempre permeou a minha vida em todos os meus momentos.

CE - Hoje você tem muitos negócios que levam o seu nome. Você imaginou se tornar uma empresária na área da dança que move a sua vida?
AB -
 Hoje ampliei os alcances da dança na minha vida. A dança deixou de ser só o sonho de criança, pra se tornar uma carreira sólida, e para dar frutos em outras áreas que a dança alcança. Quando comecei a dançar não imaginava que ela pudesse levar meu nome a tantos segmentos diferentes. Hoje sim sou uma empresária da dança onde a minha marca abriu uma gama de negócios. 

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana BotafogoAna Botafogo - Divulgação

CE - Como você vê o cenário da dança nos dias de hoje Ana?
AB -
 A dança cresceu muito no mundo e sobretudo aqui no Brasil. A cada ano temos profissionais cada vez mais competentes que não encontram campo de trabalho em nosso país, sendo obrigados a procurar companhias profissionais no exterior.

CE - Um momento preferido na sua carreira e marcante...
AB -
 Falar de um momento preferido na carreira, cada vez fica mais difícil. Tenho memórias, felicidades em cena e muitas emoções em muitos momentos da minha vida. Um grande momento foi quando me tornei primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e fiz meu primeiro espetáculo com o balé Coppélia. Aquilo foi um grande fruto que recebi em minha vida e que eu cultivei com perseverança todos esses anos.

CE - Seu repertório preferido e porquê?
AB -
 O meu repertório favorito claro que eu tenho muitos balés que me encantaram, sobretudo os balés onde eu interpreto uma personagem. Mas o meu preferido é Giselle. Foi minha primeira protagonista, e um balé que me levou para muitos convites internacionais.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana Botafogo                                      Ana Botafogo é referência na dança mundial - Divulgação

CE - Um personagem que dançou e mudou a sua vida.
AB -
Risos. Ah! personagem que eu dancei e mudou a minha vida foi Ivanilda no baile Copélia e dali por diante me tornei primeira bailarina do Municipal do Rio de Janeiro.

CE - Quais os planos para 2025...
AB -
 Meus planos para 2025 são muitos e talvez ousados. A dança permeando todos eles e terei  workshops, aulas, palestras, bate-papo, encontros, festivais, estar perto dos jovens talentos bailarinos e temos em mente fazer uma grande exposição contando e relembrando a vida da artista- bailarina Ana Botafogo.

Capa B+: Entrevista exclusiva com a maior bailarina do país Ana BotafogoAna Botafogo e o Carnaval - Divulgação

 

2025

Subsecretário de eventos do Rio confirma show de Lady Gaga

Expectativa é que a cantora faça show gratuito em 2025, mas ainda não houve anúncio oficial

22/12/2024 22h00

Lady Gaga deve se apresentar no Brasil em 2025

Lady Gaga deve se apresentar no Brasil em 2025 Divulgação

Continue Lendo...

Lady Gaga deve se apresentar no Rio em 2025. Apesar de o anúncio oficial ainda não ter sido feito, Rodrigo Castro, subsecretário de eventos e relações institucionais da secretaria de economia criativa do RJ, fez esta afirmação no sábado, 21, sobre esse evento para o ano de 2025 na cidade.

Em vídeo postado em seu perfil de Instagram pessoal, ele falou sobre as expectativas para o ano que vem na área cultural da cidade. Em seguida, citou o investimento de R$ 40 milhões para o carnaval.

E disse: "Depois disso vem Lady Gaga, vem Rio Open, vêm muitos eventos, também, ligados à COP-30. Muita coisa boa para a gente curtir e promover nesse calendário de grandes eventos do Rio de Janeiro".

Horas após a divulgação do vídeo, Castro privou o seu perfil no Instagram, tornando a publicação indisponível. Fãs-clubes da cantora, contudo, já reproduziram o post.

Também no sábado, 21, o subsecretário deu uma entrevista publicada no perfil do Facebook e no Instagram do jornal Meia Hora, em vídeo. Nele, uma repórter pergunta: "Lady Gaga vem aí mesmo?". "Vem, vem aí mesmo. Foi confirmado", respondeu o político.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).