Estreou ontem, na plataforma Sesc Digital, o longa-metragem “Preciosa Ivie”, seleção oficial do Festival de Munique em 2021 e premiado com a láurea de Melhor Atriz Coadjuvante (Lorna Ishema) no German Film Awards 2021.
Ivie é uma jovem afro-alemã que mora em Leipzig e descobre a existência de sua meia-irmã, que a procura para contar da morte do pai, que Ivie nunca conheceu.
A produção foi exibida na abertura da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! 2022, no CineSesc. Com direção de Sarah Blaßkiewitz, “Preciosa Ivie” (2021) fica disponível até o dia 22 de fevereiro. Para assistir, basta acessar gratuitamente, na web, sescsp.org.br/cinemaemcasa.
Até 11 de janeiro, a 23ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, em cartaz na plataforma desde o início de dezembro, com renovação semanal de títulos, apresenta ao público uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre dezembro de 2021 e novembro de 2022.
É a oportunidade de ver ou rever filmes brasileiros recentes e premiados. A mostra acontece em formato híbrido, com sessões presenciais no Cinesesc, em São Paulo (SP), e programação on-line e gratuita.
Entre os destaques da Retrospectiva está o longa “Desterro” (2020), uma coprodução Brasil-Argentina-Portugal dirigida por Maria Clara Escobar.
Confira a sinopse do filme: “Desterro. Descompasso. O que se passa dentro de Laura parece estar sempre em um espaço diferente e em um ritmo distinto daquilo que se espera dela. Desconfortável, Laura decide sair de casa e seguir uma jornada pessoal sem rumo definido. Em um percurso de autodescoberta, ela se depara com situações imprevisíveis e outras histórias de vida que vão reconfigurar suas próprias ideias”.
Outros destaques são “A Mesma Parte de Um Homem” (2021) e “Manhã de Domingo” (2022). No primeiro, com direção de Ana Johan, Renata vive isolada no interior com sua filha adolescente e seu marido, compreendendo o medo como um sentimento comum.
A chegada de um desconhecido, interpretado por Irandhir Santos, desperta nela o desejo por tudo o que estava adormecido.
Dirigido por Bruno Ribeiro, o curta “Manhã de Domingo” apresenta Gabriela, uma jovem pianista que vai se apresentar em seu primeiro grande recital.
No entanto, um sonho com sua falecida mãe desestabiliza a mente e o coração de Gabriela, colocando em risco a sua apresentação. A partir de uma série de encontros ao longo de um dia, Gabriela vai se jogar em uma jornada de reconciliação com suas memórias e sua mãe.
MARCÉLIA CARTAXO
A 23ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro segue com o módulo em homenagem a Marcélia Cartaxo. Mais dois títulos com a atriz paraibana, uma das grandes intérpretes da cinematografia nacional desde os anos 1980.
No longa-metragem “A Praia do Fim do Mundo” (2021), de Petrus Cariry, o avanço do mar desabriga famílias em Ciarema. Alice mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa castigada por ressacas. A filha deseja ir embora, mas Helena quer continuar de frente ao mar, sua casa.
Já o curta “Tempo de Ira” (2003) traz Marcélia na frente e, como diretora, atrás das câmeras. “Após vinte anos da tragédia da outrora grande família Candóia, resta à única filha mulher, Cícera, cuidar de sua mãe enferma, em um ambiente de estio na seca do sertão”, diz a sinopse do filme.
IÑÁRRITU
Na Netflix, uma das estreias mais badaladas é o novo longa-metragem do mexicano Alejandro González Iñárritu, “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades”.
No filme, um renomado jornalista e documentarista volta para casa e passa por uma crise existencial enquanto lida com sua identidade, seus relacionamentos familiares e a loucura de suas memórias.
MISSA DO GALO
Celebrada, possivelmente, pela primeira vez no século 5, pelo Sisto III, a tradicional Missa do Galo mobiliza a audiência cristã da TV aberta, ou muita gente que deixa o televisor ligado para “animar” a ceia, neste sábado, véspera do Natal, a partir das 14h30min (horário MS), 19h30min no horário do Vaticano.
A celebração será presidida pelo Papa Francisco, 266º pontífice a comandar a Igreja Católica, diretamente da Basílica de São Pedro, com mensagens em várias línguas.
CINEMAS
“Harry Potter”, “Crepúsculo”, “Avatar”, “Pantera Negra”. Você provavelmente já ouviu falar nos quatro blockbusters.
Em reprise, caso dos dois primeiros, ou em continuações do longa de estreia, caso dos outros dois, a onda no fim de temporada, nos cinemas, é reciclar sucessos. Consulte horários e valores na programação das salas de shopping center da Capital.
TAMBÉM NO SHOPPING
O Espaço Sesc, do shopping Norte Sul Plaza, terá espetáculos especiais nas vésperas de Natal e Ano-Novo. Amanhã, às 15h, Edu Brincante, em parceria com Gabi Cantante (Gabi Barros), encena “Histórias Mágicas de Natal”, que combina teatro, brincadeiras, cantigas clássicas e “memórias repletas de magia, surpresas e acontecimentos fantásticos”.
Serão apresentadas três histórias com temática natalina: “A Misteriosa Fruta da Ceia de Natal”, “A Lenda do Pinheirinho” e “A Fada dos Brinquedos Abandonados”. Bonecos e adereços ajudam a compor o cenário e outros personagens natalinos, como o temível Grinch e o querido Papai Noel.
No dia 31, também às 15h, o New York Cirkus é quem comanda a diversão. Como é comum na história dos circos itinerantes, a família Perez trabalha unida para levar a arte do circo por Campo Grande, percorrendo bairros da periferia com seu espetáculo.
E no Shopping Bosque dos Ipês, a decoração natalina interativa e a presença do Papai Noel “em carne e osso” dão combustível a muitas famílias na reta final dos festejos pelo nascimento de Jesus Cristo.




