Correio B

Correio B+

Capa B+: Entrevista exclusiva com o ator e integrante do famoso 'Porta dos Fundos' Rafael Saraiva

O também roteirista conversou com o Caderno desta semana e falou sobre sua trajetória. "Fazer parte do Porta dos Fundos é uma aula! Estou o tempo todo aprendendo e tenho estudado como nunca".

Continue lendo...

Rafael Saraiva é um jovem ator e roteirista, e uma promessa no humor de sua geração.

Com apenas 23 anos, ele integra o famoso sucesso 'Porta dos Fundos', e também faz parte do elenco do talk show de Rafael Portugal, o 'Portugal Show', exibido no Multishow. Recentemente, esteve no 'Que História é Essa Porchat?' exibido pelo canal GNT.

Em 2020, durante a pandemia, ele participou do filme Romeu e Julieta, realizado virtualmente com amigos, no papel de Mercúcio. Inquieto, Rafael também resolveu gravar vídeos em casa para o seu Instagram, criando personagens e improvisando o texto.

Depois, na perspectiva de retorno às ruas, elaborou um texto para fazer stand-up, o que não dependeria de cenário, mais atores e teatros abertos.

Nesses últimos três anos, sua vida mudou. Ele usou a pausa forçada fazendo conteúdo para suas redes sociais chegando a 85 mil seguidores. Sua atuação chamou inclusive a atenção de seus colegas de profissão e de outros comediantes e recebeu o convite para integrar o famoso programa de humor 'Porta dos Fundos'.

Ainda na faculdade, Rafael cursa Comunicação - novas mídias e cinema na Puc Rio. Ele tem trabalhado tanto como ator, quanto roteirista.

O ator é também roteirista e co-diretor do programa Na Tela da Glô, no canal de youtube da TV Globo, ao lado de Samuel Valladares, também seu companheiro de palco no espetáculo de improviso “PRESENTES”.

A peça foi um sucesso nas três primeiras temporadas e estará novamente em cartaz, agora  no Teatro Café Pequeno no Leblon.  

Rafael cursou O Tablado durante sete anos. Integrou o elenco de “Paz Sem Rosto”, espetáculo realizado no teatro em 2015. Ele também foi convidado a se apresentar e foi premiado no Festival “Kids on Stage” no Centro Europeu das Artes - Hellerau, na Alemanha.

Em 2022, foi um dos protagonistas da peça “O Cálice”, inspirada no grupo de comédia inglês Monty Phyton dirigida por Cacá Mourthé que também dirigiu as “Camaleão e as Batatas Mágicas” e “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, ambas com o ator no elenco.

No mesmo ano, Rafael protagonizou “Anísio e a Devoradora de Livros”, espetáculo baseado na vida de Anísio Teixeira. No audiovisual, ele atuou na série “A Vida Pela Frente", nos longas-metragens “Ciclo”, “Doidas e Santas”, “Desculpe o Transtorno” e no curta-metragem infantil “Souvernirs de Verão”.

Os vídeos no ator já ultrapassaram a marca de trinta milhões de visualizações na internet, e esta semana Rafael é a Capa exclusiva do Correio B+ e em entrevista ao Caderno fala de ateatro, escolhas, carreira e atuações.

O ator e roteirista Rafael Saraiva 

CE - Você entrou para o Porta dos Fundos esse ano. Como surgiu o convite?
RS -
 O convite surgiu á partir das minhas participações em outros projetos. Já havia feito trabalhos com Ian SBF. Depois, o Antonio Tabet me assistiu no teatro. Foi uma junção de fatores e de projetos que participei até chegar ao "Porta dos Fundos".

CE - Como é contracenar com seus ídolos no humor?
RS - 
É uma aula! Estou o tempo todo aprendendo. Tenho estudado como nunca, até porque para estar no nível deles tenho que apresentar algo melhor que o meu melhor sempre!

CE - Você também está no elenco do "Portugal Show". Humor é o que você mais gosta de fazer?
RS -
 Sem dúvida! Adoro a leveza da comédia. É a forma que encaro a vida e, naturalmente, a forma que me expresso na arte.

CE - Você participou, dentre outras produções, de “A Vida Pela Frente”, do Globoplay, “Vai Na Fé”, exibida na Globo, já fez “O Ciclo”, de Ian SBF no cinema, e do Porta dos Fundos (internet ). Tem uma preferência de plataforma para atuar?
RS -
 Gosto de todos. Acho que o artista tem que estar em todas as plataformas porque assim está em contato com mais pessoas e diferentes perfis também.

Rafael Saraiva - Foto: Divulgação

CE - Conta essa história de chegar a 85 mil seguidores no Instagram antes da pandemia, e hoje é conhecido por desenvolver vídeos para internet que já ultrapassaram a marca de trinta milhões de visualizações. Como isso aconteceu?
RS - A pandemia paralisou tudo, fiquei muito angustiado com isso. Não era alguém ligado em rede social. Entretanto, passou a ser necessário, já que era minha única forma de estar em contato com os outros.

CE - Você ainda faz stand-up? Como surgiu stand-up na sua vida?
RS -
 Não faço mais, inclusive quero voltar. O stand- up surgiu pela necessidade que eu tinha de estar diante de um público sozinho; acho um exercício de coragem muito importante. Foi bem relevante pra mim.

CE - Você também é roteirista. Fale um pouco sobre essa paixão pela escrita. Pretende conciliar com a carreira de ator?
RS -
 Pretendo em algum momento sim, por enquanto tenho escrito apenas para projetos meus, mas tenho vontade de estar em salas de roteiro, construir histórias e de repente até escrever uma peça.

CE - Você acabou de fazer 23 anos e tem 12 anos de teatro. Como foi o início? 
RS -
 Eu era uma peste na escola. Foi quase uma demanda do colégio entrar no teatro para canalizar a minha energia. Como minha mãe também é do teatro, foi perfeito. Entrei para o Tablado e construí tudo lá. Foi o lugar que me descobri em todas as esferas da vida.

GNT - Histórias do Porchat - Foto: Divulgação

CE - Você lida com improviso há mais de 10 anos. Já atuou em três temporadas de sucesso da peça “Presentes”, que restreia no dia  8 de dezembro, e é toda improvisada á partir de perguntas em que a platéia interage. Conta um pouco pra gente?
RS - Eu amo o improviso. A gente vive de improviso, por isso, estou amando essa experiência. Além disso, adoro o risco de estar na frente de uma plateia sem nada, isso me estimula.

CE - Você já tem uma trajetória apesar de muito jovem, e trabalhos importantes no seu currículo. Alguma dica para quem está começando?
RS -
 Coragem! Não deixa o medo te paralisar, porque vão te julgar sempre, mas melhor te julgarem por algo que você acredita de verdade.

CE - Você tem algum ritual antes de entrar em cena, seja no teatro ou para gravar?
RS -
Tenhoa! Rezo e peço benção para Deus, sempre.

CE - Você acha que com humor tudo pode ser dito?
RS - 
Acho que tudo pode ser debatido, mas com responsabilidade, bom senso e nos limites da justiça.

Saraiva é integrante do Portas dos Fundos - Foto: Divulgação

 

ARTES VISUAIS

"Inspiratório"

Raique Moura repassa 13 anos de trajetória em projeto contemplado pelo FIC envolvendo livro que apresenta 100 obras, exposição virtual, e-book pocket, oficinas e curta-metragem; primeira tiragem da publicação tem 1.000 exemplares

05/12/2024 10h00

Com diagramação do designer Filipe Costa, indicado ao Grammy, catálogo traz as diferenças fases do artista

Com diagramação do designer Filipe Costa, indicado ao Grammy, catálogo traz as diferenças fases do artista Foto: Divulgação/Gleison Nascimento

Continue Lendo...

Você já folheou um livro com fotos de obras de arte e, tempos depois, encontrou uma das obras em uma galeria ou um museu, criando uma memória afetiva dentro de si entre o passado e o presente? Agora, imagine essa experiência ao inverso: as telas de um artista ganhando vida nas páginas de um livro.

É assim que nasce “Inspiratório”, o projeto multifacetado do artista visual sul-mato-grossense Raique Moura, que será lançado neste sábado (7), às 17h, no espaço Como Se LLama, em Dourados.

Em Campo Grande, o lançamento está agendado para o dia 19 (quinta-feira), na Casa de Cultura (Quartel da Afonso Pena), a partir das 18h. “Inspiratório” é mais do que um livro, é uma experiência visual que transcende o impresso.

Isso porque, além da parte material, o projeto engloba oficinas de desenho, um website com exposição virtual das obras, uma versão mais curta do livro, ao estilo e-book pocket, gratuito para download, e ainda um curta documental sobre o processo criativo.

“A ideia é ampliar o alcance do projeto. Queremos que ele chegue a públicos diversos, desde escolas até entusiastas de arte em todo o País. O site, por exemplo, vai abrigar uma galeria virtual e oferecer um acesso mais democrático ao nosso conteúdo”, afirma Raique Moura, de 31 anos, que nasceu em Aparecida do Taboado e é radicado em Dourados.

O livro é um mergulho de fôlego nas diferentes fases dos 13 anos de carreira de Raique, reunindo mais de 100 obras em um trabalho cuidadosamente selecionado. Com 120 páginas, a obra contou com o trabalho curatorial de Vinícius de Souza e Gil Esper e a diagramação do designer Filipe Costa, do Estúdio Lampejo (MG). Ao lado de Mateus Sá, o designer mineiro assina a arte de capa – indicada em 2013 ao Grammy Latino – do álbum “Abaporu”, de sua conterrânea Laura Lopes

“Convidamos o Filipe não só como diagramador, mas como um multiartista. A visão dele sobre arte e estruturação de projetos como o nosso foi essencial, porque trouxe um olhar contemporâneo, alinhando o visual e o conceitual de uma forma única. Já o Vinícius ajudou a conectar as diferentes linguagens e técnicas das obras, criando um diálogo potente entre elas”, destaca Raique.

SITE E OFICINA

Com o financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), do governo do Estado, foi possível viabilizar todo o projeto, com destaque para a impressão de 1.000 exemplares do livro, dos quais 600 serão distribuídos gratuitamente em escolas, universidades, bibliotecas e instituições culturais. 

“Queremos que as pessoas vejam o livro como uma galeria portátil, algo que leve a arte para além de Mato Grosso do Sul, alcançando novos olhares e perspectivas”, diz o artista.

Além dos lançamentos, fazem parte do cronograma oficinas de desenho em Dourados e em Campo Grande, e, em um futuro próximo, a exibição de documentário em curta-metragem inédito e a disponibilização do site. 

O conteúdo é voltado ao público em geral, com foco em crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em desenho e ilustração, com datas e locais que ainda serão divulgados.

“As oficinas são contrapartidas importantes. É uma forma de devolver para a comunidade o que foi investido por meio do edital e de criar novos apreciadores e produtores de arte”, frisa Raique. Além desse combo, a agenda de trabalhos já desponta por novos horizontes. 

Recentemente, Raique participou da Feira de Arte Motim, no Museu Nacional da República, em Brasília (DF), para um pré-lançamento.

“Foi emocionante ver as reações das pessoas, amigos e artistas que admiro tanto. Esse livro é muito mais do que uma publicação, é uma reconexão comigo mesmo e com meu trabalho. Espero que ele toque as pessoas da mesma forma que tem me atravessado”, reflete Raique.

“O projeto contou com o apoio de profissionais incríveis, como o meu companheiro, Gil Esper, ele que veio como diretor criativo e desempenhou um papel essencial na curadoria e na execução do projeto. É muito importante dar visibilidade à equipe incrível que esteve comigo em cada etapa”, sublinha o artista.

Raique deseja que “Inspiratório” seja recebido como uma “celebração da arte contemporânea e do potencial de democratizar o acesso às artes visuais”, prometendo ao público “uma oportunidade única de viver a arte de forma múltipla e inspiradora”. O Instagram do artista é @raiquemoura.

Serviço - Lançamento do livro de Raique Moura – Projeto “Inspiratório”

Em Dourados: neste sábado, dia 7, às 17h, no espaço Como Se LLama, que fica na Av. Presidente Vargas, nº 942, centro da cidade.

Em Campo Grande: no dia 19 (quinta-feira), às 18h, na Casa de Cultura, situada na Avenida Afonso Pena, 
nº 2.270, centro da cidade.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (5/12)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

05/12/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A energia astral está em movimento! Este é um bom momento para expandir ideias e dar passos importantes. Descubra o que o universo reserva para você e tome as melhores decisões.

Áries

É, hoje não é um dia de muita gratiluz. Algumas raivas reprimidas podem minar suas emoções, principalmente em relação a experiências com autoritarismo ou figuras de autoridade, no qual ambas deixaram um ar de cerceamento da sua liberdade de pensar e agir. Pense numa forma estratégica de impor limites ao que te oprime.

Touro

As emoções podem estar um pouco à flor da pele hoje. Assuntos relacionados à sua imagem pública ou à sua carreira profissional podem vir à tona, trazendo uma necessidade de mudança, uma foice em raízes podres. Suas bases precisam estar bem estruturadas diante de situações envolvendo ego ferido ou submissão a abuso de poder de alguma autoridade. Seja estratégico, repense padrões familiares.

Gêmeos

Seu conhecimento e certas viagens serão testados hoje, seja por uma autocobrança, seja pelo outro. Isto vai ser importante para desapegar de bagagens, conceitos que não têm mais serventia. Não se diminua. Romper com formas de se pensar o mundo, hoje, podem vir com alguma situação insustentável, e se eu fosse você, eu agradeceria ao invés de lamentar. Você é bom em desapegos! 

Câncer

Canceriano, hoje é um dia de se interiorizar. Se calar mais, para se escutar mais ainda. Tem fim de ciclo chegando que você mesmo vai querer fazer, por reconhecer situações insustentáveis. Pode ser com suas dívidas, a administração dos recursos do outro, a intimidade ou o sexo com alguém que não lhe valoriza. Não resista por medo de perder.

Leão

Como você quer se autocentrar na sua vida, mantendo relações que não te exaltam? Hoje é um dia para você repensar términos ou mudanças bruscas em algo que não está funcionando do jeito que está. É uma relação? Vai precisar conversar sobre. É um emprego? Vai precisar confiar mais no seu taco ou que é possível um novo futuro para você! O desapego não é fácil, mas saia de uma mente rígida.

Virgem

Hoje o dia pode te deixar um pouco ansioso, mas o caos vai estar mais na sua cabeça do que no exterior. Você vai precisar encarar algumas mudanças no seu ambiente de trabalho, doméstico ou rotina, de modo que suas emoções podem ficar um pouco mexidas. Sabendo disto, seja racional e encare mais como um potencial de transformação para uma melhoria do que algo contra você. Cuidado com o Ego.

Libra

Você está acostumada(o) a boas negociações no campo das relações sociais, no entanto, hoje há um expurgo do que realmente você deseja e das transformações radicais que precisa fazer na sua identidade, nem que isso implique um abandono da persona que você criou para ser admirada, cuidada. Vai perceber que só vamos para o futuro quando perdemos a necessidade de validação alheia.

Escorpião

Revelações em relação a tabus ou padrões familiares ocorrerão hoje, nas quais você vai observar o quanto destes constituíram a sua identidade. Ações da instância profissional irão cutucar um ego ferido seu, trazendo até uma necessidade de vingança. Mas o objetivo deste incômodo é evidenciar que corte você precisa fazer em suas raízes. Assuma as rédeas da sua vida e deixe de se vitimizar. 

Sagitário

A volta dos que não foram. Para quebrar o gelo sagitário, hoje temos memórias dando um \"olá\", revelando temáticas inconscientes que você precisa romper. Talvez se posicionar diante de, ou devido a figuras masculinas: pai, tios, irmãos, primos, vizinhança. Ressentir é protetivo, mas não tomar as rédeas da sua própria verdade é se vitimizar diante da vida.

Capricórnio

Suas emoções estarão mexidas devido a alguma ausência de nutrição emocional. Seja vindo da sua mãe, seja de qualquer outro seio... Você ponderará o reflexo disto na sua capacidade de gerar valor, seja ele tangível ou intangível. O medo de se posicionar na vida pode trazer uma sensação de pequenez, mas talvez seja daí que você precise recomeçar, rompendo com temáticas de controle e poder.

Aquário

Colocar as emoções em prioridade, para um ser que costuma racionalizar a vida, pode ser um desafio. Hoje é um dia de olhar para o passado e senti-lo para construir o futuro. Você sabe que precisa passar por uma transformação radical na sua personalidade, e este nível de desapego só será possível quando você se prioriza em detrimento do outro - e aqui não estou falando de egocentrismo, ok?

Peixes

Seus sonhos hoje podem ter te revelado algo, se não, preste atenção em como seu inconsciente irá se manifestar ao longo do dia, já que não consegue racionalizar o porquê de cada emoção turbulenta em seu interior. Para compensar esta pequena crise de identidade, seu ego pode bancar no seu trabalho, rotina ou saúde uma perfeição exagerada. Repense os aplausos, é a dica do dia.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Hoje é um ótimo dia para ser ágil e prático no que tange às suas necessidades básicas. Para que você tenha segurança emocional, as estruturas à sua volta precisam estar bem alicerçadas, então tudo que não estiver, sua mão na massa vai ser a chave de ouro. Você vai acelerar as tarefas do seu trabalho, principalmente revisando-as e mudando para uma posterior entrega de qualidade. Se joga! Uma dose de realidade a respeito do que você quer construir na sua vida vai ser o gás ideal para você trabalhar duro para fazer acontecer. Questões com finanças e autoestima serão elementos em fusão. O otimismo nesta semana de fato está bem questionável, e provavelmente por isso estará encarando as coisas como são. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).