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Capa B+: Entrevista exclusiva com o ator Mateus Solano

Ele encena seu primeiro monólogo: 'O Figurante'

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Com 44 anos (feitos dia 20 de março) e mais de 20 de carreira, Mateus Solano está encenando seu primeiro monólogo. Trata-se de 'O Figurante', com texto assinado por ele em parceria com Isabel Teixeira e Miguel Thiré. A obra, dirigida por Miguel, fica em cartaz no Teatro Renaissance, em SP, até maio – depois de uma temporada no Rio e apresentações por cidades como: Minas Gerais, Porto Alegre, Brasília e Riberirão Preto.

Mateus se consagrou ao viver o personagem Félix em "Amor à Vida", em 2013, onde protagonizou a primeira cena de beijo homoafetivo da TV brasileira. Seu último trabalho em novelas foi no elenco do remake de “Elas por Elas” na pele de Jonas. 

Em seu currículo na TV ainda constam a série "Maysa" e novelas, como "Viver a Vida", "Morde e Assopra", “Liberdade, Liberdade”, o remake de "Gabriela", “Pega Pega” e “Quanto mais Vida Melhor”.

O ator também integrou o elenco das seis temporadas da “Nova Escolinha do Professor Raimundo”, interpretando o emblemático Zé Bonitinho. E, em 2023, foi um dos jurados da terceira temporada do “The Masked Singer”. Todos na TV Globo.

No cinema, o artista atuou nos longas “Linha de Passe”, “Novela das Oito”, “Confia Em Mim”, “O Menino do Espelho”, "Em nome da Lei", “Talvez uma História de Amor” e “A Turma da Mônica Jovem”, onde interpreta o Louco. Seu último trabalho foi o filme “Durocher”, sobre a primeira parteira mulher do Brasil, lançado em novembro de 2024.  

Já nos palcos, esteve em vários projetos como o sucesso “Selfie”, ao lado de Miguel Thiré, que rodou o palcos de 2016 a 2018 e teve até temporadas nos palcos de Miami e Lisboa. Em 2019, estreou a nova montagem de “Irma Vap”, ao lado de Luis Miranda, com direção de Jorge Farjalla. O espetáculo foi retomado em 2021, após a pandemia, e rodou o Brasil até o fim de 2022 sempre com teatros lotados. 

Paralela à carreira artística, Mateus Solano ainda vem se destacando como ativista ambiental, sendo defensor Mares Limpos da ONU.

Solano é Capa exclusiva do Correio B+ pela segunda vez, sendo a primeira quando o Caderno fez 1 ano, e agora em novo momento retorna conosco em Capa dupla falando sobre seu primeiro monólogo e outros projetos.

O ator Mateus Solano é a Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Ricardo Penna - Diagramação: Denis Felipe - Por Flávia Viana

CE - Mateus, você está em cartaz em SP com seu primeiro monólogo “O Figurante”. Como tem sido essa experiência de atuar sozinho? Aliás, por que optou somente agora em fazer um projeto solo? 
MS -
 Tem sido tão desafiadora quanto enriquecedora. Estar sozinho em cena me faz não ter como fugir de mim mesmo, das minhas falhas e limitações.

Portanto me sinto muito curioso e atento em cena. E tenho aprendido muito com o estar só. Acho, inclusive, que eu não poderia ter me atirado num monólogo antes porque precisei de toda a minha experiência pregressa pra poder ter a coragem de me lançar na solidão do palco.

CE - E como é um ator interpretar outro ator?
MS - 
É muito interessante trazer o universo da gravação de uma novela pra dentro do teatro e interpretar um figurante que é parte dessa engrenagem audiovisual. Mas a peça vem discutir que somos todos atores, somos todos figurantes, todos temos que inventar personagens para sobreviver em sociedade. E aí, qual é o personagem que sobra pra nós mesmos?

CE - Além de atuar, você também participou da criação do texto do espetáculo. Onde buscou inspiração pra criar esse projeto? E já pensa em novos textos?
MS - 
O processo utilizado para construir o texto foi justamente o de buscar, através de improvisações e fluxos narrativos vindos do meu inconsciente, aquilo que eu queria dizer e, posteriormente, como aquilo ia ser dito em cena. Um processo muito interessante que veio da Isabel Teixeira e que eu pretendo, sim, usar para próximas montagens sozinho em cena ou não.

CE - “O figurante” tem Miguel Thiré como diretor e como um dos autores. E essa é a quarta vez que vocês trabalham juntos. Fale um pouco dessa parceria na arte e na vida.
MS -
 Conheço o Miguel desde a década de 1990, portanto do milênio passado. Resolvemos começar uma pesquisa juntos, que já se desdobrou em pelo menos três espetáculos, praticando o que ele chama de teatro essencial - onde usamos apenas o nosso corpo e a nossa voz para desenhar tudo o que acontece em cena.

Portanto, sem cenários ou figurinos para diferenciar os lugares e os personagens. É a minha maior parceria no teatro e tem sido muito bacana desenvolver essa linguagem juntos. Quem vai assistir “O figurante” descobre um Mateus Solano muito diferente daquele que se vê na televisão: um ator que usa o corpo todo e que desenha ação no espaço.

CE - A peça faz refletir sobre o controle da própria vida, sobre ser figurante ou protagonista da própria história. Como tem sido o retorno das pessoas para com o projeto?
MS - 
O retorno tem sido maravilhoso! Pessoas riem, pessoas choram, pessoas refletem..A peça de alguma forma atira para vários lados pois usa da comédia pra falar de coisa séria, usa do corpo para desenhar cenários realistas, usa da imaginação do espectador pra espelhar a sua própria vida e a sua própria invisibilidade diante de si mesmo.

Tenho ficado muito feliz que um projeto tão pessoal, que saltou do meu inconsciente para o palco, esteja tendo tanta empatia diante do público. Afinal, quem nunca se sentiu automatizado vivendo uma vida que, aparentemente, foi escrita para outra pessoa. Viver.

O ator Mateus Solano é a Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Ale Catan - Diagramação: Denis Felipe - Por Flávia Viana

CE - Impossível falar com Mateus Solano e não comentar sobre Félix e sua importância para representatividade na teledramaturgia. Passados 12 anos da exibição de “Amor à vida” como você avalia a presença de personagens homossexuais na TV? E segue recebendo feedbacks do público que teve a vida impactada por Félix?
MS -
 Não poderia avaliar a questão dos personagens homoafetivos nas novelas, mas sinto que há uma preocupação cada vez maior com a diversidade e a representatividade LGBTQIAP+ na nas telas, o que é muito bom.

E sim, de vez em quando recebo abraço mais apertado e emocionado de alguém que me diz: “Eu preciso dizer  uma coisa pra você”... Ao que eu respondo: “Não precisa dizer nada. Já entendi”. É muito especial fazer parte de lugar tão íntimo e revolucionário dentro de tanta gente.

CE - Atualmente, inclusive, estamos vendo a reprise de “Viver a vida” no Viva, em que você interpreta gêmeos. Mateus Solano se assiste? É muito autocrítico?
MS - 
Não assisti essa reprise de “Viver a vida” e me arrependo um pouco, mas em algum momento vou pegar para maratonar.  Sempre fui muito autocrítico, mas também sempre fui meu maior fã. Eu sei quando estou fazendo o melhor que posso e vibro com isso.

CE - Há algum tempo você tem levantado publicamente a questão dos direitos autorais dos artistas por conta das reprises de novelas/séries. Em que pé está essa “batalha”? 
MS -
 A batalha está só começando. Estamos vendo pipocar por aí atores e atrizes insatisfeitos com os novos contratos que não acompanham a multiplicação de formas que inventaram de explorar o nosso trabalho. A Lei dos Direitos Conexos precisa existir para proteger o artista.

Ponto. Como diria Cacilda Becker: “Não me peça de graça a única coisa que eu tenho para vender”. Enquanto estiverem ganhando dinheiro através da nossa imagem e do nosso trabalho que nós recebamos uma fatia justa desse bolo.

Ao lado do ator Thiago Fragoso como Félix - Divulgação TV Globo

CE - Mateus, além de estar bastante ativo na luta pelos direitos dos atores, é um defensor engajado do meio ambiente. Acha que as pessoas já entenderam a importância de preservar a natureza? Como você tem observado o interesse das pessoas sobre esse tema urgente?
MS -
 Vivemos absolutamente cegos, surdos e mudos quanto a essa questão, esperando que governos e empresas nos obriguem a sermos diferentes enquanto consumidores. Isso cria um ciclo vicioso porque as empresas não têm o menor interesse em mudar.

E nós fomos ensinados a sermos consumidores e não cidadãos que lutam pela melhoria de sua sociedade. Portanto é uma bola de neve muito perigosa a que estamos vivendo. A minha única esperança é que o ser humano acaba dando jeito quando a corda está no pescoço.

O problema é que, na seara ambiental, estar com a corda no pescoço, é já não ter muito ar pra respirar nem água pra beber. E aí eu já considero tarde demais. A minha solução é fazer a minha parte e tentar fazê-la reverberar para as pessoas à minha volta e os meus seguidores, de forma que mais e mais pessoas sigam o meu exemplo, ao invés de apenas bater palmas.

CE - Além de “O figurante”, onde mais poderemos ver Mateus Solano atuando em breve?
MS - 
Por enquanto, muito “O figurante” pelo Brasil e pelo mundo, mas já estou pensando em novos projetos teatrais. Na TV, ainda é mistério. Mas estou realmente muito feliz e realizado de poder levar o público que me assiste na TV para ver teatro e aplaudir essa parte tão importante da cultura brasileira. Que mais e mais pessoas possam assistir “O figurante”, esse trabalho de que eu me orgulho tanto.

IGREJA DE SÃO BENEDITO

Restauração da igreja da Comunidade Quilombola Tia Eva começa em janeiro

Com orçamento de R$ 2,2 milhões, obras começam no dia 13 de janeiro e também envolvem a requalificação do entorno; tombada como patrimônio histórico municipal e estadual, construção de 1919 será reconhecida como patrimônio cultural brasileiro

18/12/2025 10h00

A intenção é de que a empresa executora (Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda.) priorize as intervenções para

A intenção é de que a empresa executora (Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda.) priorize as intervenções para "uma possível inauguração" da igreja até o período das festividades da Tia Eva, em novembro de 2026 Foto: Divulgação/Ricardo Gomes

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Em uma reunião realizada no fim de tarde de terça-feira, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) apresentou à Comunidade Quilombola Tia Eva o projeto de restauro da Igreja de São Benedito e de requalificação do entorno. O evento contou com a presença de representantes da comunidade e do poder público municipal e estadual.

A obra será executada pela empresa Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda., vencedora da Concorrência Eletrônica nº 030/2025-DLO, homologada em 14 de outubro de 2025.

O contrato está estimado em R$ 2.213.000,00, e o prazo de execução é de 540 dias, a partir da ordem de início dos serviços, ou seja, o começo das obras ficou estabelecido para o dia 13 de janeiro de 2026.

Adanilto Faustino de Souza Júnior, gerente de projetos e orçamento da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), afirma que a intenção é de que a empresa executora priorize as intervenções na igreja para que até o período das festividades da Tia Eva, em novembro de 2026, o restauro tenha avançado e posso ocorrer “até uma possível inauguração” somente da igreja. “O restante segue o prazo de um ano e meio previsto”, afirma Adanilto.

O projeto foi contratado pela Prefeitura de Campo de Grande e, após uma pesquisa realizada junto à comunidade, foi doado ao governo para a execução. Adanilto explica que o foco principal é o restauro da Igreja de São Benedito, que se localiza no coração da Comunidade Tia Eva.

“Vai ser feito o restauro das portas, janelas, estruturas de madeira, que ainda são originais, um reforço do telhado, porque hoje ele e a estrutura estão cedendo, vai ser feito o reforço estrutural de toda a fachada, que está colapsando – ela tem uma fissura centralizada –, e o reparo, a pintura e a requalificação de todo o ambiente. Pisos, pinturas. Os altares vão ser feitos. Tem a parte de mobiliário e tem a parte de restauro de imagens”, especifica o gerente da Agesul.

ENTORNO

Também vai ser requalificado todo o entorno da igreja. “No entorno direto, vai ser feita a demolição de todas as construções existentes, são construções posteriores à igreja, então, não são considerados itens que devem ser restaurados, e vai ser construída uma praça no entorno imediato, com a recolocação do busto da Tia Eva, que hoje fica na frente da igreja. Vai ter o restauro do busto e a recolocação num local de mais destaque. O cruzeiro vai ser restaurado e colocado num ponto principal da praça”, prossegue Adanilto.

“Será feito um projeto urbanístico para a requalificação da área. Para que a comunidade venha mais para o entorno da igreja. Vai ser construída uma área para visitantes, turistas e educacional, onde hoje é a churrasqueira, que vai ser demolida. E o salão também vai sofrer uma grande intervenção. Vai ser reformado para ter capacidade, melhoria de banheiros, de palco. Vai ser construída uma cozinha, melhoria no bar e uma adaptação para atender acessibilidade e questões de incêndio e pânico, para que fique dentro das normas vigentes”, diz.

SÍMBOLO MÁXIMO

O presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Ronaldo Jefferson da Silva, afirmou que a igreja é um símbolo máximo da comunidade, “então, com o restauro da igreja e seu entorno, você traz novamente a memória de Tia Eva. Porque você tem a igreja hoje como símbolo da comunidade, e aí, é uma igreja que foi construída por Tia Eva, que deixou seu legado, sua história, e nós descendentes temos que manter viva essa memória de Tia Eva”.

PATRIMÔNIO BRASILEIRO

João Henrique dos Santos, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso do Sul, informa que logo a igreja vai ser um patrimônio reconhecido também pelo Iphan, como patrimônio cultural brasileiro.

“É um momento realmente ímpar e acho que é um momento de festa e de consagração da Comunidade Tia Eva”, diz João Henrique, um dos autores do projeto de restauro. A igreja já é tombada como patrimônio histórico municipal (1996) e estadual (1998/2022).

“Acho que a Comunidade Tia Eva merece o reconhecimento por meio de um projeto arquitetônico de restauração da igreja, da restauração desse patrimônio cultural nosso, de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul, e que, em pouquíssimo tempo, a gente vai ter esse patrimônio reconhecido também pelo Iphan, enquanto um patrimônio cultural brasileiro. Então, eu acho que esse lançamento dessa obra é um coroamento de um trabalho árduo, tanto do Município quanto do governo de MS e também agora com a presença do Iphan”, diz.

“Ganha a comunidade, ganha a história de Campo Grande, ganha a nossa memória, nossa identidade, ganha a cidade, ganha Mato Grosso do Sul. Porque, para além desse espaço ser devolvido para a população, o entorno também vai poder curtir esse espaço, a gente vai ter aqui praça, vai estar reformado e apto para receber os eventos da comunidade, a festa de São Benedito [maio]. Vai ter um lugar para falar que ‘pronto, agora eu tenho um lugar equipado, um lugar adequado para essa festividade’. Acho que o patrimônio cultural brasileiro hoje sai mais forte com esse lançamento da obra”, celebra o superintendente.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, a reunião representou um momento muito importante de apresentar, em uma prestação de contas, e ouvir a comunidade sobre o projeto que foi feito para o restauro desse prédio, “que é muito importante para a história de Campo Grande, para a história de Mato Grosso do Sul e, principalmente, para essa comunidade”.

“Tia Eva tem uma importância histórica, um símbolo de resistência, um símbolo de apoio às comunidades quilombolas, e é uma das fundadoras de Campo Grande, uma das primeiras moradoras. Eu acho que isso aqui é emblemático para Mato Grosso do Sul, para Campo Grande, é muito importante a gente apresentar para a comunidade, cumprindo uma etapa importante de preservação desse patrimônio histórico”, reforça o secretário.

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Diálogo

Estaria havendo "ruídos" entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (18)

18/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

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Margaret Thatcher - política britânica

Não existe dinheiro público. Existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.

Felpuda

Estaria havendo “ruídos” entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para acompanhar e cobrar providências voltadas ao aprimoramento da regulação de acesso aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de urgência e emergência da Capital e da macrorregião Centro. O procedimento decorre de manifestações do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Este último órgão alertou para potenciais impactos negativos da centralização e que não estaria havendo, segundo documentação, integração efetiva entre Município e Estado.

Mais um

Nos meios políticos, há quem não descarte a possibilidade real do surgimento de um pré-candidato ao governo que possa aglutinar o grupo da direita considerado extremamente conservador.

Mais

Fala-se, inclusive, que essa turma estaria conversando e que o nome para encarar a empreitada seria o do deputado federal Marcos Pollon, que estaria pronto para desembarcar do PL, porque o partido fechou as portas para candidatura própria.

Diálogo

A jornalista Maria Cândida foi a mestre de cerimônia do Araruna Fest, no dia 11, que recebeu, entre outras atrações, Lobão Power Trio. Na foto, Maria e os artistas Willian Paiva, Guto Passos, Lobão e o empresário Patrick Gontier, da 93 Produções. O evento foi realizado no Bosqueexpo e sua segunda edição acontecerá em maio de 2026, com a participação de Frejat.

DiálogoEstener Ananias de Carvalho e Renata dos Santos Araújo de Carvalho

 

DiálogoAnderson Varejão, Luiz Fruet e Aylton Tesch

Dupla

O fim do ano chega com dois nomes colocados como futuros candidatos ao governo do Estado. No caso, Eduardo Riedel (PP), que tentará a reeleição, e Fábio Trad (PT). Até o momento, não há outro nome posto que realmente possa conseguir entrar em campo com partido que tenha força política e estrutura. A direita e a esquerda, portanto, estariam representadas. Resta saber o que vem por aí.

Retroativo

O Senado aprovou na terça-feira projeto que autoriza os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem para servidores, retroativamente, direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de Covid-19. A proposta foi aprovada com 62 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções e agora segue para sanção presidencial. O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente.

Para todos

Os pagamentos são referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 e conte com orçamento disponível. Antes da votação, o projeto sofreu alteração: a expressão “a servidores públicos” foi trocada por “ao quadro de pessoal”. Assim, a mudança valerá para os servidores públicos efetivos e para os empregados públicos contratados por CLT.

ANIVERSARIANTES

Alexandre Augusto Brandes, 
Marina Mazzini Thomaz,
Rubião Silva Ferraz,
Renata Potrich Dolzan,
David Souza,
Dirceu Roveda Deboni,
Dr. Paulo de Tarso Rosa Delfini,
Antônio Koester,
Neusa Maria de Almeida Correia,
Daniela Lopes,
Tânia Maria Lima Miguel,
José Antonio Soares,
Moises da Silva Pereira,
Cleuvanir Barbosa de Lima,
Sônia Maria Penrabel Galhardo,
Elídio Morales,
Elisabete Garcia Gomes,
Leila Cristina Sabino Pinho, 
Marcelo dos Santos Felipe,
Alderi Dal Lago,
Maria Ângela Correia Lúcio,
Viviane aparecida Lino de Almeida,
Maria Cândida Vieira Praxedes,
Lucy Chinzarian,  
Dra. Maria Isabel Dutra,
José Ferreira do Nascimento,
Bernardino Lopes,
Edna Batista de Carvalho da Silva,
Môrgana Gaspar do Valle,
Célia Sanches Nunes,
Aurea Cecília Villarinhos,
Wilian de Siqueira,
Régia Jussara Fagundes,
Amanda Rui Maia,
Laucídio Valdez de Barros,
Janete Isabel Galand de Bazan,
Cooracy Galdino,
Helbert Basso,
Edson Antunes,
Adalberto Ledesma dos Santos,
Thiago Vinicius Domingues,
Eloi de Lima,
Carlos Alexandrino de Arruda,
Tatiana Seda,
Zenaíde de Lemos Barroso,
Reinaldo Camacho Braga,
Dr. Clério Pereira Ferreira,  
Paulo Tadeu Klidzio,  
Antonio Cezar Naglis,
Tiago Castriani Quirino,
Maria Elipia Ferreira dos Santos,
Zuleika Freitas de Oliveira,
Renata de Oliveira Costa,  
Jeane Gleice Camargo Barros, 
Cleusa Benevides Gonçalves,
Zita Olinda Verçoza de Matos,
Cristiane Lopes mMiranda,
Alaide de Castro,
Carlos Frederico de Souza Baís,
Flávio Pedra,
José Gonçalves de Lima,
Hilde Brandão Souza Barbosa,
Elena Alves dos Santos,
Cristiane Borges Netto Medeiros,
Regina de Souza Vasco,
Odive Soares da Silva,
Karina Gindri Soligo Fortini,
Flávia Correia Lima,
Edson Gonçalves de Aguiar,
Carlos Maurício Corrêa da Costa, 
José Carlos Crisostomo Ribeiro,
Flávio Antonio de Almeida,
Gisele Camargo de Oliveira,
Rosilene Rosa Valota,  
Joaquim Guimarães Honorio, 
Daisson Saraiva,
Hilton Pereira Vargas,
Joanice Vieira Ramos,
Adenalcides Azevedo Silva,
Lindamir Fernandes Santos Ávila,
Ângela Maria de Jesus Gonzaga,
Josiley Costa de Oliveira Silva,
Ana Lúcia Pietramale Ebling,
Hilário Antonio Dalbosco,
Rosilda Ribeiro Rodrigues,
Anazuia Guedes Sá Earp,  
Clóvis Sylvestre Sant´ana,
Antonio Cavalheiro Ocampos, 
Eduardo de Oliveira Mendes, 
Thaysa Cervantes Ennes,
Michelle Melo de Melo,
Valfrido Pereira do Prado,
João Nelson Lyrio Filho,  
Sirlena Aquino de Oliveira,
Roberto Tognoli Alves da Silva,
Eleonor Carvalho Lossio,
Higor Thiago Pereira Mendes,
Rubens Dario Ferreira Lobo Junior,
Tobias Jacob Feitosa Gomes,
Wilton Cordeiro Guedes,
Ivan Corrêa Leite,
Jair Augusto de Almeida Lara,
Leila Benites Ricardo,
Jean Rodrigues Andrade, 
Maria Clara Machado Almeida, 
Lúcio Mauro Menezes, 
Carlos Henrique Torres Mendes, 
Carolina de Oliveira Barbosa, 
Amanda de Souza Miranda, 
Rosa Helena Lima Gonçalves, 
Telma Barros Costa, 
Luiz Claudio Ramos da Silva.

*Colaborou Tatyane Gameiro

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