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Cinema B+: Diferenças entre livro e série: House of the Dragon

Vale revisar alguns detalhes importantes que a série 'mudou' entre livro e TV. Algumas dessas mudanças foram significativas e interferem no que, em tese, já estava canônico para os fãs.

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Há poucos meses da estreia da segunda temporada de House of the Dragon, vale revisar alguns detalhes importantes que a série ‘mudou’ entre livro e TV. Algumas dessas mudanças foram significativas e interferem no que, em tese, já estava canônico para os fãs.

O período da Guerra Civil entre os Targaryens – A Dança dos Dragões – é um dos mais sangrentos e interessantes do livro Fogo e Sangue, cuja conclusão é trágica: vários Targaryens morrem (incluindo Rhaenyra) e os dragões são extintos.

Em tese, não há como mudar, por exemplo, o destino trágico de Rhaenyra (que Joffrey celebra em Game of Thrones), mas, como a série inverteu alguns detalhes importantes até isso pode ser temido.

O receio não é infundado (vamos ressaltar em seguida), mas, em geral, o que House of the Dragon fez foi apresentar mais elementos para o que era inconclusivo no livro, com o foco de nos dividir na torcida entre Verdes e Pretos. Teremos que escolher um lado, como avisam. Nada melhor do que olhar algumas das mudanças mais significativas da série.

1- A ligação entre Alicent Hightower e Rhaenyra Targaryen

A principal alteração entre livro e série inclui aproximar as inimidas Alicent Hightower e Rhaenyra Targaryen, em idade e relacionamento. A mudança aumenta o drama entre as duas, claro, mas também reduz o nó da questão que é o ódio mútuo entre irmãos e a briga de ambos pela Coroa após a morte de Viserys I.

A distância de quase 10 anos entre as duas que existe no livro dá à Alicent uma dimensão mais poderosa, nos deixa intrigados quanto à sua natureza e igualmente dá à ela maior sentido do que ficou na série, mesmo sendo protagonista.

Em Fogo e Sangue, é insinuado que Alicent foi usada por Otto ainda no período do reinado de Jaehaerys e ela é muito mais atuante ao lado do pai desde o início. Sua relação com Rhaenyra começa cordial e se desgasta aos poucos, até a hora que antagonizam – usando suas cores como teste de lealdade no reino – estamos genuinamente de um lado ou de outro.

Ao confundir a relação das duas, as aproximando como confidentes desde cedo e criando a traição pessoal como motivo da briga, meio que caiu na armadilha patriarcal que toda trama de George R.R. Martin tem conflito. Isso mesmo, no início as obras deixavam claro o universo opressor no qual as mulheres circulam sem reconhecimento ou segurança, mas quando passou a querer trazer o protagonismo feminino, não acertou porque nem Game of Thrones ou Fogo e Sangue são histórias de universo feminista.

Toda mudança que as séries fazem para equilibrar a questão e contextualizá-las com a cultura atual comprometem outros personagens, em geral, os estragando (Jon Snow, Tyrion Lannister, etc). GOT foi pega no auge dessa mudança cultural quando já estava no ar e HOTD já estava publicado, portanto os showrunners ficaram com as aparapucas para resolver.

Na minha opinião fizeram o melhor possível dentro das circunstâncias, mas mulheres percebem que são homens tentando e não são mulheres contanto as histórias. A complexidade que tentaram trazer para Alicent e Rhaenyra é outro exemplo dessa visão masculinizada do que é a amizade feminina.

Na série, Alicent é “humanizada” como uma jovem tentando agradar, jogar pelas regras e ser correta em um jogo feio, como seu pai a alerta.

Ela muda quando percebe que Viserys e Rhaenyra não são honestos com ela, mas, mesmo assim, há uma mudança que não acompanhamos na transição das atrizes que interpretam Alicent e Rhaenyra jovens para as adultas.

Emily Carey e Milly Alcock fizera, respectivamente, Alicent e Rhaenyra, uma doce e tímida e a outra autoconfiante e extrovertida. Já Olivia Cooke e Emma D’Arcy inverteram a dinâmica: depois de 10 anos como Rainha, Alicent é forte, autoritária e enfrenta Rhaenyra sem meio-termo, mas a princesa agora é doce, receosa e insegura diante da ex-amiga.

Faz sentido diante das circunstâncias? Sim! Foi uma boa mudança, mas ela também exclui o essencial que é a rivalidade de Rhaenyra com os filhos de Alicent, algo que elas transportaram para a próxima geração.

2- A aliança entre Rhaenys e Rhaenyra Targaryen

Outro relacionamento “diferente” do livro é o de Rhaenys e Rhaenyra Targaryen, por vários motivos.

Um deles é que no livro, depois que é preterida como herdeira por ser mulher, Rhaenys tenta ainda colocar seu filho na sucessão em vez de Viserys e não fica explícito como reagiu ao não conseguir.

A série explica isso no piloto, porém a colocando novamente como candidata também. A partir daí, o cinismo de Rhaenys como “a rainha que nunca foi” é maravilhosamente mostrado por Eve Best, mas meio que em segundo plano. Cabe ao marido dela, Ser Corlys Velaryon (Steve Toussaint) a explicitar frustrações e ambições.

O que difere é como ela e Rhaenyra quase não se dão desde o início, algo que no livro parece ser ao contrário. Ao ver que a princesa teve um pai que lutou por ela como sucessora, fica subentendido que Rhaenys teve sororidade e mais ainda, defendeu o direito de sua prima como o seu, sendo uma das primeiras e importantes aliadas quando os verdes dão o golpe.

Na série, Rhaenys fica indecisa, flerta com a possibilidade de ficar do lado dos Hightowers até que finalmente abraça a causa de Rhaenyra no final da temporada.

O arco pode ter feito sentido, mas é mais bonita a amizade das duas que transparece nas páginas e que não esteve em nenhum episódio. Faz sentido, no entanto, por outras razões. Ao escolher a inclusão e colocar os Velaryons como pretos (de pele), o que é uma dúvida (se os filhos de Laenor e Rhaenyra são dele) fica muito mais claro na série, a ponto de ser até uma falha narrativa. Falaremos mais sobre isso à frente.

Dessa forma, o ressentimento de Rhaenys na série é plausível e esperado, pois embora saiba que o filho é gay, seus netos não são dele.

Não bastasse essa humilhação, ele suspeita que Rhaenyra mandou matar Laenor para poder se casar com Daemon (Matt Smith), mas na verdade a Rainha dos pretos fez um acordo com o marido e forjou sua morte, para que pudesse fugir e ir viver com seu amante longe de Westeros.

Se soubesse do ato de amor de Rhaenyra, talvez Rhaenys tivesse tido outra atitude, mas, como nem desconfia, a mudança deu outra dimensão e justifica inicial incerteza de que lado ficaria. Eu gostaria de que alguma forma ela soubesse que Laenor está bem, mas é improvável.

Divulgação

3- A complexa relação de Alicent com os filhos

Na série, mantendo a coerência com a triste realidade de Alicent, que foi prostituída pelo pai para que seduzisse o Rei e elevasse os Hightowers no jogo do Poder, ela obedece e faz o que é esperado dela, mas tem uma relação quase conflituosa com os filhos, frequentemente sem paciência com eles.

Nas páginas de Fogo e Sangue não é claro como ela se relaciona, mas fica implícito que se dá bem com os filhos e é orgulhosa deles. Essa mudança foi bem interessante e contrasta com o carinho que Rhaenyra trata os filhos, cuidando deles e feliz com sua prole.

4- Os romances de Rhaenyra

Na verdade, não é uma alteração, mas uma explicitação do que é apenas sugerido no livro. Dos homens da vida da Rainha, todos acabam influenciando a crise que provoca o golpe dos verdes contra ela, direta ou indiretamente.

Primeiro, a sedução de Daemon, que a inicia sexualmente segue o que é citado Fogo e Sangue, portanto há fidelidade e confirmação de uma relação importante e questionada.

Em seguida, esclarece que a proximidade com Ser Criston Cole tem mesmo a ver com um romance, mas inverte o esperado. Os narradores do livro – homens – sugerem que Rhaenyra foi rejeitada por Cole e que ele se ofendeu com a tentativa dela de seduzi-lo.

De fato é mantido o ódio dele por ela, mas nós sabemos que o que mudou foi o fato de que Rhaenyra foi inconsequente com os sentimentos do seu guarda-costas, que ela o seduziu mas jamais o considerou como nada além de amante.

Ele, portanto, se sentiu usado e desprezado, passando a querer destruí-la. Particularmente acho hilário que nos anos seguintes, ele siga olhando para ela com raiva e Rhaenyra mal lembre de sua existência.

O casamento de Rhaenyra com Laenor era harmonioso dentro do possível, mas ele não conseguiu nem mesmo cumprir seu papel de gerar um herdeiro legítimo.

Portanto, é normal que ela encontrasse outro que a quisesse sexualmente, mas o fato de que teve três filhos ilegítimos com Ser Harwin Strong (Ryan Corr) é um dos problemas mais sérios para a sucessão dela.

Assim como na história impressa, o romance entre os dois é fato conhecido em toda Corte, mas não é mencionada como Ser Corlys ou Rhaenys lidaram com o fato. Parece que eles não a julgam pois eles sabem que Laenor é apenas um amigo dela.

Na série, a ambição de Ser Corlys é tão cega que ele ignora o fato de que ‘seus netos’ sejam brancos e os trata como legítimos. Acho isso grandioso dele, mesmo que a razão seja tortuosa. Rhaenys, por outro lado, trata bem as crianças mas é mais distante.

Infelizmente vimos pouco do amor entre Ser Harwin e Rhaenyra, mas com três filhos e mais de dez anos juntos, certamente ele foi um grande amor dela.

5- O destino de Laenor Velaryon

A principal mudança de House of the Dragon, para mim, é a pior também. Ao providenvciar o final feliz para o casal gay altera um dos fatos mais sensíveis da questão da guerra. No livro, Laenor é morto por seu amante, não há um corpo queimado não identificado.

A dúvida é se Rhaenyra mandou matá-lo ou se foi Daemon, que também ficou viúvo ao mesmo tempo e pode finalmente se casar com sua sobrinha.

O casamento de Daemon e Rhaenyra sacode Westeros, mas é uma união legítima e que gera herdeiros legítimos. Ao colocar Rhaenyra como bígama reforça o time dos Verdes que a apontam a conduta sexual dela como outro impecilho de ser Rainha (o principal problema é ela ser uma mulher).

Que Jacaerys, Lucerys e Joffrey fossem ilegítimos estávamos ok, mas o fato é que agora também são tanto Aegon III como Viserys II, os filhos de Daemon e Rhaenyra. Como apoiadora da Rainha dos Pretos, fiquei triste de rejeitar o carinho do showrunner com Laenor, mas ele serviria mais morto do que vivo.

6- A ligação entre Mysaria e Otto Hightower

Não é exatamente uma mudança, mas nunca ficou claro no livro como Otto Hightower soube do brinde no bordel feito por Daemon quando Viserys ficou viúvo e perdeu o filho homem, mas House of the Dragon mostrou que a amante do príncipe rebelde fazia jogo duplo.

Mysaria (Sonoya Mizuno) era a principal informante de Otto, mas terminamos a 1ª temporada com ela se voltando definitivamente contra os Verdes quando seu estabelecimento em King’s Landing é incendiado numa clara tentativa de matá-la.

Mysaria será a Mestre dos Sussurros para os Pretos, rivalizando com Ser Larys Strong (Matthew Needham) para manter a rede de informantes mais ágil e reveladora dos dois reinos. Esse embate vai valer acompanhar.
 

O que efetivamente mudou em relação à Mysaria é que, no livro, ela estava mesmo grávvida de Daemon e querendo se casar com ele, mas como o príncipe já era casado ela foi despachada para Lys e perde o bebê na viagem, gerando ressentimento tanto do lado dela quanto do de Daemon.

Em House of the Dragon não apenas ela não esperava o filho como argumentu que não queria nem casar ou ser mãe. De qualquer forma, agora que foi atacada, faz sentido apoiar Rhaenyra contra os Verdes, que tentaram matá-la.

7- Vaghar dando pontapé para a Guerra

A sequência de Aemond atormentando Lucerys e provocando sua morte são algumas das páginas mais apavorantes e emocionantes da história. Ter transformado o ataque em um momento no qual Aemond perdeu o controle de sua dragão tirou muito do drama.

Não fosse o carisma ed Ewan Mitchell, que acertou em cheio na atitude sombria e exagerada de sua personagem, esse momento no qual tenta impedir Vaghar de atacar teria estragado a série.

Fica agora o mistério se ele vai esclarecer a verdade ou se vai levar a fama sem merecer. Ele quis assustar o sobrinho, mas não ia matá-lo. Agora é tarde. O ódio e o desejo de vingança de Rhaenyra serão ‘justificados’ e muda todo o cenário do conflito.

8- Os Velaryons

Uma das mudanças mais radicais, mas que passaram sem problemas foi a de colocar Sor Vaemond Velaryon (Wil Johnson) como irmão de Corlys em vez de sobrinho. Vaemond é arrogante como na série e ofende Rhaenyra chamando seus filhos de bastardos, mas tê-lo tentando tirar Lucerys da linha sucessória de Driftmark criou um impasse interessante.

Ser Corlys estava doente, quase morto e com isso Rhaenyra ganhou um problema a mais quando Vaemond decide pleitear os títulos do irmão. Corlys, que tinha vergonha do filho ser gay, colocou seu “neto” Lucerys como seu sucessor, o que ofendeu a Vaemond porque todos sabiam que Laenor não era o pai do menino.

No entanto, a série coloca essa virada como Rhaenys ignorando o cunhado que queria o que era dela por casamento e defendendo que o título fosse para sua neta, Baela, filha de Daemon e Laena Velaryon.

Claro que é legal Rhaenys defender sua neta e tentar emplacar uma mulher como herdeira, mas ela, melhor do que todas, sabia que era uma causa impossível.

Mais ainda, ao alertar Rhaenyra desde sempre que Westeros não aceitaria uma Rainha mulher, Rhaenys sabia da importância de engolir a raiva e apoiar seu neto oficialmente, até para manter a memória de seu filho. Parece sutil, mas não é.

No final, Daemon executa Vaemond e um moribundo Viserys mais uma vez reforça Rhaenyra como sucessora, mas foi por pouco.

9- A profecia de Fogo e Gelo

A mão do roteiro pesou em tentar amarrar coisas que Game of Thrones bagunçou seriamente. Inserir o “sonho de Aegon” sobre os white walkers e colocar a invasão dos Targaryens como uma iniciativa de Aegon, o Conquistador para “salvar Westeros” ficou infantil.

É também um detalhe a mais que não resolve o problema de que nem Jon Snow (Kit Harington) ou Daenerys (Emilia Clarke), mais ainda Jon, seria o Príncipe Prometido. Mesmo que usando a adaga de Aegon, foi Arya (Maisie Williams) que matou o Night King e não seu herdeiro. Honestamente, deveriam deixar passar e esquecer toda a questão da Longa Noite.

10- A personalidade de Viserys

Viserys no livro é gordo, bonachão e um rei fraco, sem despertar grandes lideranças. Paddy Considine trouxe para o monarca uma docilidade e profundidade que mudaram a maneira que víamos o Rei. Um homem bom, focado na Paz e Diplomacia, sem ser levado à sério pelos belicosos senhores que ambicionam Poder e combate. Foi uma atuação brilhante do início ao fim e uma adaptação que enriqueceu a história.

 

Diálogo

Tremenda de uma "cascata" a informação apregoada pelo governo de Lula que... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (23)

23/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

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Cecília Meireles - escritora brasileira

Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”

Felpuda

Tremenda de uma “cascata” a informação apregoada pelo governo de Lula que ele ressarciu os aposentados, vítimas da roubalheira de esquema que envolve pessoas ligadas ao INSS, empresas privadas, ONGs, laranjas e políticos. Na realidade, essa conta sobrou para o cidadão, inclusive os próprios aposentados que pagam Imposto de Renda. Nenhum dos bandidos até agora restituiu aos cofres públicos o dinheiro que roubou. Aliás, a maioria está sendo blindada de forma vergonhosa. Há quem diga até que buscam “freio” para que a CPMI do INSS comece a patinar e não avance. Lamentável!

Pra cabeça

Quem entrará em 2026 com problemas no Conselho de Ética da Câmara é a deputada federal Camila Jara, do PT. O Partido Novo protocolou representação contra ela.

Mais

A acusação é de violação do decoro, ao se envolver na confusão originada quando da retirada à força de Glauber Braga, do Psol, e de ofensa ao secretário-geral da Mesa Diretora.

Diálogo

O vorí-vorí, tradicional prato paraguaio, foi eleito o melhor do mundo na lista anual do Taste Atlas, plataforma internacional que reúne avaliações gastronômicas de todas as partes do planeta. A iguaria recebeu nota 4,64 de 5, com base em votos de usuários reais que experimentaram o prato. Conhecido também como borí-borí, o vorí-vorí é descrito pelo portal como “a icônica sopa de galinha paraguaia com bolinhos de fubá recheados com queijo”. Rico em sabor, textura e história, o prato ocupa um lugar especial na mesa das famílias paraguaias e agora também no cenário global da gastronomia. Nos últimos anos, o vorí-vorí já havia figurado entre as melhores sopas do mundo em rankings do mesmo portal, reforçando sua reputação. A lista do Taste Atlas se tornou referência global por utilizar um sistema que identifica e descarta avaliações nacionalistas ou feitas por robôs, garantindo legitimidade às escolhas.

DiálogoChayene Marques Georges Amaral e Luiz Renê Gonçalves Amaral

 

DiálogoCamila Fremder

Prova de fogo

O atual time que forma o entorno do governador Eduardo Riedel terá, no próximo ano, prova de fogo, porque a missão deverá ser reeleger o “chefe” para o segundo mandato. Será o momento de a tchurminha provar quem é quem na estrutura. Quando foi eleito em 2022, Riedel nunca havia disputado uma eleição, porém, tinha um grupo político forte que sabia “o caminho das pedras”, o que foi fundamental para sua vitória. Em 2026, ele não poderá contar com esse pessoal.

Nem tanto

O PT em Mato Grosso do Sul já não estaria demonstrando, digamos, tanto amor pela candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Senado pelo Estado, achando ser melhor por São Paulo. Lideranças petistas cá dessas bandas dizem que a ministra poderá ser um dos nomes para suceder a Lula. Ela figura entre algumas opções para ocupar o trono petista. A lista tem Alckmin, do PSB, e Haddad, o único do PT. Tudo indica que não se faz mais petista raiz como antigamente...

Entrave

Nos bastidores, o que se fala é que a ministra Simone Tebet, até então considerada excelente opção para disputar o Senado por MS, seria fonte de problemas. Algumas das alas do PT teriam torcido o nariz com a possibilidade de ela disputar pelo partido, até porque esse time lembra de que, quando candidata à Presidência, ela desferiu ataques a Lula. Além disso, há dúvidas se no Estado teria potencial eleitoral para o embate com outros candidatos, em sua maioria da direita, tendo em vista que o governo do qual faz parte, dizem, “está caindo pelas tabelas”

ANIVERSARIANTES

Beatriz Rahe Pereira, 
Dr. Gevair Ferreira Lima Júnior,
Julianne Stranieri Metello, 
Stephan Duailibi Younes, 
Maria Fatima Bueno,
Adhemar Mombrum de Carvalho Neto,
Augusto Costa Canhete,
Rosangela Neves,
Edgar Basmage,
Gileno Almeida Costa Nonato,
Sérgio Aguni,
Rinaldo da Silva Cruz,
Edna Maria Potsch Magalhães,
Dr. Márcio Molinari,
Ivo Batista Benites,
Ronaldo Fernandes Donizeti de Jesus,
Fabiano Borges da Silva,
Maria Aparecida Menezes,
Rafael Medina Araujo,
Rosilene Gois Paes,
Antonio Angelo Garcia dos Santos,
Maria Elisa Hindo Dittmar,  
Beatriz de Almeida,
Dr. Amaury Bittencourt Gonçalves, 
Izabella de Matos Lopes,
Cláudia Regina Di Felice,
Neide machado da Silva Gimenes,
Domingos Puckes,
Silvio Luiz de Moura Leite,
Helder Kohagura,
Maria Clementina Aparício Fernandes,  
Aurino Rodrigues Brasil,
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Marilda Flores Haidar,
Samara Carvalho Gomes Binn,
Josselen Resstel Escórcio,
Valdo Maciel Monteiro,
Luiz Eduardo Yukio Egami,
Rafael Ferreira Ribeiro Lima,
Leila Maria de Albuquerque,
Maria Aparecida de Moura Leite, 
Datis Alves de Souza,
Aurea Leite de Camargo,
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Thiago Ferraz de Oliveira,
Ruth Lopes Abreu,
Sandra Rodrigues Pereira,
Paulo da Costa Oliveira,  
Paulo César Reis Mendonça,
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Marcelo Flores Acosta,
Noêmia Ramos de Oliveira,
Luiz Carlos de Carvalho,
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Leonardo Marques Mourão,
Maria Delfina Louveira Trindade,
Camyla Queiroz de Faria Gonzales. 

*Colaborou Tatyane Gameiro

CINEMA

Curta-metragem "Carne Amarela" transforma a Terra do Pé de Cedro em set de filmagens

Com produção de Marcus Teles e direção de Gleycielli Nonato Guató, curta-metragem "Carne Amarela" tem equipe local e conta história que entrelaça memórias da infância em meio aos pequizeiros e banhos de rio

22/12/2025 10h30

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab),

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), "Carne Amarela" mobiliza comunidade de Coxim a partir de um enredo que une nostalgia da infância a uma mensagem de pertencimento territorial e de defesa da natureza Divulgação: Marcus Teles

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Nostalgia e engajamento são os motores para evocar os sabores da infância que fizeram Coxim voltar a ser cenário de cinema. Conhecida como Terra do Pé de Cedro, a cidade localizada a 245 quilômetros de Campo Grande, no norte do Estado, é uma das protagonistas de “Carne Amarela”, curta-metragem de ficção dirigido por Gleycielli Nonato Guató e produzido por Marcus Teles.

Os dois nasceram na cidade, que também é conhecida como Portal do Pantanal, e são profundamente conectados ao Cerrado e ao Pantanal.

As filmagens se encerraram ontem e foram realizadas integralmente por lá, contando com elenco local, que envolveu moradores atuando pela primeira vez na frente de uma câmera e também uma equipe de produção majoritariamente formada por coxinenses. Ou seja, uma combinação de saberes tradicionais, talento regional e formação técnica.

A produção nasce do desejo de fazer Coxim se ver na tela grande, “suas cores, sua luz, seus frutos, suas infâncias”, como afirma a diretora. E nasce, segundo Gleycielli, também da necessidade urgente de lembrar o que esses mesmos elementos significam para a identidade do município.

“Eu estou completamente em êxtase. Planejei muito trazer esse filme para cá. É emocionante gravar na cidade onde cresci, com o povo daqui, com artistas da terra. Noventa por cento do elenco é coxinense, a equipe tem muita gente da cidade, e isso me deixa profundamente feliz”, compartilha Gleycielli Nonato Guató, que, além de dirigir a produção, também assina o roteiro baseado em seus próprios textos literários.

DOIS TEXTOS

“Carne Amarela” nasce de dois textos de Gleycielli – o poema “Carne Amarela” e o conto “É Tempo de Ouro no Cerrado” – que guardam lembranças de uma Coxim que pulsava mata, rio e fruta. A diretora explica que o filme busca reencontrar essa paisagem quase perdida.

“Eu quero trazer a infância que vivi. A gente saía para caçar pequi, pegava ingá, comia goiaba no pé, trazia caju para fazer doce. Coxim era meu ‘Sítio do Picapau Amarelo’. Hoje, muitos lugares onde eu brincava viraram bairros. O filme é um lembrete do que ainda existe e do que não pode desaparecer”, afirma.

A obra convida as crianças e os adultos a olhar novamente para o Cerrado como pertencimento. O pequi, fruto central da narrativa, é apresentado como força, resistência e alimento da memória coxinense.

“O pequi já sustentou muitas famílias. Trouxe renda, trouxe mistura, trouxe nutrição. Ele resiste ao fogo, resiste ao tempo, mas não resiste ao machado. O filme quer acender esse sentimento de pertencimento e preservação, para que as próximas gerações vejam valor no que tantas vezes sustentou Coxim”, ressalta Gleycielli.

ZORAIDE

A protagonista adulta, Zoraide, teve como referências mulheres de alusão familiar e ancestral para Gleycielli: sua mãe, tias, avó e bisavó. A diretora revela que a personagem carrega traços de todas elas. E quem interpreta Zoraide é justamente Maria Agripina, mãe da diretora, pioneira do teatro coxinense.

“É muito emocionante ver minha mãe interpretando a Zoraide, que leva o nome da minha tia que faleceu na pandemia. Este filme é pioneiro em muitas coisas dentro de mim”, revela. Além disso, todos os cargos de direção são ocupados por mulheres, fortalecendo a presença feminina no audiovisual sul-mato-grossense.

“Trabalhar com essa equipe é um prazer imenso. Estamos construindo juntas. É uma energia muito poderosa”, afirma. A equipe ainda é formada majoritariamente por profissionais de Coxim, como Robertson Isan Vieira, artesão ceramista premiado, e José Carlos Soares, cabeleireiro e designer de imagem.

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), "Carne Amarela" mobiliza comunidade de Coxim a partir de um enredo que une nostalgia da infância a uma mensagem de pertencimento territorial e de defesa da naturezaEquipe do curta-metragem posa em um boteco da cidade com a diretora Gleycielli Nonato Guató (em pé, à esquerda, de blusa preta) - Foto: Divulgação/Marcus Teles

ENCONTRO

Para o produtor executivo e corroteirista Marcus Teles, filmar em Coxim não foi uma escolha estética, mas ética e afetiva. “Coxim faz parte da nossa formação pessoal e artística. Os textos que deram origem ao filme nasceram daqui.

A luz, a paisagem, o modo de vida, o jeito como o pequi aparece na cidade, tudo isso faz parte da essência da história. Filmar em Coxim é garantir autenticidade”, afirma Marcus.

O produtor explica que mapear as locações foi um processo guiado pela afetividade. “Coxim é uma cidade onde o urbano e o rural se encontram o tempo todo. Não procuramos cenários: reconhecemos neles o que a história já trazia em essência”.

Marcus destaca ainda que oito moradores da cidade trabalharam pela primeira vez no audiovisual, acompanhados de profissionais experientes. “Queremos abrir portas. Que jovens de Coxim encontrem no set um caminho possível, uma nova profissão, um futuro”, destaca o produtor.

101 FILMES

O elenco também conta com a participação especial do ator Breno Moroni, que marcou gerações como o Mascarado na novela “A Viagem” (Globo, 1994), além de ter participado de diversas outras produções no cinema e na televisão.

Com uma carreira extensa que inclui desde aberturas de telenovelas e mais de 100 filmes, Breno esteve em Coxim para integrar o elenco de “Carne Amarela” como seu 101º trabalho audiovisual.

“Trazer o Breno foi como aproximar duas forças que se completam. Ele chega com experiência, mas com humildade. Ele senta na varanda e deixa a conversa fluir. É uma presença que soma sem apagar a simplicidade regional, que é a alma do filme”, reconhece Marcus.

“Ele é fantástico. Consegue ir do drama à palhaçaria. Traz o duo que a personagem dele pede: o velho ranzinza e o homem capaz de se transformar”, completa Gleycielli.

O CERRADO

O filme aborda temas urgentes como queimadas, perda de territórios e desmatamento, mas com a delicadeza necessária para o público infantil, segmento prioritário na meta de audiência da produção.

“O tema duro vem com sutileza. As crianças vão entender o sentimento de perder e o de pertencer. E, quando algo pertence a você, você quer cuidar”, explica Gleycielli. Ao fim, o curta reforça que a preservação é um aprendizado coletivo e que cuidar da terra só é possível quando ela é reconhecida como parte de nós.

Na semana passada, a equipe teve uma atividade formativa com Alexandre Lopes, que é doutor em Ciências Sociais e professor de Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no campus de Coxim.

A interação rendeu contribuições fundamentais para reflexão sobre como pensar e construir um audiovisual mais inclusivo.

AUTOESTIMA

A expectativa da equipe é de que o filme leve Coxim para o Brasil e para o mundo por meio de festivais, mas, principalmente, que devolva à cidade a consciência de seu próprio valor.

“Esperamos que Coxim se veja com carinho. Que perceba que suas histórias merecem estar no cinema. ‘Carne Amarela’ é uma celebração da cidade, das suas raízes e da força do Cerrado”, diz Marcus.

Para Gleycielli, a gravação na cidade é também um gesto de retorno. “Eu sou uma Guató de Coxim. Este filme diz muito sobre de onde eu vim e quem sou eu”.

Como uma “semente que rompe a casca”, reforça a diretora, “Carne Amarela” nasce para devolver à cidade o brilho do seu fruto mais resistente.

Aquele que atravessa gerações, que muda o PIB, que alimenta famílias, que resiste ao fogo e que ensina a permanecer. E Coxim, agora, se prepara para ver sua história ganhar corpo, cor, movimento e tela.

O projeto conta com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

"Carne Amarela"

> Direção e roteiro: Gleycielli Nonato Guató;
Direção de produção: Gabriela Lima Ferlin;
> Direção de arte: Maíra Espíndola;
Direção de fotografia: Dafne Alana;
Som direto e edição de mixagem: Laura Cristina;
Produção executiva, assistência de direção e roteiro: Marcus Teles;
Operador de câmera: Gabriel Ribeiro;
Produção de set: Jefley M. Cano;
Elenco: Breno Moroni, Maria Agripina, João da Mata, Elena Vendroscolo, Maria Sonea Domingos;
Trilha sonora original: Gian Markes;
> Edição de imagem e cor: Rafael Viriato;
Microfonista: 4real.wav;
Assistente de produção executiva: Lucas Moura e Guinha Serrou;
Assistente de produção e captação: Robertson Vieira;
Assistente de produção: Carlos Soares;
Assistente de arte: Angela Gabrieli;
2º assistente de direção: Eduardo Henrique;
2ª assistente de fotografia: Lavinia Ribeiro;
Assessoria de imprensa: Lucas Arruda e Aline Lira.

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