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ARTES CÊNICAS

Comédia romântica no Teatro Glauce Rocha

Ana Guasque e Eduardo Mossri protagonizam "Amantes do Teatro A Comédia", espetáculo que revisita a história do teatro, de forma bem humorada, por meio de cenas cômicas de casais

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Um passeio pela história do teatro com muito amor e risada garantida. A peça “Amantes do Teatro – A Comédia” chega a Campo Grande nesta semana, em quatro sessões, na sexta-feira e no sábado, em meio a uma turnê que, de MS, segue para capitais do Nordeste, do Norte, Goiânia, São Paulo e outras cidades. A peça fala sobre amor, amizade e destino por meio de cenas cômicas de casais.

Em meio a personagens e muitas risadas, o público revisita diversos períodos da história, como a Grécia Antiga, o Renascimento, o teatro de Moliére e de Tchekhov e a atualidade. Com texto e direção de Ana Guasque, o espetáculo é um grande mergulho pelo túnel do tempo com muito humor, gargalhadas e entusiasmo vibrante, assim como sua idealizadora. 

Diretora, atriz, bailarina e produtora cultural, Ana é formada pela Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP) e tem mais de 35 espetáculos de dança e teatro no currículo, além de participações em diversas telenovelas da Globo, como “A Força do Querer”, “Boogie Oogie”, “Sete Vidas” e “Haja Coração”.

Nesta produção, ela divide o palco com o ator Eduardo Mossri, que também tem um extenso currículo, com mais de 20 montagens no teatro e diversos trabalhos na televisão, tanto no Brasil quanto no exterior. 

Em 2019, Mossri viveu o médico Faruq na trama de “Órfãos da Terra”, de Duca Rachid e Thelma Guedes, também exibida pela Globo.

A obra ganhou um Emmy Internacional em 2020 como Melhor Telenovela. Também foi destaque no elenco fixo das quatro temporadas da série “Escola de Gênios”, do canal Gloob, além do filme “Coração de Leão”, de Alê McHaddo. Também atuou nas séries “Black Mirror”, com direção de Owen Harris, da Netflix, e “Vida Secreta dos Casais”, de Bruna Lombardi, da HBO, entre outras.

BRAILE E PALESTRA

A peça, que teve estreia em Brasília e já passou por Cuiabá e Uberlândia, também fará apresentações em Ouro Preto, Campina Grande, Luís Eduardo de Magalhães, Fortaleza, Recife, Vitória, Belém, Palmas, Goiânia, Ilhéus e São Paulo, promovendo incentivo à cultura, democratização de acesso, acessibilidade, inclusão social e formação cultural. 

Cada cidade receberá palestras sobre a história do teatro, direcionada especialmente a alunos da rede pública de ensino, além de distribuição gratuita do texto do espetáculo em braile e palestra sobre a história do teatro realizada em instituições de atendimento à pessoa com deficiência.

Ainda haverá distribuição gratuita de cota de ingressos para alunos e professores da rede pública de ensino, para instituições e para a comunidade. 

ANA GUASQUE

Ana Guasque é diretora, atriz, bailarina e produtora cultural. É atriz formada pela Escola de Artes Dramáticas da USP e atualmente é professora de teatro nas Faculdades Integradas Campos Salles, em que também é estudante do sexto semestre de Direito.

Possui cerca de 35 espetáculos de teatro e dança no currículo, além de participações na novela “Jesus”, da TV Record, e nas mencionadas tramas da Globo.

É proprietária e coordenadora do Ballet Ana Guasque, localizado no Bairro Alto da Lapa, em São Paulo, onde orienta e ensina ballet clássico e dança contemporânea, mudando a vida de crianças, jovens e adultos.

No mesmo local, funciona a Del Vecchio Aulas de Música, administrada por seu marido Fernando Del Vecchio.

Seu mais recente espetáculo foi “Broken Cake – O Lar das Memórias Partidas”, em que também assina o texto e a direção. Atualmente, concilia o espetáculo com os projetos de audiovisual de sua produtora.

EDUARDO MOSSRI

Eduardo Mossri nasceu em São Paulo (SP), mas viveu grande parte da vida em Mogi das Cruzes. Ator, bacharel em Interpretação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tem uma carreira firmada no teatro com mais de 20 montagens no currículo.

Após uma temporada de estudos em Londres, na Inglaterra, se apresentou com o monólogo “Ivan e os Cachorros”, de Hattie Naylor.

Depois, veio o segundo monólogo, “Cartas Libanesas”, texto de José Eduardo Vendramini, que foi indicado aos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil na categoria Melhor Autor, além de participar de inúmeros festivais, inclusive internacionais.

SERVIÇO

“Amantes do Teatro – A Comédia”, com Ana Guasque e Eduardo Mossri

  • Texto e direção: Ana Guasque.
  • Local: Teatro Glauce Rocha, Rua UFMS, s/n, Universitário, Campo Grande.
  • Data: dias 5 e 6.
  • Horário: às 17h e às 20h.
  • Classificação: a partir de 12 anos.
  • Valor dos ingressos: R$ 10, R$ 20 e R$ 40.

Apresentações com intérprete de libras e audiodescrição.

O espetáculo fornece ingressos gratuitos de contrapartida social para instituições e alunos da rede pública de ensino.

 

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Cinema B+: 10 filmes para assistir no Natal de 2025: entre novidades e clássicos eternos

Sugestões da nossa colunista de cinema para o fim de ano que equilibram conforto, repetição afetiva e algumas boas surpresas do streaming

20/12/2025 14h30

Cinema B+: 10 filmes para assistir no Natal de 2025: entre novidades e clássicos eternos

Cinema B+: 10 filmes para assistir no Natal de 2025: entre novidades e clássicos eternos Foto: Divulgação Prime Vídeo

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Há anos encerro o ano com dicas de filmes e séries para atravessar o fim de dezembro — e quem acompanha minhas colunas já sabe: Natal, para mim, é revisitar o que já amo. É ritual, repetição afetiva, memória acionada pela trilha sonora certa ou por uma história que já conhecemos de cor. Por isso, a lista tende a mudar pouco. Não é preguiça. É escolha.

Existe um mercado fonográfico e audiovisual inteiro dedicado ao Natal, que entrega, ano após ano, produtos descartáveis, previsíveis e — ainda assim — confortantes. Eles existem para preencher o silêncio entre uma refeição e outra, para acompanhar casas cheias, para oferecer finais felizes sem exigir atenção plena. Em 2025, esse mercado deixa algo ainda mais claro: o Natal virou um ativo estratégico — e estrelas ajudam a sustentá-lo.

De blockbusters de ação a comédias familiares e retratos mais irônicos do cansaço emocional, as produções do ano revelam diferentes formas de explorar a mesma data. E, como toda boa tradição de fim de ano, a lista também abre espaço para um clássico que, mesmo não sendo natalino, atravessa gerações como parte indissociável desse período

Operação Natal Amazon Prime Video
Aqui, o Natal é tratado como evento global, literalmente. Operação Natal aposta em ação, fantasia e ritmo de blockbuster para transformar o dia 25 de dezembro em cenário de missão impossível. Tudo é grande, barulhento e deliberadamente exagerado.

É o exemplo mais claro do Natal-espetáculo. O filme existe como veículo de estrela para Dwayne Johnson, que transforma a data em entretenimento de alta octanagem, longe de qualquer delicadeza afetiva.

Um Natal Surreal Amazon Prime Video
Neste filme, o Natal deixa de ser acolhimento para virar ponto de ruptura. Michelle Pfeiffer interpreta uma mulher que decide simplesmente desaparecer da própria celebração depois de anos sendo invisível dentro da dinâmica familiar. O gesto desencadeia situações absurdas, desconfortáveis e reveladoras.

A presença de Pfeiffer requalifica o projeto. Não é um Natal infantilizado, mas um retrato irônico do cansaço emocional, da maternidade esvaziada e da pressão simbólica que a data carrega.

A Batalha de Natal Amazon Prime Video
O Natal volta ao território da comédia familiar clássica. Eddie Murphy vive um pai obcecado por vencer uma disputa natalina em seu bairro e transforma a celebração em um caos crescente de exageros, erros e humor físico. Murphy opera no registro que domina há décadas. É o Natal como bagunça coletiva, desenhado para virar tradição doméstica e ser revisto ano após ano.

My Secret Santa Netflix
Uma mãe solteira em dificuldades aceita trabalhar disfarçada de Papai Noel em um resort de luxo durante o Natal. O plano se complica quando sentimentos reais entram em cena. O filme cumpre com precisão a cartilha da comédia romântica natalina, com química funcional e uma premissa simpática o bastante para sustentar o conforto esperado do gênero.

Cinema B+: 10 filmes para assistir no Natal de 2025: entre novidades e clássicos eternosMy Secret Santa Netflix - Divulgação

Man vs Baby Netflix
É para os fãs de Mr. Bean, apesar de não ser “ele”. Rowan Atkinson volta como Mr. Bingley, um adulto despreparado precisa sobreviver a um bebê imprevisível em plena temporada de festas. O que poderia ser um Natal tranquilo vira uma sucessão de pequenos desastres.
Funciona quando assume o humor físico e o exagero, ideal como filme de fundo para casas cheias.

All I Need for Christmas Netflix
Uma musicista em crise profissional encontra, durante o Natal, a chance de reconexão pessoal e afetiva ao cruzar o caminho de alguém que parecia seu oposto. Produção que aposta no tom acolhedor e na ideia de recomeço como motores emocionais simples, mas eficazes.

A Merry Little Ex-Christmas Netflix
Alicia Silverstone e Oliver Hudson sustentam uma trama previsível, mas ainda assim, bem natalina. Ex-relacionamentos, ressentimentos antigos e um Natal que força reencontros. A tentativa de manter a civilidade rapidamente desmorona. Um filme que reconhece que o passado nunca está totalmente resolvido, especialmente em datas simbólicas.

Champagne Problems Netflix
Filme que anda liderando o Top 10 desde novembro, traz uma executiva americana viaja à França para fechar um grande negócio antes do Natal e se vê envolvida em dilemas profissionais e afetivos. Menos açucarado, aposta em melancolia leve e conflitos adultos, usando o Natal mais como pano de fundo do que como solução.

Jingle Bell Heist Netflix
Dois trabalhadores frustrados planejam um assalto na véspera de Natal, quando ninguém parece prestar atenção. Cheio de reviravoltas e troca o romance pelo formato de filme de golpe, oferecendo uma variação divertida dentro do gênero natalino.

A Noviça Rebelde Disney+
Não é um filme natalino, mas poucas obras ocupam um lugar tão fixo no imaginário do fim de ano. Em 2025, o musical completa 60 anos e segue atravessando gerações como ritual afetivo de dezembro. Música, família, infância e acolhimento fazem dele uma tradição que resiste ao tempo e às modas.

No fim, a lógica permanece: filmes de Natal não precisam ser memoráveis para serem importantes. Precisam estar ali — como trilha de fundo, como pausa emocional, como promessa silenciosa de que, por algumas horas, tudo vai acabar bem. Em 2025, isso já é mais do que suficiente. Feliz Natal!

"REI DO BOLERO"

Voz de 'Você é doida demais', Lindomar Castilho morre aos 85 anos

História de sucesso mudou após um dos feminicídios de maior repercussão no País, quando em 30 de março de 81 matou sua mulher, a também cantora Eliane de Grammont, com cinco tiros

20/12/2025 13h30

Lili De Grammont e seu pai, Lindomar, em foto compartilhada nas redes sociais.

Lili De Grammont e seu pai, Lindomar, em foto compartilhada nas redes sociais. Reprodução/Redes Sociais

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Conhecido como "Rei do Bolero", Lindomar Castilho morreu neste sábado, 20, aos 85 anos. A nota de falecimento foi postada pela filha do artista, a coreógrafa Lili De Grammont, em suas redes sociais.

A causa da morte não foi informada e o velório está marcado para esta tarde no Cemitério Santana, em Goiânia.

"Me despeço com a certeza de que essa vida é uma passagem e o tempo é curto para não sermos verdadeiramente felizes, e ser feliz é olhar pra dentro e aceitar nossa finitude e fazer de cada dia um pequeno milagre. Pai, descanse e que Deus te receba, com amor… E que a gente tenha a sorte de uma segunda chance", escreveu Lili.

Nascido em Rio Verde, Goiás, Lindomar foi um dos artistas mais populares dos anos 1970. Brega, romântico, exagerado. Um dos recordistas de vendas de discos no Brasil. Um de seus maiores sucessos, "Você é doida demais", foi tema de abertura do seriado Os Normais nos anos 2000.

Seu disco "Eu vou rifar meu coração", de 1973, lançado pela RCA, bateu 500 mil cópias vendidas.

Crime e castigo

A história de sucesso, porém, mudou após um dos feminicídios de maior repercussão no País. Em 30 de março de 1981, Lindomar matou a mulher, a também cantora Eliane de Grammont, com cinco tiros. Ela tinha 26 anos.

Os dois foram casados por dois anos, período em que a cantora se afastou temporariamente da carreira para cuidar da filha Lili. Depois de sustentar o relacionamento abusivo, Eliane pediu o divórcio.

Eliane foi morta pelo ex-marido no palco, durante uma apresentação na boate Belle Époque, em São Paulo. Ela cantava "João e Maria", de Chico Buarque, no momento em que foi alvejada

Lindomar foi preso em flagrante e condenado a 12 anos de prisão. Ele foi liberado da pena por ser réu primário e aguardou o julgamento em liberdade. O cantor cumpriu quase sete anos da pena em regime fechado e o restante em regime semi-aberto. Em 1996, já era um cidadão livre.

O caso tornou-se um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil, impulsionando o movimento feminista com o slogan "Quem ama não mata".

 

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