Correio B

Diálogo

Felizarda foi nomeada a cargo de salário polpudo, mas nem aparece no órgão... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo deste sábado e domingo (01/03 e 02/03)

Continue lendo...

Carmen Eugênio - poeta de MS

Crepúsculo de outono é uma carta aberta 
recomendando às pessoas para se desfazerem das folhas secas e descamarem suas epidermes, ainda que à revelia”
.

FELPUDA

Comentadíssimo pelos corredores de determinado poder a história sobre felizarda, para não dizer outra coisa, que foi nomeada a cargo de polpudo salário, mas nem aparece no órgão onde deveria trabalhar. O detalhe é que ocupa seu tempo no escritório que mantém para suas atividades particulares. Os comentários são de que a dita-cuja foi infeliz em “outra parada”, mas muito, muito mesmo feliz em conseguir “uma boquinha”. Realmente, “quem tem padrinho não morre pagão”.

Um percurso cronológico pela obra do artista, passando por cada década de sua atuação nos palcos, desde a estreia como vocalista
do grupo Secos & Molhados até seu mais recente álbum, “Nu com Minha Música”, o primeiro concebido separadamente de um show. Assim é a exposição “Ney Matogrosso”, que foi aberta ao público no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, 
no dia 21 de fevereiro. Dividida em seis áreas, a mostra exibe centenas de elementos têxteis, como figurinos e adereços de shows 
e videoclipes, além de documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs. Diversas fotografias de todas as fases do homenageado estão 
na exposição, que também conta com elementos cenográficos feitos exclusivamente para o filme “Homem com H”, que tem previsão de lançamento para maio. A curadoria é de André Sturm, o projeto expográfico é dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá e os textos da exposição são do jornalista Julio Maria.

Marly Corrêa Coelho, que completou 90 anos de vida no dia 14 de fevereiro e comemorou a data com tudo que tinha direito, junto a familiares e amigos, em Campo Grande, Rio e São Paulo

 

Liana Maksoud e Anna Paula Machado

Imagem

Sala exclusiva para prefeitos no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) é uma das medidas tomadas 
pelo seu presidente, Flávio Kayatt, com objetivo de capacitar e orientar os gestores dos 79 municípios e suas equipes, quando necessário. A ideia é mudar a imagem de que o TCE-MS é um órgão punitivo e abrir diálogo maior com todos os prefeitos municipais.

Apoio

No comando do TCE-MS há um mês, Flávio Kayatt está implementando algumas medidas de relação mais próxima com gestores. Ele disse que é melhor orientar do que aplicar multas, além de agilizar serviços nos municípios de forma que a população não seja prejudicada. A prefeita Adriane Lopes elogiou a iniciativa, afirmando que “fortalece a gestão municipal”.

Escolha

Caso o deputado Gerson Claro (PP) seja candidato ao Senado, voto de um colega ele já teria garantido: o de José Teixeira. O tucano até declarou essa opção e, inclusive, afirmou que o outro nome seria o do ex-governador Reinaldo Azambuja. Há quem diga que “Claro vê a cada dia seu caminho ser pavimentado para tal disputa”. Huumm...

ANIVERSARIANTES

SÁBADO (1º)

Marina Hojaij Carvalho Dobashi,
Carlos Alberto de Assis, 
Sônia Puxian, 
Gisleide Vincensi, 
Djalma de Campos Vieira,
Beatriz Miranda Cortada Gouvea,
Dr. Geraldo Felipe Corrêa,
Telson Mendes Fontoura,
Célia Satiko Horiguchi Arima,
Neusa Ângela de Paula Sandim,
Pedro Presotto,
Perci Antonio Londero,
Prudencio Roda,
Rafael de Souza Lima e Silva,
Mathildes Calixto Vieira, 
Regiane de Souza Azarias Freitas, 
Elizabete Coimbra Lisbôa, 
Denis Felinbert, 
Edmé Pereira de Santa Rosa,
Giovanna Kamiya Abdala de Sá Nascimento,
Dr. Odilon Marques Filho, 
Antonio Silveira,
Felipe Augusto Vendrametto Paes,
Dr. José Angelo Barbieri, 
Dr. José Augusto Nasser, Nahara Tatiana Serejo de Carvalho, 
Dr. Márcio Martins, 
João Ilton Alves,
Rosemary Diacópolus,
Renato Tedesco,
Ena Margarita Melville Paiva,
Marcos Rogério Saes Santiago,
Adelcy Maria Rocha Simões Corrêa,
Maria Cristina Campos Casarin,
Mariza Augusta de Oliveira Castro,
Fernando Augusto de Salles,
Regina Paulina Fidalgo Figueira, 
Maria Auxiliadora Abe,
Ligia Engelberg de Souza, 
Irene Machado Pereira, 
Atanásio Chaves de Oliveira, 
Carlos Augusto Homrich, 
Eliana Mara da Silva Ferreira, 
Márcio Jamil Yachouh,
Valter Sanches, 
Fernando Sanches Martinez,
Lourival Andrade Lima,
Alvino Moisés da Silva, 
Roza Maria Schunke,
Dra. Kátia Fróes Seabra Duré, Nilton Ferreira de Brittes,
Iluska Ribeiro Barbosa,
Magali Freire Barcello,
Rosemeire Ueti Oshiro,
Telema Holbach da Cunha,
Luciana Reich,
Américo Amodio,
Veridyana Cardoso Fantinato,
Juliano Marques Fernandes,
José Paulo Miranda dos Santos,
Isabela Bandeiro de Melo Isso,
Leandro Silveira Plinta, 
Jair Arantes Sodré,
Paulo Tuyosi Kinoshita,
Eliane Buchala Bicca Rodrigues,
José Nilson Reinert,
Aieska Cardoso Fonseca, 
Elizandra Thais Frezarin Rosa, 
José Paulo Scarcelli, 
Mário Lúcio Carneiro da Costa, 
Lizandra Gomes Mendonça, 
Marcela Tiaen, 
Fernando José Paes de Barros Gonçalves,
Leonice Uhde Rovedo.

DOMINGO (2)

Janete (Janet) Izabel Zimmermann Teixeira,
Dr. Wilson de Barros Cantero, Patrícia Decenzo, 
Wellington Coelho de Souza Júnior,
André Pereira Lima,
Loretti do Amaral Gonçalves,
Agostinho Ribeiro,
Gilson Freire da Silva,
Sérgio Rego Miranda,
Atair Donizete de Almeida,
Celso Serafim de Souza,
Patricia Francalino Melo,
Eliane Aparecida Lima de Souza,
João Sebastião da Silva,
Trindadi Zarate de Souza,
Luiz Carlos Rosso,
José Carlos de Freitas,
Carlos Eduardo Bruno Marietto,
Flavio Garcia de Andrade,
Dayane da Silva Santos,
Maria Cristina Pereira,
Lúcio Carlos Neves,
Ludeney Simioli de Lima, 
Rausemberg Barreto de Souza Bonfim,
Suzely Furlan, 
Karine Cortez, 
Karen Mânica Amaral Duarte, Aline Cogo, 
Dayana Miranda de Oliveira, 
Mariana Caramori Mura,
Anselmo Paulino dos Santos,
Rubens Armando Varella, 
Delmir da Costa Felipe,
Girlane Almeida Bondan,
Carla Cristina Zurutuza,
Marcos Rodrigues,
Paulo Roberto Pegolo dos Santos,
Leonídio Pereira Mendes,
João Octavio de Castro Bertelli,
Alberto Orondjian,
Naura Rodrigues de França,
Cleber Rosas de Azevedo,
Humberto Teixeira,
Hédipo Aparecido Castilho de Oliveira,
Lucélia Gonçalves Cavalcante,
Milton José Duim,
Jussara de Souza Martins Novais, 
Marinalva Wassouf Candéa de Freitas,
Celso Zachert, 
Nabor Barbosa Filho,
Marcelo Alves Rodrigues, 
Dr. Dúlcio José Ferreira, 
Marcelo Brun Bucker,
Lúcia Cristina Mansini,
Márcia Maria Prates da Fonseca Soares,
Ricardo Alfeu Riekstins, 
Abimael Oliveira Diniz, 
Darci Yumiko Nakamatsu,
Euclides Wohlenberg,
Sueli Aparecida Pereira Camilo,
Erosmari Bortotto Garcia Lopes,
Paulo Miyahira, 
Dalva da Silva Dib, 
Cristina Cibele de Souza Serenza,
Olimpio Arce Samaniego,
Rosana Mara Scaff Pereira,
Valquiria Joice Corvalã dos Santos,
Fermino Bogarim,
Marilda Bittencourt de Marco,
Aline Medeiros Pache,
Paulo Henrique Maluf Alves,
Luciano Gonçalves.

*Colaborou Tatyane Gameiro

IGREJA DE SÃO BENEDITO

Restauração da igreja da Comunidade Quilombola Tia Eva começa em janeiro

Com orçamento de R$ 2,2 milhões, obras começam no dia 13 de janeiro e também envolvem a requalificação do entorno; tombada como patrimônio histórico municipal e estadual, construção de 1919 será reconhecida como patrimônio cultural brasileiro

18/12/2025 10h00

A intenção é de que a empresa executora (Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda.) priorize as intervenções para

A intenção é de que a empresa executora (Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda.) priorize as intervenções para "uma possível inauguração" da igreja até o período das festividades da Tia Eva, em novembro de 2026 Foto: Divulgação/Ricardo Gomes

Continue Lendo...

Em uma reunião realizada no fim de tarde de terça-feira, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) apresentou à Comunidade Quilombola Tia Eva o projeto de restauro da Igreja de São Benedito e de requalificação do entorno. O evento contou com a presença de representantes da comunidade e do poder público municipal e estadual.

A obra será executada pela empresa Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda., vencedora da Concorrência Eletrônica nº 030/2025-DLO, homologada em 14 de outubro de 2025.

O contrato está estimado em R$ 2.213.000,00, e o prazo de execução é de 540 dias, a partir da ordem de início dos serviços, ou seja, o começo das obras ficou estabelecido para o dia 13 de janeiro de 2026.

Adanilto Faustino de Souza Júnior, gerente de projetos e orçamento da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), afirma que a intenção é de que a empresa executora priorize as intervenções na igreja para que até o período das festividades da Tia Eva, em novembro de 2026, o restauro tenha avançado e posso ocorrer “até uma possível inauguração” somente da igreja. “O restante segue o prazo de um ano e meio previsto”, afirma Adanilto.

O projeto foi contratado pela Prefeitura de Campo de Grande e, após uma pesquisa realizada junto à comunidade, foi doado ao governo para a execução. Adanilto explica que o foco principal é o restauro da Igreja de São Benedito, que se localiza no coração da Comunidade Tia Eva.

“Vai ser feito o restauro das portas, janelas, estruturas de madeira, que ainda são originais, um reforço do telhado, porque hoje ele e a estrutura estão cedendo, vai ser feito o reforço estrutural de toda a fachada, que está colapsando – ela tem uma fissura centralizada –, e o reparo, a pintura e a requalificação de todo o ambiente. Pisos, pinturas. Os altares vão ser feitos. Tem a parte de mobiliário e tem a parte de restauro de imagens”, especifica o gerente da Agesul.

ENTORNO

Também vai ser requalificado todo o entorno da igreja. “No entorno direto, vai ser feita a demolição de todas as construções existentes, são construções posteriores à igreja, então, não são considerados itens que devem ser restaurados, e vai ser construída uma praça no entorno imediato, com a recolocação do busto da Tia Eva, que hoje fica na frente da igreja. Vai ter o restauro do busto e a recolocação num local de mais destaque. O cruzeiro vai ser restaurado e colocado num ponto principal da praça”, prossegue Adanilto.

“Será feito um projeto urbanístico para a requalificação da área. Para que a comunidade venha mais para o entorno da igreja. Vai ser construída uma área para visitantes, turistas e educacional, onde hoje é a churrasqueira, que vai ser demolida. E o salão também vai sofrer uma grande intervenção. Vai ser reformado para ter capacidade, melhoria de banheiros, de palco. Vai ser construída uma cozinha, melhoria no bar e uma adaptação para atender acessibilidade e questões de incêndio e pânico, para que fique dentro das normas vigentes”, diz.

SÍMBOLO MÁXIMO

O presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Ronaldo Jefferson da Silva, afirmou que a igreja é um símbolo máximo da comunidade, “então, com o restauro da igreja e seu entorno, você traz novamente a memória de Tia Eva. Porque você tem a igreja hoje como símbolo da comunidade, e aí, é uma igreja que foi construída por Tia Eva, que deixou seu legado, sua história, e nós descendentes temos que manter viva essa memória de Tia Eva”.

PATRIMÔNIO BRASILEIRO

João Henrique dos Santos, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso do Sul, informa que logo a igreja vai ser um patrimônio reconhecido também pelo Iphan, como patrimônio cultural brasileiro.

“É um momento realmente ímpar e acho que é um momento de festa e de consagração da Comunidade Tia Eva”, diz João Henrique, um dos autores do projeto de restauro. A igreja já é tombada como patrimônio histórico municipal (1996) e estadual (1998/2022).

“Acho que a Comunidade Tia Eva merece o reconhecimento por meio de um projeto arquitetônico de restauração da igreja, da restauração desse patrimônio cultural nosso, de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul, e que, em pouquíssimo tempo, a gente vai ter esse patrimônio reconhecido também pelo Iphan, enquanto um patrimônio cultural brasileiro. Então, eu acho que esse lançamento dessa obra é um coroamento de um trabalho árduo, tanto do Município quanto do governo de MS e também agora com a presença do Iphan”, diz.

“Ganha a comunidade, ganha a história de Campo Grande, ganha a nossa memória, nossa identidade, ganha a cidade, ganha Mato Grosso do Sul. Porque, para além desse espaço ser devolvido para a população, o entorno também vai poder curtir esse espaço, a gente vai ter aqui praça, vai estar reformado e apto para receber os eventos da comunidade, a festa de São Benedito [maio]. Vai ter um lugar para falar que ‘pronto, agora eu tenho um lugar equipado, um lugar adequado para essa festividade’. Acho que o patrimônio cultural brasileiro hoje sai mais forte com esse lançamento da obra”, celebra o superintendente.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, a reunião representou um momento muito importante de apresentar, em uma prestação de contas, e ouvir a comunidade sobre o projeto que foi feito para o restauro desse prédio, “que é muito importante para a história de Campo Grande, para a história de Mato Grosso do Sul e, principalmente, para essa comunidade”.

“Tia Eva tem uma importância histórica, um símbolo de resistência, um símbolo de apoio às comunidades quilombolas, e é uma das fundadoras de Campo Grande, uma das primeiras moradoras. Eu acho que isso aqui é emblemático para Mato Grosso do Sul, para Campo Grande, é muito importante a gente apresentar para a comunidade, cumprindo uma etapa importante de preservação desse patrimônio histórico”, reforça o secretário.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Estaria havendo "ruídos" entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (18)

18/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Margaret Thatcher - política britânica

Não existe dinheiro público. Existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.

Felpuda

Estaria havendo “ruídos” entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para acompanhar e cobrar providências voltadas ao aprimoramento da regulação de acesso aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de urgência e emergência da Capital e da macrorregião Centro. O procedimento decorre de manifestações do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Este último órgão alertou para potenciais impactos negativos da centralização e que não estaria havendo, segundo documentação, integração efetiva entre Município e Estado.

Mais um

Nos meios políticos, há quem não descarte a possibilidade real do surgimento de um pré-candidato ao governo que possa aglutinar o grupo da direita considerado extremamente conservador.

Mais

Fala-se, inclusive, que essa turma estaria conversando e que o nome para encarar a empreitada seria o do deputado federal Marcos Pollon, que estaria pronto para desembarcar do PL, porque o partido fechou as portas para candidatura própria.

Diálogo

A jornalista Maria Cândida foi a mestre de cerimônia do Araruna Fest, no dia 11, que recebeu, entre outras atrações, Lobão Power Trio. Na foto, Maria e os artistas Willian Paiva, Guto Passos, Lobão e o empresário Patrick Gontier, da 93 Produções. O evento foi realizado no Bosqueexpo e sua segunda edição acontecerá em maio de 2026, com a participação de Frejat.

DiálogoEstener Ananias de Carvalho e Renata dos Santos Araújo de Carvalho

 

DiálogoAnderson Varejão, Luiz Fruet e Aylton Tesch

Dupla

O fim do ano chega com dois nomes colocados como futuros candidatos ao governo do Estado. No caso, Eduardo Riedel (PP), que tentará a reeleição, e Fábio Trad (PT). Até o momento, não há outro nome posto que realmente possa conseguir entrar em campo com partido que tenha força política e estrutura. A direita e a esquerda, portanto, estariam representadas. Resta saber o que vem por aí.

Retroativo

O Senado aprovou na terça-feira projeto que autoriza os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem para servidores, retroativamente, direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de Covid-19. A proposta foi aprovada com 62 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções e agora segue para sanção presidencial. O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente.

Para todos

Os pagamentos são referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 e conte com orçamento disponível. Antes da votação, o projeto sofreu alteração: a expressão “a servidores públicos” foi trocada por “ao quadro de pessoal”. Assim, a mudança valerá para os servidores públicos efetivos e para os empregados públicos contratados por CLT.

ANIVERSARIANTES

Alexandre Augusto Brandes, 
Marina Mazzini Thomaz,
Rubião Silva Ferraz,
Renata Potrich Dolzan,
David Souza,
Dirceu Roveda Deboni,
Dr. Paulo de Tarso Rosa Delfini,
Antônio Koester,
Neusa Maria de Almeida Correia,
Daniela Lopes,
Tânia Maria Lima Miguel,
José Antonio Soares,
Moises da Silva Pereira,
Cleuvanir Barbosa de Lima,
Sônia Maria Penrabel Galhardo,
Elídio Morales,
Elisabete Garcia Gomes,
Leila Cristina Sabino Pinho, 
Marcelo dos Santos Felipe,
Alderi Dal Lago,
Maria Ângela Correia Lúcio,
Viviane aparecida Lino de Almeida,
Maria Cândida Vieira Praxedes,
Lucy Chinzarian,  
Dra. Maria Isabel Dutra,
José Ferreira do Nascimento,
Bernardino Lopes,
Edna Batista de Carvalho da Silva,
Môrgana Gaspar do Valle,
Célia Sanches Nunes,
Aurea Cecília Villarinhos,
Wilian de Siqueira,
Régia Jussara Fagundes,
Amanda Rui Maia,
Laucídio Valdez de Barros,
Janete Isabel Galand de Bazan,
Cooracy Galdino,
Helbert Basso,
Edson Antunes,
Adalberto Ledesma dos Santos,
Thiago Vinicius Domingues,
Eloi de Lima,
Carlos Alexandrino de Arruda,
Tatiana Seda,
Zenaíde de Lemos Barroso,
Reinaldo Camacho Braga,
Dr. Clério Pereira Ferreira,  
Paulo Tadeu Klidzio,  
Antonio Cezar Naglis,
Tiago Castriani Quirino,
Maria Elipia Ferreira dos Santos,
Zuleika Freitas de Oliveira,
Renata de Oliveira Costa,  
Jeane Gleice Camargo Barros, 
Cleusa Benevides Gonçalves,
Zita Olinda Verçoza de Matos,
Cristiane Lopes mMiranda,
Alaide de Castro,
Carlos Frederico de Souza Baís,
Flávio Pedra,
José Gonçalves de Lima,
Hilde Brandão Souza Barbosa,
Elena Alves dos Santos,
Cristiane Borges Netto Medeiros,
Regina de Souza Vasco,
Odive Soares da Silva,
Karina Gindri Soligo Fortini,
Flávia Correia Lima,
Edson Gonçalves de Aguiar,
Carlos Maurício Corrêa da Costa, 
José Carlos Crisostomo Ribeiro,
Flávio Antonio de Almeida,
Gisele Camargo de Oliveira,
Rosilene Rosa Valota,  
Joaquim Guimarães Honorio, 
Daisson Saraiva,
Hilton Pereira Vargas,
Joanice Vieira Ramos,
Adenalcides Azevedo Silva,
Lindamir Fernandes Santos Ávila,
Ângela Maria de Jesus Gonzaga,
Josiley Costa de Oliveira Silva,
Ana Lúcia Pietramale Ebling,
Hilário Antonio Dalbosco,
Rosilda Ribeiro Rodrigues,
Anazuia Guedes Sá Earp,  
Clóvis Sylvestre Sant´ana,
Antonio Cavalheiro Ocampos, 
Eduardo de Oliveira Mendes, 
Thaysa Cervantes Ennes,
Michelle Melo de Melo,
Valfrido Pereira do Prado,
João Nelson Lyrio Filho,  
Sirlena Aquino de Oliveira,
Roberto Tognoli Alves da Silva,
Eleonor Carvalho Lossio,
Higor Thiago Pereira Mendes,
Rubens Dario Ferreira Lobo Junior,
Tobias Jacob Feitosa Gomes,
Wilton Cordeiro Guedes,
Ivan Corrêa Leite,
Jair Augusto de Almeida Lara,
Leila Benites Ricardo,
Jean Rodrigues Andrade, 
Maria Clara Machado Almeida, 
Lúcio Mauro Menezes, 
Carlos Henrique Torres Mendes, 
Carolina de Oliveira Barbosa, 
Amanda de Souza Miranda, 
Rosa Helena Lima Gonçalves, 
Telma Barros Costa, 
Luiz Claudio Ramos da Silva.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).