Correio B

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

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Martha Medeiros - escritora brasileira

"Não gosto de nada que é raso, de água pela canela. Ou eu mergulho até encontrar o reino submerso de Atlântida ou fico à margem, espiando de fora".

FELPUDA

Nos bastidores, a informação que se tem é de que nem tudo são flores entre duas cabecinhas coroadas que andam medindo forças. Pelo andar da carruagem, o comandante do time deverá entrar em ação para colocar a casa em ordem, antes que a situação passe ao domínio público, conturbando o processo administrativo que, aliás, mal começou. Consta que os nervos por lá andam à flor da pele. Também, pudera...

Canal

Com Simone Tebet como ministra, políticos acreditam que o governador Riedel terá um bom canal de interlocução com a administração petista. Vale lembrar que Eduardo Rocha, esposo dela, é o secretário da Casa Civil de MS.

Mas...

Tudo dependerá, é claro, das articulações políticas regionais, tendo em vista que a bancada do PT na Assembleia Legislativa de MS está "de cara" com Riedel por não ter conseguido emplacar ninguém no primeiro escalão.

O libanês naturalizado brasileiro Edmond Jacob Safra sempre manteve uma vida discreta, sem a extravagância típica de bilionários. O pouco que se sabe sobre ele vive na memória dos seus poucos amigos. Parte desses relatos está na recém-lançada biografia "A Banker's Journey How Edmond J. Safra Built a Global Financial Empire" (A Jornada de um Banqueiro Como Edmond J. Safra Construiu um Império Financeiro Global, em tradução livre), do jornalista americano Daniel Gross.

Para escrever o livro, processo que levou cinco anos, Gross conseguiu entrevistar a viúva, a brasileira Lily Safra (falecida em julho de 2022), que cedeu fotos do seu arquivo pessoal e leu o manuscrito final. Edmond era conhecido por doar na mesma proporção em que ganhava. Até sua morte, em 1999, estima-se que tenha feito doações em torno de US$ 1 bilhão.

Parte de sua fortuna, avaliada em US$ 12,5 bilhões, foi destinada à caridade e à fundação filantrópica que leva seu nome. Sempre em busca do melhor lugar para os seus negócios, Edmond decidiu se mudar para os Estados Unidos, já que a economia daquele país era livre. Foi lá que se consagrou como gênio das finanças.

Gisele Marciano, com direito à companhia do seu filho Willian Marciano

Gisele Marciano, com direito à companhia do seu filho Willian Marciano. Foto: Arquivo Pessoal

Natalia Fusco e Bruno Dias

Natalia Fusco e Bruno Dias. Foto: Iude Richele e Fe Candy

Time

O governador Eduardo Riedel começou a nomear a turma de sua comunicação. Por enquanto, são 20 profissionais da área que tiveram os nomes publicados no Diário Oficial do dia 9.

Alguns deles atuavam na administração anterior, e outros trabalharam durante a campanha eleitoral. O secretário-executivo (cargo criado pelo governo atual), que comandará toda a estrutura, até ontem não havia sido nomeado.

Novo endereço

A publicação no Diário Oficial do dia 10 sacramentou a troca de Max Antônio Freitas da Cruz da administração municipal para a estadual. Ele comandou a Secretaria de Cultura de Campo Grande por três anos e, no dia 9, foi exonerado a pedido, pois estava com as malas prontas para novo endereço. Max foi nomeado diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo governador Eduardo Riedel.

Só dele

Eleito deputado federal, o advogado Rodolfo Nogueira (PL) livrou-se de problemas políticos em que se envolveu quando de sua primeira disputa eleitoral. Um deles era ser suplente da senadora Soraya Thronicke (União Brasil), com quem viveu um período de conflito no qual ela tentou tirar-lhe a suplência na Justiça Eleitoral, sem sucesso.

O outro é que ficaria esses últimos quatro anos, como ocorreu nos anteriores, sem ter o gostinho de sentar ao menos por um tempo na cadeira da titular, que, obviamente, nunca se licenciaria para permitir isso. Agora, tem uma cadeira para chamar de sua.

Aniversariantes

 

  • Klisângela Reis Vendramin,
  • Márcio Venâncio,
  • Maria Cecilia Amendola da Motta,
  • José Airton Saraiva,
  • Arlete Viana Alves Corrêa,
  • Dr. Augusto José Corrêa da Costa,
  • Claudemir Flores dos Santos,
  • Dr. João Pedro de Figueiredo,
  • Marcelo da Costa Velasquez,
  • Artur de Carli,
  • Assunção Silva Rodrigues,
  • Hideko Sanematsu,
  • Jamir Gomes da Silva,
  • Luiz Alberto Bernardo Ferreira,
  • Manoel Enrique Cuellar Manzano,
  • Ramona Garcia,
  • Sara Lucena do Nascimento Ferreira,
  • Vinicius Paes de Souza,
  • Waldemir Ribeiro Acosta,
  • Douglas Melo Figueiredo,
  • Marcus Sérgio Aguiar,
  • Paulo Alexandre Santos de Oliveira,
  • Jurandyr Martins Abrão,
  • Flaviano Longo,
  • Maria Esther Feitosa,
  • Celso Fabrício Correia de Souza,
  • Valdenor Vieira Magalhães,
  • Vanderléia Vitório (Vanda),
  • Maurício Pinto de Figueiredo,
  • Silvia Valiente,
  • Glavio Coutinho,
  • Francisco Wilson Lima Bezerra,
  • Zenilda Marques de Freitas,
  • Ronaldo Cardoso Ferreira,
  • Daniela Ribeiro Corrêa da Costa,
  • Cynthia Ribeiro Portugal,
  • Raul Tarek Fajuri,
  • José Inácio da Rocha,
  • Terezinha Migliavacca Maffissoni,
  • Maria Lúcia Junqueira,
  • Giselle Tôrres Lima,
  • Thiago Francisco de Brito,
  • Homero da Silva,
  • Suelayne Mantovani,
  • Mário Márcio de Souza,
  • Alfredo Hilário Pizzato,
  • Lidianne Gomes Dutra,
  • David Moura de Olindo,
  • Moacir Ari Marcuci,
  • Alício Cardoso Ferreira,
  • Jacy Maria da Silva,
  • Maria do Carmo Lima,
  • Marisa Moreira,
  • Tereza Cristina Mendes,
  • Luiza Carmo Silva,
  • José Francisco Oliveira,
  • Lúcia Helena Barbosa,
  • Keila Santos,
  • Maria Lúcia Pereira,
  • Jonas Cleber Rossatti,
  • Pedro Paulo Oliveira,
  • Lucimar Bononi,
  • Virgínia Medeiros,
  • Lucila Constantin,
  • Gilda Cardoso,
  • Vilmara Silva Souza,
  • Bruno Vieira Gonçalves,
  • Alba Regina Bitencourt,
  • Leandro Cesar Oliveira,
  • Maria Judite Gomes Uliana Zago,
  • James Francelino de Oliveira,
  • Nydia Carvalho da Cunha,
  • Aparecido Borin,
  • João Carlos Lopes,
  • André Conca Júnior,
  • Aparecido da Silva Ribeiro,
  • Eudes Santos de Souza,
  • Acácio Augusto Ferreira,
  • Luiz Calvo Ramires Júnior,
  • Nilo Genaro Klafke,
  • Magali da Silva,
  • Eroni Gonçalves Pereira,
  • Jesiel de Carvalho Moreira,
  • Karina de Sales Trentino,
  • Roseléia da Cunha Neves de Souza Gomide,
  • Leticia Soares Vaccaro,
  • Mariana Lago de Aquino,
  • Gildo Nespoli,
  • Thayanne Ferreira Borba,
  • Valdemir Alves Junior,
  • Maika do Amaral Gomez,
  • Celso Roberto Gori Filho,
  • Giuvana Vargas,
  • João Arantes de Medeiros,
  • Elisangela Antonini Frameschi,
  • Roberto Lourenço Ribeiro,
  • Lucimara Miazato,
  • Paulo Fernando Maragni,
  • Rafael Gomes de Santana,
  • Vanessa Teixeira Lemes Cardoso,
  • Alessandro Rogério Capobianco,
  • Marcos Piva,
  • João Jair Sartorelo Junior,
  • Rita de Cássia Amadeu Cristófaro,
  • Benedita Arcadia de Jesus Timóteo,
  • Dra. Tânia Garcia de Freitas Borges,
  • Fábio Paschoal Marques da Silva,
  • Marco Antonio Loureiro Palmieri,
  • Larissa Mendes Moreira,
  • Carolina Teixeira Nunes.

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Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento

Médica-veterinária explica que cães e gatos não têm o mesmo comportamento alimentar dos humanos e aponta possíveis razões para recusarem a ração

13/12/2025 15h30

Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento

Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento Foto: Divulgação

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Não é raro os responsáveis por pets observarem que seu animalzinho perdeu o interesse pelo alimento oferecido, e a primeira coisa a se pensar é que ele enjoou da ração. Afinal, a ideia de comer a mesma coisa todos os dias, em todas as refeições, não parece muito atrativa para nós, seres humanos. E como os pets, de modo geral, costumam ter uma única fonte de alimento, o desinteresse seria um sinal de que está na hora de trocá-lo.

Para quem se pergunta se o animal de companhia “enjoa” da ração, a resposta, do ponto de vista biológico, é que cães e gatos não precisam de trocas frequentes de alimentos apenas por variedade de sabor. Estudos mostram que os cães têm menos botões gustativos do que os humanos e são muito mais influenciados pelo olfato, pela textura e pela forma como o alimento é apresentado do que pela “novidade” do sabor em si.

Já os gatos são reconhecidamente mais seletivos, especialmente em relação ao aroma, à textura, à crocância e ao formato do alimento, o que ajuda a explicar por que podem recusar determinadas rações com mais facilidade.

“Enquanto os cães têm o olfato e a audição muito apurados em comparação aos seres humanos, o paladar é menos desenvolvido, de modo que eles tendem a aceitar bem uma dieta constante, sem necessidade de trocas frequentes apenas para evitar um suposto “enjoo”. Já os gatos, por serem mais exigentes quanto ao aroma e à textura, podem recusar o alimento quando há mudanças na formulação, no formato ou na crocância”, explica a médica-veterinária Amanda Arsoli.

Outro ponto importante é que os alimentos de qualidade são formulados para oferecer alta palatabilidade, uma combinação de fatores que envolve o aroma, a textura, o sabor e até a forma como é processado e apresentado. Esse conjunto de características estimula o consumo e garante que cães e gatos se alimentem de forma adequada, mantendo sua saúde e vitalidade.

Mas se os pets não costumam enjoar do alimento, por que então podem passar a recusá-lo? Amanda Arsoli explica que a falta de apetite é um sinal de alerta. “A redução ou até a recusa da alimentação pode estar ligada a fatores como estresse, alguma doença, mudanças no ambiente ou na rotina, chegada de outro animal ao convívio ou ainda alterações na formulação do alimento.

Diante de uma recusa persistente, é importante consultar o médico-veterinário de confiança, para que avalie o histórico do animal, realize os exames físicos e laboratoriais necessários e oriente, de forma adequada, sobre a necessidade – ou não – de mudança do alimento”.

Para complementar, Amanda Arsoli lista algumas razões que podem fazer com que o pet passe a recusar o alimento oferecido:

- Armazenamento incorreto, o que pode fazer com que o alimento perca aroma e outras características importantes. O ideal é que a ração seja mantida na embalagem original, pois ela foi desenvolvida para preservar as propriedades do produto. Além disso, a embalagem deve estar bem fechada e em local fresco e arejado, longe da luz, umidade e de produtos químicos;

- O comedouro estar em local inadequado, como ambientes muito quentes ou próximo de onde o animal faz suas necessidades;

- O alimento ficar muito tempo exposto no comedouro, perdendo suas características e atraindo pragas que possam contaminá-lo;

- Em dias muito quentes, o animal pode não ter vontade de comer nos horários de costume. O ideal é oferecer o alimento pela manhã e final do dia, por serem horários mais frescos;

- Oferecer petiscos em excesso, o que pode prejudicar o apetite e fazer com que o pet rejeite a ração.

 

Entender o comportamento alimentar dos pets, ficar atento ao quanto o animal está ingerindo diariamente e manter consultas periódicas ao médico-veterinário são atitudes essenciais para preservar a saúde e o bem-estar de cães e gatos ao longo de toda a vida.

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Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

A lista de indicações revela forças, silêncios e tendências que devem marcar toda a temporada de premiações. Sinners domina, Wagner surpreende e Cynthia fica de fora.

13/12/2025 14h00

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026 Foto: Divulgação

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As indicações ao Critics’ Choice deste ano chegaram com aquela mistura deliciosa de obviedades confirmadas, surpresas estratégicas e ausências que vão ecoar pelas próximas semanas. Não é exagero dizer que, com essa lista, o jogo realmente começou e já com algumas peças bem posicionadas no tabuleiro.

Sinners no comando absoluto

O grande fato é inescapável: Sinners saiu da largada como o filme da temporada. São 17 indicações, um número que não deixa espaço para debate. Ele entra em tudo: Filme, Diretor, Ator, Roteiro, categorias técnicas, Elenco, Trilha, Canção. Quando uma produção aparece em quase todos os campos possíveis, ela naturalmente assume o posto de eixo gravitacional do ano. É aquele combo que a crítica adora: força dramática, acabamento técnico, ambição estética e performances que sustentam o pacote. Sinners não só lidera, ele estabelece o tom.

Logo atrás, One Battle After Another surge com 14 indicações, enquanto Hamnet e Frankenstein empatam com 11. É um grupo que revela o gosto de 2025/2026: cinema com assinatura, com textura, com direção que guia narrativa e atmosfera. Nada de lugar-comum — mesmo quando lidam com obras literárias ou universos de fantasia, esses filmes chegam com personalidade.

Bugônia cresce, Avatar diminui

Entre os movimentos mais reveladores da manhã está Bugônia entrando em Melhor Filme. Até pouco tempo, muitos tratavam a presença de Avatar: Fire and Ash como automática nas listas amplas, mas a vaga ficou com Bugônia. E isso não é acidental: o filme também aparece em Melhor Atriz (Emma Stone) e em Roteiro Adaptado, o que sinaliza que não é um candidato “alternativo”, mas uma força real na temporada. Avatar, ao contrário, ficou restrito ao espaço inevitável: Efeitos Visuais. Para um projeto concebido como megaevento, é um baque. O Critics’ Choice deixa claro que a escala, sozinha, não define relevância este ano.

Wagner Moura atravessa fronteiras

Um dos momentos simbólicos — e históricos — da lista é a indicação de Wagner Moura em Melhor Ator por O Agente Secreto, somada à presença do filme em Melhor Filme em Língua Estrangeira. Não é comum um protagonista de um filme internacional furar a bolha das categorias principais de atuação. Quando isso acontece, desloca a conversa. A indicação reforça tanto a força do filme quanto o impacto da performance. É um marco real para a presença latina nas premiações americanas e abre caminho para que O Agente Secreto circule mais amplamente na temporada.

Melhor Ator: a categoria mais competitiva do ano

A lista de Melhor Ator deixa claro que a corrida está mais apertada do que parecia. Além de Wagner, aparecem nomes que já estavam no radar e outros que chegam para consolidar suas chances:

• Joel Edgerton, por Train Dreams • Ethan Hawke, por Blue Moon • Mais Michael B. Jordan, Lee Byung-hun, George Clooney, entre outros
Com tantos filmes fortes aparecendo também em categorias de topo, essa é uma daquelas disputas que pode mudar semana a semana. Train Dreams, por exemplo, cresceu muito: entrou em Filme, Ator e Roteiro Adaptado e isso automaticamente fortalece Edgerton. Já Hawke, vindo de um filme mais isolado, depende do carinho dos votantes.

A categoria perfeita com o buraco mais comentado: Melhor Atriz

O grupo de indicadas a Melhor Atriz está impecável no conjunto, mas não sem um peso: a ausência de Cynthia Erivo por Wicked: For Good. Com seis vagas, deixar de fora a protagonista de um filme indicado em várias categorias, inclusive Melhor Filme, não passa despercebido. O Critics’ Choice abraça Amanda Seyfried, Emma Stone, Rose Byrne, Chase Infinity e outras grandes performances, mas o silêncio em torno de Erivo fala alto. Ela era tratada como nome praticamente garantido, e essa esnobada agora se torna um fantasma que a temporada precisará exorcizar — ou confirmar — nas próximas rodadas.

Direção: del Toro dentro, outros nomes fortes de fora

Na categoria de Direção, o espaço para Guillermo del Toro por Frankenstein já era esperado: o filme é um projeto de paixão e chegou com a marca emocional e visual que os votantes costumam prestigiar. Mas sua entrada implica ausências significativas: diretores que vinham sendo tratados como fortes na temporada ficaram de fora. Isso reforça uma tendência do ano: a crítica está priorizando obras com assinatura estética e emocional muito clara e sendo mais seletiva com continuações de franquias ou com cinema político mais direto.

Coadjuvantes e roteiros mSinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar.

E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes mostram onde a crítica está arriscando.
As categorias de coadjuvante e de roteiro ajudam a desenhar o segundo plano da temporada:

• Amy Madigan e Ariana Grande ganham força em Atriz Coadjuvante. • Jacob Elordi conquista espaço com Frankenstein. • O elenco de Sinners aparece em categorias diversas, reforçando a força coletiva do filme.

Em roteiro, o Critics’ Choice faz escolhas que deixam clara a intenção de ampliar a conversa:


- Weapons e Sorry Baby entram em Original, abrindo espaço para filmes fora do eixo óbvio. • Train Dreams, Bugônia, Hamnet e Nenhuma Outra Escolha formam um Adaptado sólido e variado. Quando um filme vai forte em roteiro, automaticamente fortalece seus nomes de atuação — é o caso de Train Dreams e Bugônia. O que a lista diz, no fim das contas o Critics’ Choice deste ano não só acende a temporada: ele revela um movimento coletivo. 

Sinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar. E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes.
 

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