Correio B

Cinema

Confira as estreias da semana nos cinemas de Mato Grosso do Sul

"Um Lugar Silencioso: Dia Um" conta a história de como aliens invadiram o planeta, enredo da saga principal

Continue lendo...

Para explicar a origem do cenário apocalíptico causado por uma invasão alienígena, "Um Lugar Silencioso: Dia Um" estreia nesta quinta-feira (27).

A saga principal, narra a sobrevivência da família Abbott em meio a aliens que percebem a presença de suas presas por meio do som.

Confira a lista completa de estreias abaixo:

Sinopses

Um Lugar Silencioso: Dia Um

Um Lugar Silencioso: Dia Um é um spin-off de Um Lugar Silencioso, filme de 2018 dirigido por John Krasinski, que também estrela o filme ao lado da esposa, Emily Blunt. O spin-off é um prelúdio do primeiro filme, acompanhando a chegada dos alienígenas à Terra e a ruína da sociedade como resultado da invasão. Antes dos assustadores eventos vividos pela família Abbott (John Krasinski e Emily Blunt) nos filmes anteriores, o mundo não estava dominado pelos alienígenas. Sam (Lupita Nyong'o) estava entre os humanos acostumados aos ruídos de uma metrópole, como Nova York. Até o momento em que ela testemunha a chegada das criaturas no planeta Terra e o consequente massacre. Agora, ela e Henri (Djimon Hounsou), juntamente com outros sobreviventes, precisarão aprender a sobreviver com os monstros assassinos, que se orientam pelo som de suas vítimas na cidade mais ruidosa do mundo. Nessa nova produção, podemos esperar não apenas cenas de tensão e suspense, mas também um mergulho mais profundo na dinâmica social entre os sobreviventes e a evolução do terror que assola a humanidade, como os humanos conseguiram sobreviver a esse ataque?

Diretor: John Krasinski

Duração: 1h 39 min

Classificação indicativa: 16 anos

Título original: A Quiet Place: Day One

Onde ver: 

  • Campo Grande: Cinemark (Shopping Campo Grande) e Cinépolis (Shopping Norte Sul)
  • Três Lagoas: Cinépolis (Shopping Três Lagoas)
  • Dourados: Cine Araújo (Shopping Avenida Center)

 

Tô de Graça - O Filme

Tô de Graça - O Filme é uma produção inspirada na série homônima de televisão e dirigida por César Rodrigues (Minha Mãe é Uma Peça 2). Na trama, Graça (Rodrigo Sant’Anna) é uma mãe de 14 filhos e moradora do subúrbio do Rio de Janeiro. Depois de ganhar uma indenização inesperada, ela decide torrar o dinheiro levando toda a família para um feriadão em Búzios-RJ. Agora distante da comunidade onde se passaram as seis temporadas dessa personagem icônica, Graça mostrará várias confusões causadas pela família que quer aproveitar a viagem ao máximo.

Diretor: César Rodrigues

Duração: 1h 40 min

Classificação indicativa: 12 anos

Onde ver: 

  • Campo Grande: Cinemark (Shopping Campo Grande) e Cinépolis (Shopping Norte Sul)
  • Dourados: Cine Araújo (Shopping Avenida Center)

 

Assine o Correio do Estado

Semana Santa

Aprenda a fazer bacalhau confitado com legumes para a Sexta-Feira Santa

Saiba como confitar o peixe mais tradicional da Semana Santa, uma técnica para os acompanhamentos ganharem maior intensidade de sabor e que deixa o nobre pescado ainda mais perfumado e tenro

05/04/2025 10h30

Brócolis, batata, alho negro, tomate: com diversos acompanhamentos, o bacalhau confitado é uma apoteose do sabor

Brócolis, batata, alho negro, tomate: com diversos acompanhamentos, o bacalhau confitado é uma apoteose do sabor Divulgação

Continue Lendo...

A Páscoa é daqui a duas semanas, e o bacalhau, com perdão da redundância, é um item sagrado na Sexta-Feira Santa. Reunir familiares e amigos ao redor da mesa para degustar o nobre pescado, que está com a cotação a partir de R$ 80 por quilo em Campo Grande, é uma tradição neste período. O chef de cozinha Eduardo Duó sugere uma receita para a data: o bacalhau confitado. A técnica garante um sabor profundo, ideal para as festividades.

Duó afirma que a receita eleva o sabor do bacalhau a um novo patamar, utilizando ingredientes simples, mas cheios de sabor. Segundo o chef, que também é professor universitário, o segredo está na técnica do confitado.

“O que é confitado? Trata-se de cozinhar o alimento em gordura, nesse caso, no azeite de oliva. O azeite pode ser reutilizado, ficando aromatizado, perfeito para outras preparações, como maionese ou para temperar saladas”, explica o especialista.

Além do azeite, o bacalhau é confitado com alho, louro, tomilho e alecrim, que são colocados em um sachê de especiarias, o famoso sachet d’épices, uma trouxa que mantém as ervas presas, evitando que as folhas se soltem durante o preparo.

“O fogo deve ser bem baixo. O ideal é que a temperatura do azeite fique em torno de 60°C, sem ferver. Quando começarem a aparecer bolhas ao redor do bacalhau, é hora de desligar o fogo e deixar o bacalhau terminar de cozinhar no azeite por mais 10 minutos”, ensina.

Para acompanhar a proteína, o chef acrescenta que outros ingredientes são preparados de forma similar, como o tomate-cereja e as batatinhas. O professor explica que os tomates são confitados por cerca de cinco minutos no azeite com manjericão, enquanto as batatas bolinhas, após cozidas, são douradas no forno com o azeite do bacalhau e alecrim. “Cada ingrediente vai absorvendo o sabor do azeite, criando uma combinação perfeita de aromas e texturas”, comenta o chef.

Com esse prato, o craque do avental garante que o almoço da Sexta-Feira Santa se torna um evento repleto de sabor. Duó diz que quem experimenta o bacalhau confitado dificilmente vai querer prepará-lo de outra forma. “É um prato simples, mas com uma profundidade de sabor que faz toda a diferença na sua celebração”, afirma.

ALHO NEGRO

Uma variação bem bacana é o preparo com alho negro. Ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, no qual o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80ºC) e umidade controladas.

Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, com um toque de defumado e a presença de umami (o quinto sabor), sem aquela característica de pungência e ardência do alho comum. Tudo muito sutil e delicado.

POSTA E LOMBO

A posta de bacalhau é o corte transversal, ou seja, pega uma parte do bacalhau que inclui a espinha e a pele. Normalmente, é mais acessível e fica ótimo em receitas com cozimento mais longo, pois o peixe segura bem o formato e os sabores. Sabe aquele bacalhau de domingo, cozido na panela ou assado ao forno? Ali a posta vai muito bem.

Já o lombo é a parte nobre do bacalhau, retirado do centro do peixe. É um corte mais carnudo, sem espinhas e geralmente bem macio. Ele é um pouco mais caro, mas vale a pena para quem busca uma apresentação mais bonita e uma textura suave, principalmente em pratos em que o bacalhau é a estrela.

Como sugestão, prefira a posta nos seguintes preparos: (1) ensopados e caldeiradas: pratos com caldo são perfeitos para a posta, pois ela solta sabor, mas não desmancha, deixando o prato bem encorpado; (2) bacalhoada ao forno: aqui, a posta, com pele e espinha, ajuda a dar sabor e vai muito bem quando assada com batatas e pimentões; (3) pratos com bastante molho: se a ideia é fazer um bacalhau que absorva bem o sabor do molho, como um bacalhau à portuguesa ou com molho de tomate, a posta é ideal para esse tipo de preparo.

Já para a utilização do lombo, anote as seguintes sugestões: (1) grelhados ou assados rápidos: o lombo tem uma textura incrível e, por ser mais carnudo e livre de espinhas, fica ótimo em preparos rápidos, preservando a suculência; (2) receitas mais elaboradas ou individuais: o lombo é perfeito para isso, além de ser mais fácil de manusear e montar; (3) pratos cremosos, como o bacalhau com natas: para receitas em que o bacalhau desfia suavemente, o lombo é a melhor opção, pois traz a textura que esses pratos pedem.

DESSALGANDO

Agora, acompanhe o passo a passo para dessalgar o bacalhau. Três dias antes do preparo da receita final, leve as postas de bacalhau em água corrente para retirar a camada grossa de sal. Em seguida, coloque as postas de bacalhau em um recipiente fundo, cubra com água fria e algumas pedras de gelo e leve à geladeira.
Durante esse período, troque a água duas vezes por dia, mantendo sempre na geladeira. Após 72 horas, experimente uma lasca da posta mais grossa para ver se está dessalgada. Reservar.

Bacalhau confitado com legumes e alho negro

Ingredientes

  • 800 g de bacalhau em postas;
  • 50 g de alho negro;
  • ½ maço de brócolis comum;
  • 200 g de pimenta-cambuci;
  • 4 cebolas médias;
  • 2 caixas de tomate-cereja (aproximadamente 360 g);
  • 1 bulbo de alho roxo;
  • 900 ml de óleo de girassol;
  • 200 ml de azeite;
  • 2 folhas de louro;
  • 3 ramos de alecrim;
  • 2 ramos de tomilho;
  • Salsinha a gosto;
  • Azeite de alho negro a gosto.

Modo de Preparo

Bacalhau

Em uma panela média, acrescente o óleo de girassol, o azeite, um ramo de tomilho, um ramo de alecrim, as folhas de louro, a cabeça de alho roxo cortada ao meio e coloque para aquecer.

Disponha as posta de bacalhau, de preferência sem espinhos, os tomates-cereja (podem ser vermelhos e amarelos) e a metade da cabeça de alho roxo. Coloque os alhos negros na metade do cozimento.

Observação: o óleo não pode aquecer muito e deve manter uma temperatura de até 70°C. Para isso, mantenha o fogo bem baixo. Controle a temperatura com a ponta do dedo mergulhada no óleo por, pelo menos, 5 segundos. Você verá pequenas bolhinhas durante o processo. Deixe cozinhar de 10 a 15 minutos.

Após isso, retire o bacalhau com cuidado para não desmanchar e coloque sobre um papel toalha. Retire também os tomates e o alho roxo (reserve), as ervas e, por último, o alho negro. Guarde o óleo aromatizado para futuras preparações.

Legumes

Corte as cebolas em pétalas (8 partes), escalde o brócolis em água quente por 1 minuto, corte a pimenta-cambuci ao meio e as pimentas-dedo-de-moça em rodelas.

Em uma assadeira, regue azeite generosamente e disponha os legumes. Adicione um ramo de tomilho, sal a gosto, os dentes de alho roxo da outra metade da cabeça, regue com azeite e leve ao forno até dourarem.

Cozinhe as batatas em água fervente por 5 minutos e espalhe-as em outra assadeira untada. Em seguida, adicione sal a gosto, desmanche um ramo de alecrim por cima e regue com azeite de alho negro. Coloque no forno até ficarem bem douradas.

Montagem

Opcional: antes de servir, coloque azeite em uma frigideira e grelhe as postas de bacalhau dos dois lados até dourarem. Doure também a metade da cabeça de alho roxo. Em um prato grande, ou travessa, coloque o brócolis e, por cima, as postas de bacalhau.

Em volta, disponha as batatas, o tomate-cereja, os legumes, espalhe os dentes de alho negro e finalize generosamente com o azeite de alho negro.

Sugestão: substitua o brócolis ou adicione ao prato folhas de taioba puxadas no azeite e alho.

Bacalhau confitado do chef Duó

Ingredientes

  • 1 litro de azeite;
  • 1 kg de bacalhau dessalgado em postas;
  • 50 g de alcaparras;
  • 1 maço de alecrim fresco;
  • 1 maço de manjericão;
  • 1 maço de tomilho;
  • 1 maço de cheiro-verde;
  • 4 folhas de louro;
  • 1 cabeça de alho;
  • 1 kg de batata bolinha;
  • 500 g de tomate-cereja;
  • 250 g de azeitona chilena;
  • Sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de Preparo

Enxugue bem as postas do bacalhau. Coloque-as em uma panela com dois dentes de alho amassados (com casca), o alecrim, o tomilho e o louro. Cubra com azeite de oliva e leve ao fogo bem baixo (a 60°C, sem deixar ferver. Quando começar a formar bolhas em volta do bacalhau, desligue o fogo e deixe o bacalhau confitar por mais 10 minutos. Reserve o bacalhau nesse azeite.

Coloque os alhos inteiros em uma panela pequena com tomilho e cubra com parte do azeite do bacalhau. Leve ao fogo bem baixo por cerca de 20 minutos, sem ferver. 

Coloque os tomates em uma panela pequena com manjericão e cubra com parte do azeite do bacalhau. Deixe no fogo baixo por cerca de 5 minutos. 

Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem al dente (aproximadamente 30 minutos). Depois, coloque as batatas em uma assadeira com azeite do bacalhau e alecrim e leve ao forno a 180°C de 20 a 30 minutos para dourar.

Em uma travessa, coloque as postas de bacalhau ao centro. Ao redor, disponha as batatas bolinhas com salsinha, os tomatinhos com manjericão, o alho confitado e as azeitonas chilenas.

Finalize com alcaparras e cebolinha picada.

Assine o Correio do Estado

DIÁLOGO

Sonho há muito acalentado por figurinha que estava começando a pavimentar...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo deste sábado (05/04)

05/04/2025 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Ileides Muller- poeta de MS

"Com passo seguro, passo a limpo o passado, escrevo o presente e, pau-sa-da-men-te, desenho o futuro".

FELPUDA

Sonho há muito acalentado por figurinha que estava começando a pavimentar caminho para utilizá-lo, se tornando pesadelo em meio à "selva", buracos, deslizamentos e inundações. Os dias vão se passando, e o prazo para recuperar tudo isso é longo. Para piorar, surgiu um agravante: a falta de recursos para colocar mãos à obra. Os que apostam em fazer o mesmo trajeto, mas longe de enfrentar tais problemas, estão rindo de orelha a orelha. Também, pudera

Defesa

O deputado Lidio Lopes reconheceu que a Santa Casa enfrenta dificuldades, apresentou valores que estão sendo repassados e aproveitou para dar uma alfinetada na atual gestão do hospital. Disse que aquela instituição é um pilar essencial de atendimento médico, mas que se encontra em dificuldade financeira, refletindo "o modo de gerir da atual administração". O parlamentar é esposo da prefeita Adriane Lopes, que vive momentos de confronto com a diretoria do hospital.

Projeto

Ações estratégicas conduzidas pela Fundação de Turismo de MS vão alavancar o turismo de base comunitária no Território Indígena (TI) Nioaque. Estudos foram protocolados na prefeitura, e entre eles destaca-se o levantamento completo da sinalização turística em todas aldeias, abrangendo identificação de atrativos e indicações de direção e distância, além de placas educativas. Também foi entregue o plano que define o desenvolvimento sustentável do turismo, considerando as especificidades culturais de cada aldeia.

Números

Os valores prefixados à Santa Casa ultrapassam R$ 305 milhões, explicou o deputado Lidio Lopes. Mensalmente, são repassados mais de R$ 25.300.000. Das verbas, R$ 10.962.000 vêm de recursos federais, R$ 9.077.314 do governo de MS e R$ 5.289.801 da prefeitura. Ele pontuou que, nesse período de dificuldades, o município fará o aporte de R$ 1 milhão mensal. Como se vê

Mais

Outro ato foi a validação da marca turística do TI Nioaque e da identidade visual que, dentro desse mercado, representará a região. Ainda, foi apresentado e validado o mapa de responsabilidades, o qual define as funções e os compromissos de cada aldeia dentro do projeto.

Casa nova

No dia 31 de março, a sede da Faculdade Insted foi inaugurada com a presença de inúmeras autoridades e vários convidados. Essa foi mais uma conquista para os professores Pedro Chaves dos Santos e Reni Domingos dos Santos, que têm em seus currículos competente e longa dedicação ao sistema educacional de MS. Diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai que segue o mesmo caminho dos seus pais destacou a importância do ensino diferenciado, "pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente".

Diálogo
Diálogo
Diálogo

Aniversariantes

SÁBADO (5)

  • Dr. Claudinei Jorge Goya,
  • Carlos Kuntzel,
  • Mauro Sérgio Morais,
  • Antonio Pereira Mendes,
  • Chafic Basmage,
  • Dr. Edson Shigueo Kawanami, 
  • Fumika Yoshizumi Gonda,
  • Zoraide Inacio de Freitas,
  • Helga Maria Lopes de Lima,
  • Maria Candida de Paula Almeida,
  • Onelly Ferraz Peixoto,
  • Satiko Izeki,
  • Iomê Cavalheiro dos Santos,
  • Mônica Dib Lopes,
  • Eneida Cavalheiro dos Santos,
  • Dr. Juberty Antonio de Souza,
  • Nilson Amorim de Paula,
  • Sônia Subtil Bueno de Moura,
  • Paulo Augusto Machado Pereira,
  • Dr. Júlio Donizet Loenert,
  • Maria Aparecida Gonçalves Pimentel,
  • Yvon Moreira do Egito Neto,
  • Dr. André Luis Garcia de Freitas,
  • Sigueyo Sato,
  • Lieni Jacques,
  • Márcia Carolina Guimarães Desidério,
  • Paulo César Loureiro Leite,
  • Dra. Ana Lúcia Lyrio Oliveira,
  • Dr. Mitikó Kumahara,
  • Augusto Assis Filho,
  • Dra. Furtunata Nunes Azevedo,
  • Gislene Gonçalves Braga da Silva,
  • Maria Lourdes Romeiro,
  • Geraldo Benevides,
  • Geraldo Gelio Gabinio Leite,
  • Marilia Piovesan Godoy,
  • Rosinha Conceição,
  • Geraldo Alves Marques,
  • Vicente Lessonier,
  • Wellingtton Franco Barbosa,
  • Nilma Santana Pereira,
  • Suzana Maria Maia Pinto,
  • Liliana Martins,
  • Benedita Cléia Martins,
  • Ivete Asato,
  • Jaime Azevedo Marques,
  • Ana Cecília de Freitas 
  • Pires Pereira,
  • Renata Santos Vieira,
  • Arlete Nogueira Barbosa,
  • Dercy Lombardi Kassar,
  • Sandra Joaquina de Araújo,
  • Meire Aparecida Lima,
  • Clara Rahe França,
  • Celso Cortada Cordenonssi,
  • Virginia Zampieri West,
  • Diego Lima Caramalac,
  • Tassia Regina Nicaloski,
  • Susana Elisa Moreno,
  • Horencio Serrou Camy Filho,
  • Catia Regina Madella,
  • Cleber Coelho Bianchi,
  • Nisme Salua Abdo,
  • Fábio Luiz Cafure Bezerra,
  • Rafael Wasnieski,
  • João Ferreira Neto,
  • Nelio Eni Engelmann,
  • Ivone Fonseca e Souza,
  • Osvaldo Minolu Takigame,
  • Raimundo Alves Lima,
  • José Domingues,
  • Sebastião Candido Couto,
  • Mauro Márcio Fialho Filho,
  • Newton Santos da Costa,
  • Irlei Dreher,
  • Luiz Pinto da Silva,
  • Maria Auxiliadora 
  • Pires de Almeida,
  • Maria Graças Ribeiro Almeida,
  • Marinês Dambroz de Oliveira,
  • Vladislau Garcia Gomes,
  • Paulo Paniago da Silva,
  • Neide Rodrigues Ferreira.

DOMINGO (6)

  • Alaene Peres,
  • Paulo Roberto Neves de Souza,
  • Regina Lourdes Jorge Rangel Torres Rimoli,
  • Renê Miguel Filho,
  • Dr. Divoncir Schreiner Maran, 
  • Alicio Cabreira Aristimunho,
  • Dormevil Calazaes de Salles,
  • Luiz Carlos Pais,
  • Edison de Jesus da Cruz,
  • Rosilene de Oliveira Rosa,
  • Mario Rodrigues Zanatta,
  • Maria do Carmo Escobar de Oliveira,
  • Alda Alves de Oliveira Ristow,
  • Pedro Efonsio de Farias,
  • Luiz Hermozil Correa de Lima,
  • José Afonso Wolf,
  • Manuel Amaral de Jesus,
  • Euripedes Pinheiro da Silva Junior,
  • Marcelino Duarte,
  • Helena Echeverria de Lacerda Costa,
  • Dr. Nereu Fontes,
  • Marcelo de Campos Haendchen,
  • Inaia Martins Carli, 
  • Dr. Danilo Nakao Odashiro,
  • Dácio Queiroz Silva,
  • Caroline Mansour Echeverria,
  • Dr. José Rodrigues de Almeida,
  • Alvaro Francisco Martins Borges,
  • Maria Eugênia Teixeira Machado,
  • Cecilia Peralta Caceres,
  • Nanci Lopes Gomes,
  • Angela Maria da Silva,
  • Fred Lucarelli Rodrigues,
  • Eliza Nunes Fernandes,
  • Gilmar Damião da Silva,
  • Ilda Garcia,
  • Decio Coldebella,
  • Jaderson dos Santos Gonçalves,
  • Carlos Tiago Bellin,
  • Danielle Zambra,
  • Jaime Yoshinori Oshiro,
  • Herany Lobo Dias Neres de Lima,
  • Ana Caroline Cintra Ramos,
  • Renata Nogueira e Silva,
  • Amarildo Sanches da Silva,
  • Heitor Romero Marques,
  • Ivana Staval Oliveira,
  • Rubens Izidorio,
  • Angela Mascarenhas,
  • Dr. Marcelo Sakamoto,
  • Dra. Itsume Murakami,
  • Irene Matto Grosso Pereira,
  • Amauri Penze Neto,
  • Marcelo Eduardo Battaglin Maciel,
  • Dr. Aliomar Coelho Pereira,
  • Ticiana Tiveron Tannous,
  • José Carlos Kolesk,
  • Sarah Abrão Contar,
  • Celestino Fantin,
  • Camilo de Lellis Chagas Junior Zanata,
  • Dalvelyn Menezes Kalachi,
  • Igor Del Campo Fioravante Ferreira,
  • Antonio Pionti,
  • Rames Ally,
  • Edevaldo Borges de Mendonça,
  • Mariza Rego Mejia Rios,
  • Milma Maria de Oliveira Santos,
  • Aurildo Piagetti,
  • José Eduardo Duenhas Monreal,
  • Jorge Braga Passos,
  • Marco Aurélio Ferro.

Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).