Correio B

TURISMO

Conheça alguns destinos turísticos próximos a Campo Grande para apreciar a natureza

Sebrae/MS indica opções próximas a Campo Grande para apreciar a natureza; atendidos pela entidade, estabelecimentos vêm se destacando no gosto de visitantes do próprio Estado

Continue lendo...

Para fugir da correria do dia a dia na cidade não é preciso enfrentar muitas horas de estrada, afinal, algumas cidades próximas a Campo Grande são verdadeiros recantos em meio ao verde e a paisagens exuberantes.

Seja no fim de semana ou nas férias, os municípios vizinhos oferecem inúmeros programas para aproveitar em qualquer época do ano.

Atento a esse mercado, o Sebrae/MS vem fomentando negócios do segmento turístico por meio do programa Transforma Turismo. Confira abaixo opções próximas à Capital acompanhadas pela instituição que são sob medida para quem ama natureza.

ESTÂNCIA ALEGRIA

O caminho até a estância, localizada em Campo Grande, já revela a beleza do lugar, que tem uma receptividade diferenciada, conforme a proprietária do lugar, Elda Regina Leite Galvão de Ávila.

O recanto é destinado ao lazer e ao descanso, com direito a piscina, redário, bicicletas, campo de futebol, além de ter espaço para ioga, meditação e massagem.

O cardápio é um atrativo a parte, composto por vários pratos da culinária regional sul-mato-grossense e com o diferencial de atender pessoas com restrições alimentares, com toda a base da alimentação sem glúten e, quando requisitado pelo cliente, sem lactose e nas opções vegetariana ou vegana.

“A filosofia da propriedade é proporcionar um turismo de bem-estar para quem procura um lugar sossegado, aonde o barulho da água, do vento, dos pássaros e de outros animais compõe um som ambiente para lá de especial”, conta dona Elda.

A Estância Alegria disponibiliza day use – hospedagem por apenas um dia, sem pernoite – ou aluguel para festas e confraternizações. O espaço fica na Rodovia Três Barras (MS-040), na área rural da Capital. Para saber mais, acesse o perfil no Instagram @estanciaalegria.

RECANTO DA ELÔ

Quem chega ao Recanto da Elô, localizado no município de Jaraguari, a 54 km de Campo Grande, é recepcionado pelo casal Kaka Karvalho e Eloíza Brizueña como se fosse de casa, sempre com um cafezinho.

A pousada é refúgio para quem quer se conectar com a natureza, e o cenário favorece o turismo radical, com trilha e pedal com passagem pelas cachoeiras do Arrependido, do Garimpo Velho e do Japonês.

Além dos passeios, outro atrativo é a culinária regional. A paella é o carro-chefe do lugar, um prato feito no fogão a lenha com ingredientes como carne de galinha, de vaca, de porco e uma variedade de vegetais, com opção de paella vegetariana.

“Acredito que nossos clientes vêm em busca do conjunto: fuga da cidade, passeio rural, trilha, visita às cachoeiras, nossa culinária e descanso. Depois da trilha e do almoço, o pessoal se entrega nas cadeiras, poltronas e redes do recanto”, diz Eloíza Brizueña.

O Recanto da Elô fica na MS-445, em Jaraguari. Crianças têm valores diferenciados. Para saber mais sobre o empreendimento, acesse o perfil no Instagram @recanto_da_elo.

MAIS ADIANTE

Para quem está disposto a percorrer um percurso maior em busca de contato com a natureza, outra recomendação de negócio acompanhado pelo Sebrae/MS é o Refúgio Santa Teresa, no município de Rio Verde de MT, a 250 km de Campo Grande, na região norte do Estado.

O espaço é convidativo ao campismo, ao descanso e ao lazer. Margeado pelo Rio Taquari-Mirim, o empreendimento do casal Diogo Carneiro e Eva Ferraz oferece trilha e piquenique para os amantes da natureza.

Eva ressalta que o público abrange famílias, pais que já acampavam e estão proporcionando a experiência para os filhos, além de pessoas que nunca acamparam e utilizam o day use para se aventurar.

Para ela, acampar é um quase um “ritual” para quem gosta mesmo de montar a barraca, estar em contato com a natureza, além, é claro, do vínculo com a família e com os amigos.

“Quem passa por aqui gosta mesmo é de armar a barraca, montar o fogareiro, porque sai do convencional. O campista tem um ritual e cria uma interação com a família, porque a verdade é que hoje em dia a gente tem aquela correria do dia a dia, e o refúgio vem para resgatar esse convívio”, comenta Eva.

A quantidade máxima permitida no local é de 50 pessoas por dia. O empreendimento disponibiliza pacotes de day use e tem espaço para motor home e camping.

O valor da diária é cobrado por pessoa. O Refúgio Santa Teresa fica na BR-163, km 719, em Rio Verde de Mato Grosso. Acesse o perfil no Instagram @refugiosantateresa.

TRANSFORMANDO

Em sua primeira edição, o programa Transforma Turismo capacitou pessoas interessadas em empreender e empresários do segmento turístico da região central do Estado, conhecida também como Rota Caminho dos Ipês. 

Entre os municípios que fazem parte desse grupo estão: Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

A ação também foi replicada nos municípios de Coxim e Rio Verde de Mato Grosso. Para este ano, o programa será retomado em março, quando será ampliado para outras regiões de MS.

O objetivo principal da ação é proporcionar às micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul o acesso ao mercado e o aumento da competitividade.

Além disso, também são objetivos: auxiliar os empresários a ofertar seus serviços junto às agências especializadas, formatar seus produtos e deixar as experiências atrativas, organizar roteiros e inserir o negócio nas plataformas digitais.

Para mais informações sobre a próxima edição do programa Transforma Turismo envie uma mensagem para o WhatsApp (67) 3389-5300. Essa e outras iniciativas do Sebrae/MS podem ser consultadas por meio do telefone: 0800-570-0800.

Assine o Correio do Estado

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

ALERTA PARA A EXAUSTÃO

A síndrome do dezembro perfeito

16/12/2025 11h30

Divulgação / Renata Carelli

Continue Lendo...

Dezembro traz dois fenômenos digitais que podem afetar o bem-estar: as retrospectivas de um ano supostamente perfeito e a pressão estética pelo chamado corpo de verão. O que deveria servir de inspiração tem se tornado gatilho de ansiedade para quem tenta conciliar o esporte com uma rotina de trabalho exaustiva.

O canal Atleta de Fim de Semana, criado pela produtora audiovisual Renata Carelli para servir de guia a uma prática mais saudável do esporte amador, defende que a matemática dessa comparação é injusta.

O erro comum do amador é comparar sua vida integral, que inclui boletos, trânsito, cansaço e limitações, com os melhores momentos editados de influenciadores ou atletas que vivem da imagem.

A vida é complexa demais para caber em um post. Quando nos comparamos com a retrospectiva de alguém, ignoramos o contexto, como a rede de apoio, o tempo livre e os recursos financeiros.

Essa busca por uma estética ou performance irreal no fim do ano gera uma sensação de fracasso, mesmo para quem teve um ano vitorioso dentro de suas possibilidades.

Para virar a chave em 2026, o Atleta de Fim de Semana sugere trocar a meta do corpo de verão pelo corpo funcional. A ideia é valorizar o corpo não pela aparência na praia, mas pela capacidade de viver experiências, aguentar a rotina e gerar disposição.

Confira três dicas que Renata considera essenciais para sobreviver ao fim de ano sem culpa.

NÃO DESISTIR

Não desistir é a verdadeira medalha: no mundo amador, a consistência vale mais que intensidade. Se você teve um ano difícil no trabalho e, mesmo assim, conseguiu treinar duas vezes na semana, isso é uma vitória.

O importante é celebrar o fato de não ter voltado ao sedentarismo, sem se comparar com quem treinou todos os dias.

FILTRE O FEED

Filtre o feed e a mente. Nesta época, o algoritmo privilegia corpos expostos e grandes feitos. Se isso gera ansiedade, a recomendação é prática: silencie perfis que despertam a sensação de insuficiência. O esporte deve ser sua válvula de escape para o stress, não mais uma fonte dele.

REDEFINA O SUCESSO

Redefina o sucesso para 2026: ao fazer as resoluções de Ano-Novo, evite metas baseadas apenas em estética, como perder peso a qualquer custo, ou em números de terceiros.

Trace metas de comportamento, como priorizar o sono ou se exercitar para ter energia para a família. Quando o objetivo é funcional, a pressão diminui e a longevidade no esporte aumenta.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).