Culinária e Receitas

CORREIO B+

Estrogonofe. Russo ou francês?

O chef Diogo Calegari do Hotel Deville Maringá ensina uma receita maravilhosa com salmão.

Continue lendo...

Que atire a primeira pedra quem não gosta de um delicioso estrogonofe. Eu acho que até quem não gosta, gosta desse prato tão popular aqui no Brasil (risos).

O estrogonofe não é de origem brasileira, mas é como se fosse: o prato à base de carne e creme de leite é um dos mais populares do país e está presente tanto no dia a dia quanto nas refeições mais refinadas. 

O nome já entrega que o prato é de origem russa, mas essa não é toda a verdade – há também, provavelmente, um toque francês na criação da receita. 

São Inúmeras teorias sobre a origem do estrogonofe, mas a mais aceita é que um chef francês que trabalhava para uma família russa, de sobrenome Stroganov, criou o prato no século 18. 

A história é que o chef teria decidido cortar a carne em tiras e adicionado o creme de leite para amenizar as dores de dente sofridas pelo patrão, o conde Grigory Stroganov.

Outras teorias afirmam que a criação não tem nada a ver com a família Stroganov, e que o nome do prato viria da adaptação da palavra russa strogat, que significa algo como “cortar em pedaços”. 

Independentemente da origem, o que se sabe é que o prato se espalhou pelo mundo quando chegou à França, trazido pela fuga da nobreza russa após a revolução de 1917.

Originalmente feito com carne bovina e cogumelos, o estrogonofe sofreu diversas alterações ao se popularizar pelo mundo, especialmente no Brasil. 

Afinal, todo mundo sabe que o que a culinária nacional mais gosta de fazer é adaptar pratos mundiais com o nosso tempero e o nosso jeitinho.

Por isso, não é difícil encontrar variações de estrogonofe com outros tipos de condimentos, como ketchup e mostarda, e até mesmo outras carnes, como frango, salmão e até mesmo estrogonofes vegetarianos, usando o palmito no lugar da carne, por exemplo. 

Eu acredito que toda essa conversa tenha dado fome em todos que estão lendo esse texto, então que tal experimentar um delicioso estrogonofe de salmão servido no Hotel Deville na cidade de Maringá/PR? 

O chef Diogo Calegari explica como logo abaixo. Papel e caneta em mãos...

Estrogonofe de salmão acompanhado de batata rústica e arroz com espinafre

Ingredientes:

  • 200 gr de salmão;  
  • 10 gr cebola picada;
  • 20 gr champignon fatiado;
  • 10 gr mostarda amarela;
  • 1 colher de molho inglês;
  • 10 ml vinho branco;
  • 30 gr molho de tomate fresco;
  • 50 gr creme de leite;
  • 80 gr arroz branco cozido;
  • 30 gr espinafre;
  • 80 gr batata;
  • 10 gr manteiga;
  • Sal e limão.

Modo de preparo:

Estrogonofe: corte o salmão em cubos e tempere com sal, limão e reserve. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e doure a cebola picada. Em seguida, acrescente o salmão sempre mexendo devagar. 

Quando estiver quase cozido, acrescente o molho inglês e o vinho para deglaçar (ou seja, para retirar o alimento do fundo do recipiente ou evitar que ele grude lá) e terminar a cocção. Na sequência, acrescente o champignon, a mostarda e o molho de tomate e deixe cozinhar por mais alguns minutos e apague o fogo, para então acrescentar o creme de leite. 

Está pronto!  

Arroz com espinafre: refogue o espinafre picado em pedaços grossos em uma frigideira com manteiga e uma pitada de sal. Quando estiver murcho, acrescente o arroz já cozido e mexa até misturar bem.

Batata rústica: cozinhe as batatas inteiras, espere esfriar e corte em formato de canoa. Em uma panela com óleo já aquecido, coloque para fritar até que fiquem douradas. Escorra e tempere com sal e ervas finas.

Bom apetite!