Culinária e Receitas

CORREIO B+

Você gosta de Gin? Conheça mais sobre a bebida e aprenda a fazer drinks com ela...

Você sabia que a Rainha Elizabeth II toma uma dose diária de gin antes do almoço?

Continue lendo...

Pouca gente sabe, mas o gin foi desenvolvido, inicialmente, para ser utilizado como um remédio para tratamento de doenças renais porque o principal ingrediente da bebida era o zimbro, uma fruta que possui propriedades benéficas para o sistema renal e que é muito utilizada em alguns países para fazer chás contra esse tipo de enfermidade.

Mas a primeira receita de gin surgiu na Holanda, durante o século XVII, por boticários que desejavam fazer uma espécie de xarope para combater problemas renais. 

O medicamento não obteve sucesso, pois os testes com pacientes não apresentaram resultados positivos. 

O princípio da receita, no entanto, foi mantido para a criação da bebida alcoólica, que caiu no gosto dos holandeses e, posteriormente, de todo o mundo como é até os dias de hoje.

“O Gin poderia muito bem ter desaparecido após o fracasso da experiência inicial, mas ganhou muitos apreciadores que foram, definitivamente, conquistados pelo sabor característico e único. A bebida se espalhou pelo continente europeu e depois foi levada para outras partes do mundo e, hoje, é querida mundialmente”, explica Bruno Alexandre, Sommelier de Gin.

A popularidade do gin foi conquistada quando a bebida chegou na Inglaterra, anos depois. 

Nessa época, os ingleses adicionaram ervas, milho, cevada e centeio à receita original desenvolvida pelos holandeses, que utilizavam apenas o zimbro na fórmula.

Bruno é apaixonado pela bebida e hoje é um especialista no assunto.

“Minha história começa lá em 2017, ainda morando em Campinas. Aos finais de emana sempre dava um pulo em São Paulo com meus amigos para aproveitar o melhor da noite. Eu precisava substituir a vodka que sempre foi um problema para mim”, relembra ele.

Bruno é formado em Farmácia Industrial e Tecnologia de Alimentos, e sua paixão por misturas começaram aí. 

“São 10 anos trabalhando na Industria Farmacêutica com Controle de qualidade, o que me dá uma base para avaliar a qualidade físico química de gins”, diz.

Depois que ganhou uma garrafa da bebida de chefe em uma comemoração de seu aniversário começou a preparar drinks em casa. 

Sem pretensão participou de um Workshop de Gin com pessoas que trouxeram a bebida para o Brasil em torno de 2015. 

“Foi super divertido conhecer um pouco mais sobre esse destilado e também a preparar alguns drinks”, relembra Bruno.

A partir daí ele começou a postar alguns drinks que preparava no Instagram, assim várias destilarias começaram a notar seus vídeos e compartilharem também, e dessa forma surgiu o Bruno Ginfluencer.

“Comecei a receber várias garrafas para provar, avaliar e dar um feedback para marcas, o que foi muito legal, assim estudo mais em busca de um melhor desenvolvimento como avaliador.

Foram mais de 40 garrafas de marcas nacionais que recebi além de um gin da Inglaterra de café, super diferente”, finaliza.

Tudo isso resultou a ele um destaque em páginas pelo mundo. Bruno está entre os 1000 Influencers de Gin do Mundo.

Curiosidade

Você sabia que a Rainha Elizabeth II toma uma dose diária de gin antes do almoço?  

Ela não esconde que é uma de suas bebidas favoritas.  

Com isso, a realeza já lançou três rótulos de gin sendo o último o sofisticado Sandringham que tem o preço de mais ou menos 360 reais a garrafa de 500 ml. 

Ele é preparado com caqui e folhas de murta. A murta tem sabor que lembra o zimbro e tem ação expetorante antioxidante.  

A produção da bebida é feita na destilaria WhataHoot, a 15 minutos de distância de Sandringham.