Correio B

GASTRONOMIA

Duas receitas com cortes bovinos para preparar no Dia dos Pais

Surpreenda seu pai com dois pratos à base de carne de primeira; afinal, ele merece

Continue lendo...

“Não basta ser pai, tem que participar”. Um comercial de tevê dos anos 1980, para promover o Gelol, medicamento que atua na redução de dores musculares, transformou essa frase em bordão popular ainda hoje reconhecível nacionalmente. 

Com o Dia dos Pais a ser celebrado neste domingo, chegou a hora de inverter a máxima e fazer um agrado para o “velho”.

Arregace as mangas e veja a seguir que não é tão difícil dar vida a duas receitas que vão conquistar o estômago do papai e de toda a família. 

São iguarias cujo preparo têm como base cortes bem suculentos da chamada carne de primeira: bife a rolê ao molho pesto, feito com filé mignon, e contrafilé ao molho branco com batatas ao murro.

Carnes de primeira são aqueles cortes do boi, grosso modo, com menos nervo e gordura e mais longevidade no sabor e na maciez; ou seja, são mais magros e não perdem nem aquele gostinho bom nem a textura macia, tenra. 

Além dos cortes que você vai utilizar no preparo das receitas de hoje, picanha, alcatra e maminha, por exemplo, também estão entre as partes bovinas ranqueadas como carne de primeira.

Sim, são elas que costumam ser as mais apreciadas no churrasco, embora alguns cortes de segunda, como a fraldinha, que os gaúchos chamam por um nome curioso, “vazio”, surpreendam, cada vez mais, quando em contato com a brasa.

MIGNON E PESTO

No bife a rolê ao molho pesto, atente para dividir a quantidade de muçarela ralada (250 gramas) em duas porções – para o recheio e para a cobertura. Já a cebolinha, você deve deixar toda a porção reservada para salpicar na finalização do prato. 

A quantidade, assim como a de sal e a de pimenta-do-reino, fica a gosto do freguês. No caso, o patriarca homenageado.

E o molho pesto é uma das coisas mais sem mistério para qualquer mortal. Basta misturar os ingredientes – manjericão, alho, parmesão ralado e azeite – e pronto. 

A receita mais tradicional, do norte da Itália envolve pinhão e pimenta-preta, admitindo, conforme o paladar, queijo pecorino no lugar do parmesão. Mas não se preocupe, com a versão aqui apresentada, a mágica também pode ser feita.

Quanto ao pré-preparo do filé mignon, não custa lembrar que filé é filé. É carne nobre, de primeira, com os atributos descritos logo acima. 

Portanto, nada de fúria ao martelar os pedaços do corte. O mignon tem como uma de suas principais características a maciez e vai bem quando fatiado em qualquer espessura.

Para o bife a rolê, convém cortar o filé mais fino, na justa proporção que permita, ao mesmo tempo, abri-lo com o martelo sem o bife ficar “transparente”. 

Se os bifes estiverem muito finos, há o risco de se desfazerem durante a selagem, com manteiga, na frigideira ou no momento das enroladas.

NADA CONTRA

Já o contrafilé, mesmo com toda a nobreza de pertencer à primeira divisão na categoria dos cortes, pode, sim, ficar duro se permanecer tempo demais na frigideira quente.

Conforme a espessura dos bifes, o melhor mesmo é você controlar o tempo de fogo no “olhômetro”, sem esquecer, uma vez mais, de como o papai prefere – ao ponto, bem ou mal passado. A partir daí, nada contra e tudo a favor de sua aventura com o avental.

Acompanhando pelo relógio, se a frigideira estiver bem quente, dificilmente cada bife vai precisar de mais que dois ou três minutos de fogo, a menos que tenham mais de dois dedos de espessura. 

Se não cuidar esse detalhe, você poderá endurecer ou até esturricar os bifes. Importante também, nesse caso, é a combinação de óleo e manteiga na etapa da grelha.

BATATAS E CALDO

A mesma temperança deve orientar a manipulação das batatas. Durante o cozimento, deixe-as apenas macias, nada de desmanchá-las na água. E os murros, que entram no nome do prato, devem ser entendidos apenas como delicadas pancadinhas com a mão fechada, ok?

Para facilitar a sua operação na cozinha, embora não

seja o mais recomendável, é possível substituir o caldo de legumes natural, de preparo mais longo, por meio tablete do industrializado.  

Mas pense direitinho, afinal, você estará cozinhando para o seu pai. Agora, ao trabalho e bom apetite!

Contrafilé ao molho branco com batatas ao murro 

Ingredientes

> 500 gramas de contrafilé

em bifes;

> 300 gramas de batata-inglesa com casca lisinha;

> 1 colher (café) de sal;

> ½ colher (café) de pimenta-

do-reino;

> 1 colher (sopa) de óleo;

> 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;

> 100 ml de azeite;

> 1 ramo de alecrim.

Molho

> 200 ml de leite;

> 1 colher (sopa) de manteiga;

> 1 colher (café) de alho;

> Caldo de legumes;

> 1 colher de sopa de farinha de trigo.

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas em uma panela com água até ficarem macias, mas sem que estejam desmanchando.

Após o cozimento, esmurre as batatas uma a uma, delicadamente, com a mão fechada e sele cada batata de ambos os lados em uma frigideira com azeite. Reserve. Em seguida, tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino e, em uma frigideira aquecida, grelhe a carne no óleo e na manteiga. 

Para o molho, frite o alho na manteiga em uma panela. Junte o caldo de legumes e a farinha de trigo. Acrescente o leite e deixe ferver até obter uma consistência cremosa. 

Para a montagem, em um prato grande, coloque os filés ao centro, as batatas nas laterais, com alecrim salpicado, e o molho por cima da carne. Sirva quente.

Bife a rolê ao molho pesto

Ingredientes

> 30 gramas de manjericão fresco picadinho;

> 3 dentes de alho picadinhos;

> 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

> 100 ml de azeite;

> 350 gramas de filé mignon cortado em medalhões;

> Sal e pimenta-do-reino;

> 1 tomate grande cortado

em fatias;

> 250 gramas de muçarela ralada;

> 150 gramas de tomate-cereja;

> 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;

> Palitos de dente;

> Cebolinha.

Modo de Preparo:

Molho pesto

Misture o manjericão, o alho, o parmesão ralado e o azeite. Reserve.

Filés

Coloque os medalhões, um a um, dentro de um saquinho para alimentos e, com o auxílio de um martelo de carne, abra os bifes. Tempere com sal e com pimenta-do-reino, recheie com um pouco de molho pesto, uma parte da muçarela ralada e tomate fatiado. 

Enrole os bifes e prenda as laterais com palitos. Em uma frigideira antiaderente, coloque a manteiga e sele os rolinhos. 

Acomode-os em um refratário. Cubra com os tomates-cereja e o restante da muçarela. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos. Salpique cebolinha para finalizar e sirva em seguida.

Correio B+

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

A lista de indicações revela forças, silêncios e tendências que devem marcar toda a temporada de premiações. Sinners domina, Wagner surpreende e Cynthia fica de fora.

13/12/2025 14h00

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

As indicações ao Critics’ Choice deste ano chegaram com aquela mistura deliciosa de obviedades confirmadas, surpresas estratégicas e ausências que vão ecoar pelas próximas semanas. Não é exagero dizer que, com essa lista, o jogo realmente começou e já com algumas peças bem posicionadas no tabuleiro.

Sinners no comando absoluto

O grande fato é inescapável: Sinners saiu da largada como o filme da temporada. São 17 indicações, um número que não deixa espaço para debate. Ele entra em tudo: Filme, Diretor, Ator, Roteiro, categorias técnicas, Elenco, Trilha, Canção. Quando uma produção aparece em quase todos os campos possíveis, ela naturalmente assume o posto de eixo gravitacional do ano. É aquele combo que a crítica adora: força dramática, acabamento técnico, ambição estética e performances que sustentam o pacote. Sinners não só lidera, ele estabelece o tom.

Logo atrás, One Battle After Another surge com 14 indicações, enquanto Hamnet e Frankenstein empatam com 11. É um grupo que revela o gosto de 2025/2026: cinema com assinatura, com textura, com direção que guia narrativa e atmosfera. Nada de lugar-comum — mesmo quando lidam com obras literárias ou universos de fantasia, esses filmes chegam com personalidade.

Bugônia cresce, Avatar diminui

Entre os movimentos mais reveladores da manhã está Bugônia entrando em Melhor Filme. Até pouco tempo, muitos tratavam a presença de Avatar: Fire and Ash como automática nas listas amplas, mas a vaga ficou com Bugônia. E isso não é acidental: o filme também aparece em Melhor Atriz (Emma Stone) e em Roteiro Adaptado, o que sinaliza que não é um candidato “alternativo”, mas uma força real na temporada. Avatar, ao contrário, ficou restrito ao espaço inevitável: Efeitos Visuais. Para um projeto concebido como megaevento, é um baque. O Critics’ Choice deixa claro que a escala, sozinha, não define relevância este ano.

Wagner Moura atravessa fronteiras

Um dos momentos simbólicos — e históricos — da lista é a indicação de Wagner Moura em Melhor Ator por O Agente Secreto, somada à presença do filme em Melhor Filme em Língua Estrangeira. Não é comum um protagonista de um filme internacional furar a bolha das categorias principais de atuação. Quando isso acontece, desloca a conversa. A indicação reforça tanto a força do filme quanto o impacto da performance. É um marco real para a presença latina nas premiações americanas e abre caminho para que O Agente Secreto circule mais amplamente na temporada.

Melhor Ator: a categoria mais competitiva do ano

A lista de Melhor Ator deixa claro que a corrida está mais apertada do que parecia. Além de Wagner, aparecem nomes que já estavam no radar e outros que chegam para consolidar suas chances:

• Joel Edgerton, por Train Dreams • Ethan Hawke, por Blue Moon • Mais Michael B. Jordan, Lee Byung-hun, George Clooney, entre outros
Com tantos filmes fortes aparecendo também em categorias de topo, essa é uma daquelas disputas que pode mudar semana a semana. Train Dreams, por exemplo, cresceu muito: entrou em Filme, Ator e Roteiro Adaptado e isso automaticamente fortalece Edgerton. Já Hawke, vindo de um filme mais isolado, depende do carinho dos votantes.

A categoria perfeita com o buraco mais comentado: Melhor Atriz

O grupo de indicadas a Melhor Atriz está impecável no conjunto, mas não sem um peso: a ausência de Cynthia Erivo por Wicked: For Good. Com seis vagas, deixar de fora a protagonista de um filme indicado em várias categorias, inclusive Melhor Filme, não passa despercebido. O Critics’ Choice abraça Amanda Seyfried, Emma Stone, Rose Byrne, Chase Infinity e outras grandes performances, mas o silêncio em torno de Erivo fala alto. Ela era tratada como nome praticamente garantido, e essa esnobada agora se torna um fantasma que a temporada precisará exorcizar — ou confirmar — nas próximas rodadas.

Direção: del Toro dentro, outros nomes fortes de fora

Na categoria de Direção, o espaço para Guillermo del Toro por Frankenstein já era esperado: o filme é um projeto de paixão e chegou com a marca emocional e visual que os votantes costumam prestigiar. Mas sua entrada implica ausências significativas: diretores que vinham sendo tratados como fortes na temporada ficaram de fora. Isso reforça uma tendência do ano: a crítica está priorizando obras com assinatura estética e emocional muito clara e sendo mais seletiva com continuações de franquias ou com cinema político mais direto.

Coadjuvantes e roteiros mSinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar.

E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes mostram onde a crítica está arriscando.
As categorias de coadjuvante e de roteiro ajudam a desenhar o segundo plano da temporada:

• Amy Madigan e Ariana Grande ganham força em Atriz Coadjuvante. • Jacob Elordi conquista espaço com Frankenstein. • O elenco de Sinners aparece em categorias diversas, reforçando a força coletiva do filme.

Em roteiro, o Critics’ Choice faz escolhas que deixam clara a intenção de ampliar a conversa:


- Weapons e Sorry Baby entram em Original, abrindo espaço para filmes fora do eixo óbvio. • Train Dreams, Bugônia, Hamnet e Nenhuma Outra Escolha formam um Adaptado sólido e variado. Quando um filme vai forte em roteiro, automaticamente fortalece seus nomes de atuação — é o caso de Train Dreams e Bugônia. O que a lista diz, no fim das contas o Critics’ Choice deste ano não só acende a temporada: ele revela um movimento coletivo. 

Sinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar. E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes.
 

CULINÁRIA

Motivo de discórdia na ceia natalina, uva-passa traz benefício à saúde

Item obrigatório para uns ou dispensável para outros no cardápio das ceias natalinas, a uva-passa, embora divida opiniões, traz benefícios à saúde; especialista destaca seu valor nutricional e versatilidade no preparo de receitas

13/12/2025 09h00

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes Divulgação

Continue Lendo...

Todo ano ocorre o mesmo debate nas famílias brasileiras: a inclusão – ou não – da uva-passa nas receitas natalinas. Enquanto uns defendem o toque agridoce que ela agrega aos pratos, outros nem querem ouvir falar da fruta desidratada no cardápio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação, 37% das pessoas trabalhadoras no Brasil afirmam que colocariam uva-passa em tudo na ceia de Natal. Outros 43% se dizem indiferentes à fruta, enquanto apenas 20% declaram não gostar. A nutricionista Bárbara Tonsic ressalta que, para além do gosto pessoal, a uva-passa tem, sim, seu valor do ponto de vista nutricional.

“Por ser uma fruta desidratada, ela tem maior concentração de açúcar, sendo uma boa fonte de energia. Além disso, é rica em fibras solúveis, como os frutoligossacarídeos, que favorecem a saúde intestinal. Substâncias como o ácido tartárico ainda auxiliam na fermentação por bactérias boas, contribuindo para o equilíbrio da microbiota”, especifica Bárbara.

A uva-passa também se destaca por oferecer vitaminas e minerais importantes, como vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Bárbara alerta, entretanto, que o consumo deve ser moderado.

“Por conta da alta concentração de carboidratos, ela pode não gerar saciedade tão facilmente e, nesse caso, é comum ultrapassar a quantidade recomendada”, pontua a nutricionista, que também é professora da área em um curso de ensino superior.

Claras e escuras

Outro ponto que gera curiosidade é a diferença entre as passas escuras e claras. Segundo a professora, as escuras têm maior teor de resveratrol e flavonoides, compostos antioxidantes conhecidos por seus benefícios contra o envelhecimento. Já as claras ou verdes têm menores quantidades desses compostos, mas continuam sendo uma boa opção.

E quanto aos pratos que podem ser enriquecidos com o sabor da uva-passa? Além do tradicional arroz natalino, a especialista sugere outras opções como salpicão, farofas, bolos, tortas e até caponatas.

“As uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações no cardápio natalino. Combinações como uva-passa com maçã ou abacaxi, queijos salgados, castanhas e carnes, como frango ou cordeiro, fazem bastante sucesso”, sugere Bárbara.

Corredores

A professora destaca ainda que o consumo regular de uva-passa pode trazer benefícios à saúde, principalmente por sua ação antioxidante e por melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, pode ser uma opção prática para corredores que precisam repor energia durante treinos ou provas mais longas.

“A verdadeira questão é saber combinar os pratos à sua mesa natalina e aproveitar tanto o sabor quanto os benefícios do alimento. Ame ou odeie, a uva-passa tem muito a oferecer”, reforça a nutricionista.

Benefícios da uva-passa:

> Redução de risco da diabetes tipo 2;
> Prevenção do câncer;
> Prevenção do infarto;
> Diminuição da pressão arterial;
> Prevenção da prisão de ventre;
> Melhora a saúde dos ossos;
> Controle de peso;
> Eliminação de radicais livres;
> Prevenção da anemia;
> Proteção à saúde do coração;
> Promove a saúde dos dentes.

*SAIBA

A origem da uva-passa vem da Roma Antiga, onde era utilizada nas celebrações como símbolo de fartura, alegria e prosperidade.

RECEITA Salpicão com uva-passa

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Ingredientes:

> 2 peitos de frango cozidos e desfiados;
> 1 xícara (chá) de uva-passa;
> 395 g de milho-verde;
> 395 g de ervilha;
> 2 cenouras descascadas e raladas;
> 1/2 xícara (chá) de azeitona verde sem caroço e picada;
> 1/2 xícara (chá) de maionese;
> 1/2 xícara (chá) de creme de leite;
> Sal, pimenta-do-reino moída, salsa picada e batata-palha a gosto.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque o frango, a uva-passa, o milho-verde, a ervilha, as cenouras e a azeitona e misture;

Adicione a maionese e o creme de leite e mexa para incorporar;

Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa;

Leve à geladeira por 1 hora;

Finalize com a batata-palha e sirva em seguida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).