Correio B

Correio B+

Especial B+: "Êta Mundo Melhor": nova novela das 18h resgata o espírito otimista de Walcyr Carrasco

Uma nova trama com velhos conhecidos

Continue lendo...

No dia 30 de junho, a faixa das seis da TV Globo ganha uma nova novela que promete repetir o sucesso e o carisma de uma das tramas mais queridas do público: estreia “Êta Mundo Melhor”, projeto que resgata o universo criado por Walcyr Carrasco em Êta Mundo Bom! (2016), agora com texto de Mauro Wilson e direção artística de Amora Mautner.

Embora não se trate de uma continuação direta, os próprios criadores definem a nova produção como um “espelho” da novela anterior. Vários personagens retornam, o cenário é o mesmo — um Brasil rural, idealizado e cheio de afeto — e o tom permanece leve, positivo e caipira. Uma “novela do bem”, como destacaram seus realizadores.

Uma nova trama com velhos conhecidos

Êta Mundo Melhor parte de uma ideia de revisitar aquele universo encantador que marcou a faixa das 18h. Walcyr Carrasco, autor da primeira versão, escreveu os primeiros capítulos e passou o bastão a Mauro Wilson, mantendo-se próximo durante o processo de transição.

“Não é exatamente uma continuação. É uma nova novela com personagens da anterior, mas o que tem de continuação é o mesmo espírito. Caipira, pra cima, uma novela do bem, uma novela que a gente espera que as pessoas se sintam melhor ao assistir”, explicou Carrasco.

O autor também compartilhou o carinho especial que sente pelos personagens que criou: “Eu me apego aos personagens como se fossem pessoas reais. Às vezes, me pego pensando: onde estará hoje a Aninha de Chocolate com Pimenta? O Candinho, por exemplo, está sempre presente. Ele representa um mundo caipira e ingênuo que me é muito próximo, e acho que é isso que encanta o público. A gente quer sentar e relaxar diante de uma trama assim.”

Da criação à transição

Carrasco afirmou ter deixado os desfechos em aberto para que Mauro Wilson pudesse conduzir a história com liberdade criativa. “O Mauro pegou muito bem os personagens. Estou muito satisfeito com as propostas dele. Agora o que tenho de fazer — e isso é algo sábio que temos de fazer na vida — é saber me retirar. A bola está com ele.”

Wilson, por sua vez, contou que mergulhou fundo no processo de transição: “Fiquei quase dois meses indo toda semana para perto do Walcyr, prestando atenção em tudo que ele falava, até nas brincadeiras. Foi uma chance de aprender com um mestre.”

Ele também destacou o que o atraiu na trama: “É uma história que se passa no final dos anos 40, em que os personagens estão sempre em movimento, indo ao encontro dos outros. Uma novela que não precisa de celular para gerar ação. É muito positiva, cheia de comédia e com valores humanos muito fortes. Vale a pena ser bom, e isso hoje é uma mensagem poderosa.”

Elenco, ambientação e expectativas

O elenco mistura nomes já conhecidos do público e novos talentos, incluindo Jeniffer Nascimento, que participou da novela original e agora assume um papel de destaque. Outros rostos conhecidos também retornam, criando um senso de continuidade afetiva com a obra anterior.

A ambientação, nos anos 1950, conserva a linguagem regional e o humor ingênuo da primeira versão, sem abrir mão de temas atuais.

“Apesar da linguagem caipira e do tempo retratado, tudo que estamos abordando aqui é muito atual. É um humor saboroso, algo diferente. E estamos todos trabalhando juntos com o mesmo objetivo: fazer o melhor para o público”, resumiu Mauro.

Especial B+: “Êta Mundo Melhor”: nova novela das 18h resgata o espírito otimista de Walcyr Carrasco - Divulgação TV Globo

O reencontro com o público

A expectativa é que Êta Mundo Melhor encontre um público sedento por leveza, alegria e histórias que emocionam sem pesar. “O público faz o julgamento final, e eu tenho convicção de que será o melhor possível”, afirmou Carrasco.

Quem também compartilhou essa empolgação foi o veterano ator Ary Fontoura, que retorna ao elenco:
“Êta Mundo Melhor, com essa frase, a gente sempre tendo isso em mente e fazendo esse trabalho, é tudo o que a gente deseja. Que este mundo seja melhor. Daí vem aquela história de tudo que é ruim é para melhorar. Está certo.”

Fontoura também elogiou a equipe envolvida:

“Vamos, então, esquecer um pouquinho isto e vamos nos divertir com Êta Mundo Melhor. É um elenco maravilhoso, tem uma direção muito adequada. A Amora conduz maravilhosamente tudo. Os outros diretores com quem nós estamos trabalhando — muitos novos, outros que estão começando, outros que estão aqui há muito tempo — uma equipe técnica valorosa, todos irmanados num sentido só de fazer o melhor.”

Êta Mundo Melhor estreia em 30 de junho com a missão de renovar o otimismo nas telinhas. Como diz a frase que dá título à novela — e que guia todo o projeto: “Tudo que é ruim é para melhorar.” E, ao que tudo indica, essa história vem mesmo para lembrar que sempre é possível acreditar em um mundo melhor.

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

ALERTA PARA A EXAUSTÃO

A síndrome do dezembro perfeito

16/12/2025 11h30

Divulgação / Renata Carelli

Continue Lendo...

Dezembro traz dois fenômenos digitais que podem afetar o bem-estar: as retrospectivas de um ano supostamente perfeito e a pressão estética pelo chamado corpo de verão. O que deveria servir de inspiração tem se tornado gatilho de ansiedade para quem tenta conciliar o esporte com uma rotina de trabalho exaustiva.

O canal Atleta de Fim de Semana, criado pela produtora audiovisual Renata Carelli para servir de guia a uma prática mais saudável do esporte amador, defende que a matemática dessa comparação é injusta.

O erro comum do amador é comparar sua vida integral, que inclui boletos, trânsito, cansaço e limitações, com os melhores momentos editados de influenciadores ou atletas que vivem da imagem.

A vida é complexa demais para caber em um post. Quando nos comparamos com a retrospectiva de alguém, ignoramos o contexto, como a rede de apoio, o tempo livre e os recursos financeiros.

Essa busca por uma estética ou performance irreal no fim do ano gera uma sensação de fracasso, mesmo para quem teve um ano vitorioso dentro de suas possibilidades.

Para virar a chave em 2026, o Atleta de Fim de Semana sugere trocar a meta do corpo de verão pelo corpo funcional. A ideia é valorizar o corpo não pela aparência na praia, mas pela capacidade de viver experiências, aguentar a rotina e gerar disposição.

Confira três dicas que Renata considera essenciais para sobreviver ao fim de ano sem culpa.

NÃO DESISTIR

Não desistir é a verdadeira medalha: no mundo amador, a consistência vale mais que intensidade. Se você teve um ano difícil no trabalho e, mesmo assim, conseguiu treinar duas vezes na semana, isso é uma vitória.

O importante é celebrar o fato de não ter voltado ao sedentarismo, sem se comparar com quem treinou todos os dias.

FILTRE O FEED

Filtre o feed e a mente. Nesta época, o algoritmo privilegia corpos expostos e grandes feitos. Se isso gera ansiedade, a recomendação é prática: silencie perfis que despertam a sensação de insuficiência. O esporte deve ser sua válvula de escape para o stress, não mais uma fonte dele.

REDEFINA O SUCESSO

Redefina o sucesso para 2026: ao fazer as resoluções de Ano-Novo, evite metas baseadas apenas em estética, como perder peso a qualquer custo, ou em números de terceiros.

Trace metas de comportamento, como priorizar o sono ou se exercitar para ter energia para a família. Quando o objetivo é funcional, a pressão diminui e a longevidade no esporte aumenta.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).