Correio B

CORREIO B

Fazer ensaio fotográfico pode ajudar a elevar autoestima

Fazer ensaio fotográfico pode ajudar a elevar autoestima

CASSIA MODENA

26/01/2017 - 19h44
Continue lendo...

Ser fotografado era privilégio no passado, mais uma das exclusividades de figuras que ocupavam cargos de poder e tinham boas condições financeiras. Retrato era coisa para se fazer duas ou três vezes na vida, com a melhor roupa, só que sem sorrir ou ousar uma pose que não fosse estática.

Hoje, os ensaios fotográficos nunca estiveram tão populares. As lentes apontam para todos os lados. Conhecer a si mesmo e reconhecer a própria expressão, o próprio corpo e a própria identidade podem – por que não? – ser bons motivos para se deixar capturar pela fotografia, sem que haja uma ocasião especial para isso. Sorrir e posar é permitido, assim como exibir as fotos se tornou praticamente obrigatório.

“Estava enfrentando um momento delicado da minha vida que envolvia depressão, identidade racial, questões profissionais e problemas de ansiedade”, revela Angela Batista, 23 anos. Isto foi antes de passar pela experiência de ser modelo no meio de uma plantação de girassóis, próxima ao Bairro Indubrasil, em ensaio fotográfico para o projeto Sunset, do jornalista e fotógrafo André Patroni. 

Angela é formada em Letras. Ele fez nu artístico, entre as flores, e não se importou com o que pensariam depois, só foi lá e fez. “O André me retratou do jeito que sou e não há maneira melhor. Quando me vi nua, eu amei aquelas dobrinhas da minha barriga, minhas estrias e pensei: ‘Como sou linda!’. Eu precisava me sentir bonita de novo e aquele cenário das fotos ajudou a me tirar da vala que o preconceito e o desrespeito haviam me jogado”.

PRECONCEITO

Em dezembro do ano passado, Angela passou por uma situação humilhante em um terminal de ônibus de Campo Grande. Grudaram um chiclete no cabelo dela propositalmente, enquanto ela cochilava. A professora, que tem pele negra e fios crespos, entendeu se tratar de um ato de ódio contra sua aparência. Publicou um desabafo nas redes sociais, e ele chegou até o fotógrafo Rafael Silva.

Com a intenção de ajudá-la a superar e orgulhar-se da cor e do cabelo, Rafael fez o convite para um ensaio em que deveria negar o preconceito e o machismo e exaltar o poder feminino nas imagens. A iniciativa dele também foi uma grande ajuda para Angela. “O Rafael trouxe à tona a força que eu estava perdendo”, resume ela. 

Fotos também serviram de arma contra o preconceito e elevaram a autoestima da dona de casa Marjorie Saldanha, 38 anos. Ela não estava procurando pelo serviço, porém, recebeu a proposta de uma outra mulher com quem sempre se encontrava ao levar os filhos à escola, mas não conhecia.

Foi a fotógrafa Tatiana Maganha quem convidou Marjorie. Ela topou ser modelo plus size de uma série fotográfica retrô que a profissional estava produzindo, com o tema “Pin Up, Cheesecake e Café”. A ideia era retratar a diversidade feminina como traço moderno, à frente desse plano de fundo, e expor o resultado em uma cafeteria de Campo Grande.  

Marjorie foi clicada no Hotel Gaspar, com direito à mistura de poses sensuais e a trajes típicos do século passado, sem vergonha nenhuma. “Eu tinha até me esquecido de ser mulher com tantos afazeres. Adorei, todos me elogiaram”. 

Mãe de três filhos, ela também estuda psicologia. Admite que às vezes se esquece de que não é preciso estar dentro dos padrões de beleza para se sentir bonita. “Passei a me gostar mais, foi muito bom para mim”. Ela não teve de pagar nada pelas fotos por se tratar de uma contribuição à exposição da artista.

CONVERSA

A timidez pode interferir nas sessões de foto, ainda mais para quem passa por essa experiência pela primeira vez e tem só a pretensão de guardar as imagens e não publicar mais do que meia dúzia delas nas redes sociais.

A estudante Camila Vilar começou a fotografar profissionalmente há pouco tempo e, fora a questão técnica, criar uma relação de proximidade com as pessoas que estariam em frente à sua câmera foi uma das primeiras coisas que procurou aprender. “E agora eu sempre busco conversar antes com a pessoa, pergunto sobre o que ela gosta e tento dizer coisas interessantes a ela durante a nossa conversa, para que a gente se conheça melhor”, detalha.

Chamar modelos voluntários para ajudá-la a praticar também foi tática para melhorar essa relação. Camila fotografou diversas pessoas, algumas delas até já conhecia. Ela deixou à escolha do convidado contribuir ou não com alguma quantia em dinheiro.

A advogada Fernanda Torres, 23 anos, é a prima de segundo grau de Vilar e topou ser fotografada no início do ano passado. “Sempre sonhei em fazer um book fotográfico, mas nunca tive dinheiro para pagar. Aí fiquei sabendo da proposta dela e conversamos. Eu não sabia bem o que fazer e como funcionava, mas deu tudo certo. Ela me deixou tranquila. Ficou do jeito que eu queria”. O namorado foi levar Fernanda até o Itanhangá Park, local em que as fotos foram feitas, e também acabou posando por sugestão de Camila.

Nesse período, a estudante também fotografou um grupo de amigos, variação que gostou bastante. “Eu me voltava mais às cores e a uma pessoa só quando fotografava, então, essa experiência foi um exercício para mim. E foi bom também porque não tinha nenhum motivo especial para as fotos, eu só deveria retratar uma amizade de longa data. As fotos ficaram espontâneas e alegres. Eles ficaram muito gratos e aproveitamos a oportunidade para nos conhecer melhor”.

MS CULTURAL

Entre Alcione e Pixote, Governo promete trazer até Luiza Sonza e Liniker para MS

Nomes sertanejos, como Guilherme & Santiago e Michel Teló, além de ícones como Jorge Aragão, Elba Ramalho e Seu Joge também devem marcar presença nos festivais de Mato Grosso do Sul

10/04/2025 09h52

Atrações devem integrar eventos como: MS ao Vivo, FIB e FAS

Atrações devem integrar eventos como: MS ao Vivo, FIB e FAS Reprodução/Setesc/Ricardo Gomes

Continue Lendo...

Batizado de MS Cultural, o Governo do Estado parece montar uma verdadeira "força-tarefa" para trazer grandes nomes da música para se apresentarem nos festivais de Mato Grosso do Sul, artistas de renome como Alcione e Pixote, e até Luísa Sonza e Liniker.

Gratuitos, os shows com "pluralidade de gêneros", segundo o Governo do Estado, servirão para aproximar a população da cultural musical nacional, distribuindo as atrações em eventos como: MS ao Vivo, Festival de Inverno de Bonito (FIB) e Festival América do Sul (FAS).

Mobilizando a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Cultura (FCMS), após trazer nomes como Chico César, Dudu Nobre e Falamansa em 2024,  dos nomes já confirmados para 2025 aparecem: 

  • Xamã, 
  • Alcione,
  • Pixote, 
  • Jorge Aragão,
  • Os Garotin,
  • Duduca & Dalvan, 
  • Buena Vista Social Club - Tributo Ferrer (Argentina), 
  • Sandra Sá,
  • Isabel Fillardis e
  • Seu Jorge

Demais atrações

Titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda explica que a Pasta e o Governo buscam equilibrar uma valorização da identidade cultural, enquanto não deixa de ofertar para os locais shows de grandes artistas do cenário nacional; 

"Queremos que cada apresentação seja uma celebração da arte, proporcionando momentos inesquecíveis para a população. É um esforço conjunto para garantir que o acesso à cultura seja cada vez mais amplo e acessível a todos", diz Miranda.

Justamente por isso, nomes como do grupo de pagode Atitude 67 compõe a lista de atração ao lado de artistas como: Luísa Sonza, Vanessa da Mata, Liniker, João Gomes.

E não só quem nasceu depois dos anos 2000 vai ter atração para ver, já que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul promete ainda apresentações de Titãs e Samuel Rosa pelo rock nacional, além de shows com Elba Ramalho e Maestro Spok.

Eduardo Mendes é diretor-presidente da Fundação, ele aponta para a diversidade musical como um dos "pilares" do chamado MS Cultural, que afirma ter sido pensado para todos os gostos e idades. 

"É um evento que reforça a importância da música como ferramenta de identidade e inclusão social, promovendo entretenimento e também conexão genuína entre artistas e público. Estamos muito orgulhosos de apresentar essas grandes novidades para a população sul-mato-grossense", indica. 

Na terra do agro, os amantes do sertanejo também têm atrações do gênero garantidas, como Michel Teló, considerado  embaixador da música sul-mato-grossense, além da presença de Guilherme & Santiago, dupla em atividade desde 1994, donos de hits como "e daí?"; "chovendo estrelas" e "jogado na rua". 

Para ficar por dentro da programação, basta seguir as páginas culturais do Governo do Estado @setescms e @fundacaodeculturams
**(Com assessoria)

 

Assine o Correio do Estado

CAMPO GRANDE

Festival da Carne terá Copa Internacional de Assadores; confira as datas

Evento terá atrações gastronômicas, shows musicais, palestras, estandes, espaço kids, workshop, e atividades culturais para toda a família

10/04/2025 09h35

Festival Internacional da Carne realizado no ano passado

Festival Internacional da Carne realizado no ano passado DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Terceira edição do Festival Internacional da Carne ocorrerá entre 19 e 21 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, localizado na rua Américo Carlos da Costa, número 320, vila Carvalho, em Campo Grande.

O evento promete atrair uma multidão apaixonada por churrasco e chefs renomados, assadores profissionais e produtores de carne do Brasil e do mundo.

O festival terá atrações gastronômicas, shows musicais, palestras, estandes, espaço kids, workshop, e atividades culturais para toda a família.

Diversas variedades de carne vermelha (vaca, lagarto, porco, boi, cabra, linguiça, entre outras) e carne branca (frango, peixe, peru, entre outras).

A novidade para este ano é a Copa Internacional de Assadores - Meat Master, que promete emoção e competição

O evento promete atrair turistas de várias regiões do Estado e aquecer a rede de hotelaria e o setor de bares e restaurantes.

A realização é da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e Márcia Marinho Produções.

O lançamento oficial do evento ocorre neste sábado (12), às 12 horas, no estande da Acrissul, durante a Expogrande 2025, que é realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Em 2023, o festival foi realizado de 15 a 17 de setembro e, em 2024, de 13 a 15 de setembro.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).