Correio B

Fotografia

Fotógrafa de parto de Campo Grande recebe prêmio internacional

Dedicada como mãe e como fotógrafa, Fabrinny Piell uniu duas paixões e fez do milagre do nascimento sua profissão

Continue lendo...

Mãe há 13 anos e fotógrafa há 3, Fabrinny Piell se vê realizada na profissão que complementa seu maternar. Assistente social de formação, Fabrinny traçou um longo caminho até a fotografia. A mudança de carreira se deu pelo desejo de ter mais tempo com família, algo conquistado através da inserção no mercado de marketing digital.

"A maternidade me levou para esse lugar da fotografia. Na pandemia, eu estava trabalhando como assistente social e aí parou tudo, criança em casa. Tomei a decisão de sair para poder ficar em casa e nesse meio tempo eu fui vendo como poder ajudar. Aí eu encontrei no marketing digital e até como social media, uma forma de poder trabalhar estando com eles aqui. Mas aí chegou a época que os meus clientes precisavam de foto para divulgar o serviço. Então eu comprei uma câmera e fui conhecendo esse mundo da fotografia", conta a fotógrafa.

Fabrinny com seu marido Márcio e seus filhos Isac e SamaraFabrinny Piell com seu marido Márcio e seus filhos Isac e Samara

Se é através do maternar que Fabrinny chegou aonde está, o oposto também é verdadeiro: por meio das lentes da câmera ela revive a própria maternidade. Mãe de Isac, de 13 anos, e Samara, de 10 anos, vive a magia singular de cada parto que fotografa.

"Eu não tive a oportunidade de ter parto normal e eu acho que esse é um momento que eu acabo vivendo aquilo junto com a cliente. Então, assim, eu me entrego ali, eu sempre falo, né, que eu vivo aquilo ali como se fosse pra mim. Então, todos os registros, tudo que eu faço dentro de uma sala de parto, é pensando nas clientes, mas também deixa uma marquinha em mim", afirma.

Primeiros cliques

O primeiro ensaio de parto feito por Fabrinny aconteceu de forma amadora, antes mesmo da profissional desabrochar em si. Em 2021, propôs a uma amiga da igreja que a deixasse fotografar o parto, com o celular mesmo.

"E ela mais doida que eu deixou", brinca Fabrinny. "Aí eu conheci esse mundo da fotografia de parto assim, fazendo foto de um parto natural em casa. E depois de um ano passado esse primeiro parto, uma outra colega da igreja ia ter na maternidade. Aí eu fui pesquisar como era para poder fotografar dentro da maternidade. Tinha um cadastro, tinha documentação que eu tinha que mandar, tinha que se adequar em algumas coisas e eu fui atrás. E foi assim que começou", narra.

Primeiro ensaio de parto, feito em 2021Primeiro ensaio de parto, feito em 2021

Parto premiado

Na última sexta-feira (20), Fabrinny Piell foi contemplada com o prêmio Outstanding Maternity Award, premiação que tem como objetivo reconhecer o trabalho de fotógrafos do mundo todo que retratam a maternidade.

Para Fabrinny, o maior ganho é o reconhecimento do seu trabalho. "Eu fiquei muito feliz mesmo quando eu vi, porque eu me sinto muito nova na fotografia. Eu sempre falo que eu comecei 'ontem'. E isso é o que eu almejo mesmo, fazer que o meu trabalho seja visto e reconhecido."

A fotografia de parto é uma caixinha de surpresas. E foi assim, surpreendendo, que o "clique" da fotografia premiada foi feito. A gestante ia ser levada até o centro cirúrgico para receber anestesia, mas não deu tempo. "Existe um padrão de foto que a gente espera dentro da fotografia de parto, mas nunca dá pra prever o que pode acontecer dentro de uma sala de parto."

Foto premiada no Outstanding Maternity AwardFotografia premiada no Outstanding Maternity Award

"A gente estava se arrumando para ir, tanto que até uma câmera minha eu já tinha posicionado lá no centro cirúrgico. E quando eu voltei pra sala ela já estava ali no expulsivo. Então foi aquela correria com a equipe e nasceu ali. Ela estava levantada porque já estavam indo pra lá [centro cirúrgico] e só deu tempo de segurar no marido, apoiar e foi. Por isso que ficou assim, ela mais no chão, porque foi bem esse momento", explica a fotógrafa.

Fotografia real

Das críticas que Fabrinny recebe no trabalho a principal é o questionamento sobre a veracidade das cenas que retrata. Mas a fotógrafa esclarece que produz fotografias documentais, ramo da fotografia que conta histórias através de imagens espontâneas.

"No momento do parto, eu não interfiro em nada. A minha fotografia é documental. Eu vou registrar aquele momento como ele é, sem mudar, sem colocar nada. Então, eu não peço poses, eu não interfiro em nada. Eu sou assim, o mais discreta possível. Nas minhas edições não tem Photoshop, eu não altero o que é ali dentro daquele contexto", explica.

"Tem gente que fala pra mim no direct, 'Ah, até parece que isso é real', ou 'Ah, fica romantizando demais'. Mas assim, eu não tô romantizando nada, É aquilo que está acontecendo. E eu acho legal isso, porque acaba que eu consigo passar como a família realmente é", complementa a fotógrafa.

Ensaio em que a família sorri feliz no pós-partoFotografia em que a família sorri feliz no pós-parto

No próprio tempo

Entre bebês apressados aqui e bebês calminhos ali, a agenda da fotógrafa de parto é tomada por possibilidades. "Quando é cesárea, é mais fácil a gente conseguir se organizar, porque provavelmente é naquela data prevista que a criança vai nascer. Já parto o normal, a gente nunca sabe quando, a hora, enfim. Então eu sempre fico em alerta, geralmente 10 dias antes e 10 dias depois da data prevista, já em sobreaviso, sabendo que a qualquer hora pode acontecer", esclarece.

É tão verdade que não há como controlar o tempo dos bebês, que até dois partos ao mesmo tempo a fotógrafa já teve que encarar. "Eu estava com a cliente na maternidade, já no expulsivo, mas tinha uma outra que estava entrando em trabalho de parto na casa de parto. Então eu acionei minha backup, pedi pra ela ir me cobrindo até eu chegar lá. Acho que não deu nem uma hora de diferença. Eu também não trabalho sozinha, assim, justamente porque a gente sabe que pode acontecer imprevistos, então eu sempre preciso garantir que a minha cliente seja atendida."

Último recurso

Partos são imprevisíveis. Podem ser fáceis ou difíceis, felizes do início ao fim ou preocupantes. E diante de toda essa imprevisibilidade, Fabrinny se agarra ao seu recurso mais forte: a fé.

"Teve três situações em que eu parei de fotografar e eu fui orar. Porque naquele momento era só um milagre de Deus mesmo na vida desses bebezinhos. Então, essa é uma conduta que eu tenho, assim. Enquanto tá tudo bem, tá tudo bem, eu vou fotografando. Mas quando tem alguma intercorrência, eu deixo de ser fotógrafa ali, pra eu poder falar com Deus. É só o Senhor nesse momento."

Assine o Correio do Estado

Correio B

Expogrande e Campão Cultural deixam o fim de semana repleto de atrações musicais

Chitãozinho & Xororó, Jota Quest, Os Garotin, Marina Peralta e Bojo Malê são apenas algumas das dezenas de atrações musicais que movimentam o fim de semana na Capital; lançamento do livro "O Voo das Borboletas", da senadora Simone Tebet

04/04/2025 11h30

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20 Divulgação / Studio Brammer

Continue Lendo...

Hoje tem Matuê, Teto, Will e Brandão (30PRAUM); amanhã, Chitãozinho & Xororó; e domingo, com show gratuito, Jota Quest na Expogrande. A 85ª edição da feira agropecuária começou ontem, com show de Matogrosso & Mathias, e segue animando a Capital até o próximo fim de semana, com o tema Unindo a História do Agro com a Sua. Serão 18 leilões, ranqueamentos das raças nelore e girolando e praça de alimentação com diversas opções e menus especiais. Os ingressos custam R$ 20 (sexta-feira e sábado).

Para a criançada, duas opções: parquinho infantil com direito a roda gigante, que há tempos não era montada no Parque Laucídio, e o Projeto Fazendinha Acrissul, que no ano passado contabilizou a visita de 10 mil crianças durante os 11 dias da feira. Minianimais, biblioteca, brinquedos e atrações educativas esperam as visitas programadas de escolas da Capital.

CAMPÃO CULTURAL

A Praça do Rádio volta a receber diversas atrações musicais do Campão Cultural no segundo fim de semana de shows do festival promovido pelo governo do Estado. Hoje, às 17h, com o Bojo Malê; às 18h30min, o hip hop do Cotidiano Difícil; às 20h, Jacqueline Costa com o show “Desenho em Aquarela”; e às 21h30min, Mental Abstrato, do jazz ao hip hop.

Amanhã, às 16h, tem uma apresentação de Mestre Liminha e Grupo Conterrâneo Capoeira; às 17h será a vez do Cordão da Valu; às 18h, entra em cena o hip hop do Revivarte; às 20h, tem DJ Magão e às 21h30min, Os Garotin.

O Campão Cultural se encerra neste domingo com, às 16h30min, a Escola de Capoeira Grupo Memória Formada Pindorama e Puxada de Rede e a Consciência Ambiental; às 17h30min, desfile de moda das marcas autorais de MS; às 18h30min, performance de hip hop Ecos da Periferia; às 20h, show com Codinome Winchester; e finalizando as apresentações, às 21h30min, Marina Peralta convida Brisa Flow. Confira mais detalhes sobre as atrações.

JACQUELINE

A cantora e compositora Jacqueline Costa traz ao palco o espetáculo “Desenho em Aquarela”, uma mostra de seu trabalho autoral, que transita entre MPB, pop e R&B. Nascida em Corumbá e criada em Campo Grande, Jacqueline começou sua trajetória artística se apresentando em bares e eventos locais. “Suas músicas carregam uma sensibilidade que aborda temas cotidianos e emocionais, conectando-se ao público de forma autêntica”.

MENTAL ABSTRATO

A essência do jazz contemporâneo e do hip hop se encontram em perfeita harmonia com as raridades da música brasileira dentro desse projeto. Formado pelos produtores Omig One, Calmão e Guimas Santos, o Mental Abstrato lançou seu primeiro álbum, “Pure Essence”, em 2010, no Japão, com grande reconhecimento internacional. Agora, eles apresentam o segundo álbum, “UZOMA”, gravado no Red Bull Music Studios São Paulo, representando a música brasileira contemporânea, dos subúrbios de São Paulo para o mundo.

OS GAROTIN

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Os Garotin, trio musical formado por Anchieta, Leo Guima e Cupertino, vem ganhando as redes sociais após ser compartilhado por artistas como Caetano Veloso, Juliette e Rubel. Os músicos, que tocam o projeto em paralelo a suas carreiras solo, decidiram se unir há cerca de dois anos para fazer um “bem bolado” de música boa.

Eles também explicaram o nome do trio, Os Garotin, que foi escolhido pelo jeito de ser dos artistas. “Nós somos crias de São Gonçalo (RJ). Temos uma alma bem de criança, de se divertir com tudo, de rir e de zoar tudo, e isso aflora muito quando nós estamos juntos”, explica Cupertino.

Ainda segundo Cupertino, a ideia do grupo surgiu após um incentivo de Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso, que disse que os amigos, que à época se conheciam há quatro anos, precisavam se juntar. “Foi quando a gente começou a frequentar a casa de Caetano Veloso que Paula olhou para gente e falou: ‘meninos, vocês têm que se juntar agora’. Então ela acelerou muito esse começo”.

WINCHESTER

A banda de rock Codinome Winchester nasceu tocando para amigos e em eventos da UFMS e se assumiu como profissional em 2013. Já tocaram com Cachorro Grande, Vanguart, Supercombo, Scalene e Far From Alaska em festivais sul-mato-grossenses. Também participaram do concurso Temos Vagas, promovido pelo festival Lollapalooza.

MARINA PERALTA

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Nascida em 1993, em Campo Grande, Marina Peralta começou sua relação com a arte na pré-adolescência, cantando no coral da igreja que frequentava. Em 2014, quando completou 21 anos, a artista postou um vídeo interpretando, só com voz e violão, o reggae “Agradece”, de sua autoria, que acabou viralizando nas redes sociais.

Marina conseguiu financiamento coletivo para o primeiro disco solo, lançado em 2016. Três anos depois, veio o segundo álbum, o EP “Leve”, que suavizou um pouco a mistura de reggae, samba, MPB e rap. Entre as várias colaborações está a música “Demarcação”, gravada em 2022, em parceria com os conterrâneos do grupo de rap indígena Brô MCs.

BRISA FLOW

Brisa de la Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é cantora, musicista, compositora, poeta, performer, produtora musical, ativista e uma das principais expoentes do futurismo indígena no Brasil. Filha de um casal de artistas chilenos, nascida em Minas Gerais, iniciou seu processo artístico em Belo Horizonte e mistura a levada latina com rap, música eletrônica e neo soul.

Jota Quest

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Prestes a embarcar para a Europa, onde se apresenta em Lisboa (18/4), Dublin (19/4) e Londres (20/4) o grupo mineiro embala a Expogrande neste domingo com show gratuito.

Bojo Malê

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

Maracatu, samba-reggae e outras levadas percussivas ditam o ritmo nas contagiantes performances do grupo percussivo comandado pelo mestre Chico Simão; hoje, às 17h, pelo Campão Cultural, na Praça do Rádio.

“Um Dia Daqueles”

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

A cantora SZA (Alyssa) e Keke Palmer (Dreux) estrelam a comédia de Lawrence Lamont; no enredo, após o namorado de Alyssa sumir com o dinheiro do aluguel, elas correm contra o tempo para arcar com a dúvida e, com isso, a amizade entre as duas passa por um teste e tanto.

Simone Tebet

"Evidências" (José Augusto) é apenas uma das muitas canções de sucesso que a veterana dupla, em atividade desde 1969, vai apresentar no show de amanhã, no Parque Laucídio Coelho, pela 85ª Expogrande; a partir de R$ 20

A senadora e ministra do Planejamento recebe o público hoje, a partir das 18h, na Livraria Leitura do Shopping Campo Grande, para uma noite de autógrafos de sua autobiografia “O Voo das Borboletas”.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Figurinha que, desafiando a história, se acha a "oitava maravilha do mundo"...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta sexta-feira (04/04)

04/04/2025 00h02

Continue Lendo...

José Saramago - escritor português

"Todos sabemos que cada dia que nasce
é o primeiro para uns e será o último para
outros e que, para a maioria, é só um dia mais”.

Felpuda

Figurinha que, desafiando a história, se acha a “oitava maravilha do mundo”, digna de todos os aplausos (em estádio só com sonolento segurança), reconhecimento de sua sapiência (de almanaque de remédios) e legião de admiradores (que cabem em Fusca das antigas), enfiou a viola no saco e voltou para a casa chutando pedrinhas pelo caminho.

É que em visita beija-mão à liderança política, a fim de ser ungido para disputa de importante cadeira, ouviu um dos mais sonoros não dito, digamos, sem nenhum sorriso que fosse para amenizar o impacto. Também, pudera!

Sem essa

A farra das diárias na Câmara Municipal de Anastácio, de R$ 1,6 mil (viagens fora de MS), levou a um gasto de mais de R$ 800 mil para atender os seus 11 vereadores e alguns servidores, em 2024, o que seria uma forma dissimulada de “engordar” salários.

Mais

Resumo da ópera: o Ministério Público entrou em campo, recomendou que cessem tais abusos com recursos públicos e deu o prazo de 30 dias para que a Casa de Leis aprove projeto reduzindo valores e definindo critérios de concessão das tais diárias.

Escreva a legenda aqui Dirce Sanches Zamora
Juliana Paiva

Desbancado

A União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS) passa a ter no comando um vereador do Progressistas. Daniel Júnior, de Dourados, derrotou, no dia 2, o atual presidente Jeovanni Vieira dos Santos, de Jateí – há 12 anos no comando. Para se manter no cargo, ele possibilitou que até ex-vereadores pudessem votar.

Em alta

A vice-prefeita de Dourados Gianni Nogueira (PL) passa a merecer, cada vez mais, as atenções e o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que a escolheu e consolidou o seu nome como pré-candidata ao Senado. Dessa forma, durante entrevista à Rádio Capital, no dia 2, ele informou que ela estará representando e falando em nome de Mato Grosso do Sul durante o ato programado para o dia 6, na Av. Paulista, em São Paulo (SP), em prol da anistia de presos e condenados pelo STF.

Convites

Além da população, Bolsonaro estendeu o convite ao governador Eduardo Riedel para participar do ato, afirmando que ele será “muito bem-vindo”. O ex-presidente já convidou os governadores Romeu Zemna (MG), Ratinho Jr. (PR) e Ronaldo Caiado (GO). Vale ressaltar que a mudança de Riedel para o PL não está descartada, assim como a do seu padrinho político, o ex-governador Reinaldo Azambuja, que nas eleições passadas teria conversado sobre assumir a legenda liberal em MS.

Aniversariantes

  • Rejane Velasco de Souza,
  • Humberto AugustoMiranda Espíndola,
  • Estefânia Recalde de Carvalho,
  • Emilcy Thomé Gomes (Miska),
  • Meire Tenuta,
  • Deusdedit Ferreira de Oliveira,
  • Jair Ferreira da Costa,
  • Pedro Paulo Panacoti,
  • Marina Noeko Mitsuyasu,
  • José Otaviano Tenório,
  • Nelson Yoshikasu Sano,
  • Marlúcia Lopes da Silva Marques,
  • Solindo Medeiros e Silva,
  • Tânia Rita Machado,
  • Cleversson Golin,
  • Rubens Cox de Moura Leite,
  • Regiane Cristina Cardoso Chiad,
  • José Rodrigues de Faria,
  • Alessandro Klidzio,
  • Edilberto Rosário,
  • Mara Lima,
  • Yvie Cesco,
  • Dra. Isolete Lins Campestrini,
  • Francisco Dall Agnol,
  • Dra. Lenita Nogueira Osório Araujo,
  • Osnei Okumoto,
  • Dra. Vera Helena Bastos Ribas,
  • Adão Gonçalves Amorim,
  • Rosangela de Lourdes Silva,
  • Luiza Ribeiro Gonçalves,
  • Auro da Silva,
  • Isabela Oliva,
  • Roberto de Castro Cunha,
  • Jair Dorval,
  • Marinalva Pereira,
  • Isabella Machado Pereira,
  • Karla Leticia de Paula Oliveira,
  • Dr. José Francisco Malmann,
  • Adilson Edson Reich,
  • Isabelle Simplicio,
  • Antonio Agostinho do Nascimento,
  • Eroni Reis Brunet Lopes,
  • José Viana,
  • Sônia da Silva,
  • Quintina Bueno de Oliveira,
  • Dra. Agatha Christie
  • Fernandes Molinari,
  • Andrey Elesbão da Silva,
  • Marleide Gonçalves Puig,
  • Dr. Edson Setsuo Norito,
  • Solange Mara Pires,
  • Thaylise da Cruz Queiroz,
  • Mariana Franke Viegas,
  • Zoé Machado Branco de Freitas,
  • Ezaldino Xavier,
  • Ary Teodoro dos Santos,
  • Paulo Henrique Oliveira e Silva,
  • Ailson Garai da Silva,
  • Danielle Ujacov Nogueira,
  • Marisa Marinho Américo dos Reis,
  • Magda Mendes Peron,
  • Hugo Borges Soares Neto,
  • Aluísio Alexandre Benevides,
  • Marlene Vilarinho Albuquerque,
  • Lidiane Espíndola da Silva,
  • Cristiano Figueiró,
  • Evaldo Antônio Machado da Silva,
  • Márcio José Buffone de Oliveira,
  • Karolinne Sotomayor
  • Azambuja Canazilles,
  • Jackelinne Sotomayor
  • Azambuja, Miriam Miyahira,
  • Alayde Flores,
  • Miriam Barros de Freitas,
  • Ana Claudia da Silva Sanchez,
  • Irene Hvala Ferreira,
  • Jorgina Moraes Freitas,
  • Carla Jorges,
  • Alice da Costa Cortez,
  • Esttely de Oliveira Chaves,
  • João Ferreira Dias,
  • Wilson Pereira Nogueira,
  • Priscila Flores,
  • José Roberto do Nascimento,
  • Maria Anete Barros,
  • Pedro Vieira,
  • Zélia Nakazone Teruja,
  • Ingrid Alvarenga Brega,
  • Elma Penteado Santana,
  • Renata Santos Vieira,
  • Otávio Carvalho Cabreira,
  • Maria do Carmo Contar,
  • Fernanda Faro Cavalcante Poli,
  • Rafael Nelson Canello,
  • Neida Emilia Dhein Monte,
  • Jefferson Betfuer,
  • Eny Cleyde de Mendonça
  • Sartori Nogueira,
  • Jorge Miguel Henn,
  • João Augusto Capeletti,
  • Débora Regina Nogueira Perin,
  • Elizandra Aparecida Cassaro,
  • Silvana Tapias Nardão Stucchi,
  • Fernando César Vinholi,
  • Fabiana Deco Stevanato,
  • Aline Cristina Padovam da Fonseca,
  • Marisa Aparecida Machado Pile,
  • Jahil Pessoa de Lima,
  • Geraldo Alves Marques,
  • Eliandra Ramos Gonçalves,
  • Marlene Barbosa.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).