Correio B

TELEVISÃO

João Côrtes será repórter dos bastidores da nova temporada do "Popstar"

João Côrtes será repórter dos bastidores da nova temporada do "Popstar"

Continue lendo...

Com o coração dividido entre a música e a atuação, João Côrtes é do tipo que sabe muito bem o que quer. No entanto, também tem faro para reconhecer e aproveitar oportunidades fora de suas áreas de maior interesse. É por isso que ele exibe muita empolgação ao falar sobre a função de repórter que assume na nova temporada do “Popstar”, programa apresentado por Taís Araújo que tem previsão de estreia para outubro. “Sempre amei me comunicar, mas nunca imaginei que seria lembrado para um posto desse porte. Pelo menos não tão cedo. Adorei o convite, aceitei prontamente e já estou ansioso para o trabalho começar. Tenho muito carinho pelo programa”, ressalta. A história de João com o “Popstar” é tão recente quanto intensa. No ano passado, ele surpreendeu jurados e público ao entoar com propriedade e afinação diversos clássicos da música “pop”, como “Feeling Good” e “I Will Be There”. De “azarão”, acabou ficando em segundo lugar na colocação geral. “O ‘Popstar’ foi a oportunidade perfeita para apresentar as músicas que tenho prazer em cantar e, de quebra, ainda ter o 'feedback' de grandes nomes da indústria fonográfica. Posso dizer com tranquilidade que foi um divisor de águas na minha carreira”, valoriza.

O fato de já saber como funciona a dinâmica do programa facilita bastante a vida de João. Os participantes da próxima edição ainda estão sendo selecionados pela direção do “Popstar”, mas João já sabe muito bem como agir nos bastidores para deixar os competidores mais calmos e confiantes no início e final de cada apresentação. “Já estive nessa situação e estarei lá para dar apoio moral e torcer junto. Tive esse carinho na temporada passada e foi essencial para me fazer entrar mais confiante no palco”, conta. Sem esconder a saudade que sente de suas apresentações ao longo dos episódios, João torce para que ele possa dar algumas canjas ao lado dos competidores e convidados da terceira temporada. Como a transmissão é ao vivo e sem muita abertura para acontecimentos inesperados, ele está esperando um retorno dos roteiristas e da direção sobre a possibilidade. “A chance existe sim. O martelo ainda não foi batido, mas tudo pode acontecer. Eu certamente estarei preparado”, avisa, entre risos.

Enquanto outubro não chega, João alivia a ansiedade com mais trabalho. Atualmente, ele dedica-se às gravações de “Sala dos Professores”, série que retrata o cotidiano recheado de intrigas, competição e aprendizagem de uma escola particular de São Paulo. Na produção, idealizada e realizada pelo canal pago CineBrasil, João vive o professor de Literatura Daniel. “Meu personagem é o mais novo do corpo docente do colégio. Daniel é bem introspectivo, mas, aos poucos vai se enturmando com o resto dos professores e alunos. A ponto de superar a timidez e viver um romance com outra professora”, adianta o ator, que se inspirou em seus mestres do passado e, por indicação da direção, buscou referências em séries americanas de humor como “The Office” e “Modern Family”. “A série carrega um tempo de comédia mais próximo da ‘sitcom’ americana. É uma linguagem nova para mim e estou adorando exercitar a rapidez e ironia que eles usam lá fora”, detalha.

Natural do Rio de Janeiro, João ficou conhecido do grande público de forma pouco ortodoxa. Em 2013, fez sucesso ao protagonizar uma propaganda da operadora de celular Vivo ao lado de estrelas como Grazi Massafera, Marina Ruy Barbosa, Sheron Menezzes e Fábio Porchat, entre outros. Em pouco tempo, ele começou a ser chamado pelo singelo apelido de “ruivo” nas ruas. Aproveitando-se da boa repercussão da publicidade, investiu na tevê, em séries como “Três Teresas”, do GNT, “O Negócio”, da HBO, e na novela “Sol Nascente”, da Globo. “Fazer novela foi um processo bacana e bem intenso. Tenho certeza que seria muito legal voltar a esse universo no futuro. Mas, no momento, estou focando minhas energias em desenvolver projetos mais curtos e autorais”, conta. Além de ter acabado de dirigir “Nas Mãos de Quem Me Leva”, seu primeiro longa-metragem, João também tem é um dos sócios da produtora audiovisual TentáculoRec, fundada em parceria com familiares e amigos. “Empreender no Brasil é uma tarefa para corajosos. Exige muita persistência, dedicação e força de vontade. Nosso time está bacana e disposto a criar conteúdo de qualidade”, entrega.

EDUCAÇÃO MUSICAL

Da partitura ao coração

A Fundação Barbosa Rodrigues apresenta novos talentos e iniciativas de educação musical; Orquestra Jovem da instituição contará com a presença de ex-alunos, como o violista Brenner Rozales, durante o evento, que conta com o apoio do Correio do Estado

09/12/2024 10h00

A partir da esquerda, os alunos Emmanuel Rosa Santos (violão), Alice Figueiredo Krug (violino) e Gabriel Ávila de Mello (violino) durante os ensaios para o recital

A partir da esquerda, os alunos Emmanuel Rosa Santos (violão), Alice Figueiredo Krug (violino) e Gabriel Ávila de Mello (violino) durante os ensaios para o recital Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Então é Natal – ou quase. Faltam pouco mais de duas semanas para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e alguns dos programas que tomam conta de Campo Grande são concertos, recitais e cantatas, que se multiplicam pela cidade até o dia 25. 

Para a Fundação Barbosa Rodrigues (FBR), hoje será especial, talvez o dia mais importante do ano no calendário da instituição, criada em 1982. É que a Orquestra Jovem da FBR faz a sua grande apresentação da temporada na noite dessa data (9), a partir das 20h, no Teatro Aracy Balabanian.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, que integra o complexo do Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro. O evento tem classificação indicativa livre e conta com o apoio do Correio do Estado, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Plaenge e da Dicorel.

Um dos destaques da apresentação será a participação dos novos alunos do projeto de música da fundação. Ao lado dos colegas “veteranos”, eles vão mostrar ao público um variado repertório, que, além de temas natalinos, inclui composições consagradas da música de concerto criadas por autores estrangeiros e brasileiros, canções de música popular e clássicos da música de Mato Grosso do Sul.

Guardada em segredo, trata-se de uma seleção musical, assinada pelo maestro Eduardo Martinelli, que toca o coração, seja em função do apelo universal dos trabalhos escolhidos, seja pela causa que move a agenda da FBR, seja, especialmente, pela graça do talento em botão de quem estará no palco. 

São jovens com idade entre quatro e 16 anos que, em diferentes estágios de desenvolvimento de sua formação musical, vão mostrar conhecimento e desenvoltura, com técnicas instrumentais e de voz para buscar a emoção da plateia a partir de seu próprio encanto ao fazer música. Uma coisa que dá gosto de ver – e de ouvir. Confira o nome de cada um desses talentos no box.

PAIS E FILHOS

Além do maestro Martinelli, que atua como coordenador, professor e regente da Orquestra Jovem, o projeto mobiliza mais 10 profissionais, entre professores, produtores, auxiliares e voluntários, para atender os 68 alunos das 11 turmas que estiveram em andamento em 2024. 

Nos últimos meses, a fundação tem expandido suas atividades educacionais, oferecendo novas turmas e ampliando seu alcance. Entre os cursos oferecidos estão coro infantil, violão clássico, piano/teclado, violino e uma inovadora atividade de musicalização para pais e filhos.

“A proposta de musicalização para pais e filhos é uma ação pioneira dentro do projeto social da Fundação Barbosa Rodrigues”, afirma Eduardo Martinelli, destacando que essa atividade não apenas promove o aprendizado musical, mas também fortalece os laços familiares, criando um ambiente de interação e de cooperação entre gerações. Na prática, até avós e irmãos também têm participado da nova dinâmica.

“Estudos comprovam que a educação musical compartilhada entre pais e filhos pode ter um impacto profundo no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, além de promover a construção de um vínculo mais estreito e positivo entre pais e filhos. A interação durante as aulas contribui para o fortalecimento da comunicação e da colaboração familiar, essencial para o desenvolvimento integral das crianças”, defende o maestro.

ARTE E CIDADANIA

O evento contará também com a presença de ex-integrantes do projeto, que fizeram parte da fase inicial da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues. Esses músicos são um exemplo vivo da importância do projeto na formação de novos talentos, muitos dos quais seguiram – e ainda seguem – carreiras de sucesso no Brasil e no exterior, fazendo valer o lema “Transformando Vidas com Música e Cidadania”. 

Desde sua fundação em 2005, a Orquestra Jovem da fundação tem sido um marco no ensino musical e na inclusão social, impactando a vida de crianças e de jovens. O projeto, que lançou um DVD em 2012, combina excelência artística com valores de cidadania, preparando talentos que se destacam no Brasil e no exterior. 

A iniciativa já capacitou milhares de jovens, e entre os diversos músicos formados pela FBR que alcançaram reconhecimento internacional está o violista Brenner Rozales, que integrou a Filarmônica de Israel e, desde outubro de 2023, está de volta ao Brasil, colaborando com grandes orquestras nacionais. Outro exemplo é Matheus Coelho, hoje regente no Canadá, cuja trajetória internacional reflete o impacto do projeto em sua formação.

Esses casos evidenciam o compromisso da Fundação Barbosa Rodrigues em fomentar o desenvolvimento cultural e social por meio da música, reafirmando sua relevância no cenário artístico e educacional, fazendo ecoar ainda mais longe o que pressentiu o professor e jornalista Barbosa Rodrigues, seu mentor, junto com a esposa, a professora Henedina Hugo Rodrigues, na inauguração da entidade. “É uma semente que crescerá e chamará atenção de todo o País”, disse o criador da FBR na ocasião.

Alunos da Orquestra Jovem 2024

Musicalização:

  • Giulia Mattje Steica
  • Raquel Fernanda Cardoso Mattje (mãe)
  • Sara Mariana de Oliveira
  • Sandro Santos de Lima (pai)
  • Kaleb Henrique Dias Moraes
  • Jaqueline Dias (mãe)
  • Miguel Moteranes Bruss Pinheiro
  • Mirella M. Mendonça Pinheiro (mãe)
  • Asafe Ávila Reis
  • Aline Bonfim de Ávila (mãe)
  • Julia Barros Gomes
  • Priscilla Barros P. S. Gomes (mãe)
  • Nicoly da Silva Amorim Coelho
  • Marcela Meneguesso Vilela
  • Clarice Gimenes Morais
  • Nicolly Godoy Vargas
  • Evelayne Brito da Silva Amorim
  • Maria Eloisa Fernandes Pires
  • Isabela Helena Bezerra Lima
  • Nicole Rosa Santos
  • Mariana Bruno Ribeiro
  • Sara Souza Fujiyama
  • Emanuelly de Melo Barbosa
  • Nélia de Melo Pereira (mãe)
  • Daniel Lubas Pimentel
  • Eloysa Lubas Pimentel (irmã)
  • Lidiane Quele Lubas Dimeneses (mãe)
  • Kalel Meneguesso Mendes
  • Manoela Dias Meneguesso (avó)
  • Antonella
  • Rossy Mary (mãe)
  • Alice Victoria
  • Mirelli (mãe)
  • Marcos Vinicius Soares Junior
  • João Lucas Frajado Alves Vilela
  • Miguel Moteranes Bruss Pinheiro
  • Leonardo Delphino Rodrigues Modesto

Piano/teclado:

  • Joanna Bruno Ribeiro
  • Lavinia Andrade Santana
  • Ana Sofia Fernandes Pires
  • João Vicente de Melo Pinheiro
  • Nicole Rosa Santos
  • Nathanael Carrelo Rodrigues de Oliveira
  • Rafael Vieira Vara
  • Pedro Lucas Fernandes Fegruglia da Silva
  • Mathias Oliveira Taú
  • Henry Cristiano Bittencourt Mattos
  • Maria Eduarda Borges Soares
  • Maria Eduarda Araújo Gomes
  • Claraluz Dalmati da Rosa
  • Julya Meneguesso da Cruz
  • Mérida Campuzano Torrez
  • Davi Santana Alexandrino
  • Isabella Godoy Severino da Silva Vargas
  • Pietro Arguelho Vargas
  • Maria Vitória Vasconcelos Martins

Violão:

  • Julia Araujo Bezerra
  • Francisco de Paula Barreto Quintiliano
  • Raj Krishna Razzini Kanezaki
  • Manuela Martinelli Boza
  • Emmanuel Rosa Santos
  • Ester Martins Mendonça
  • Isabela Daniela de Oliveira Jara
  • Nycollas G. G. de Melo
  • Nycolle R. K. G. de Mello
  • Lucas Matheus H. Lopes Arce
  • Samuel Alexandre França dos Santos Candia
  • Mariana Milany Matos Abreu
  • Giovanna Ojeda Rameiro

Violino:

  • Eduardo Ávila De Mello
  • Marcela Meneguesso Vilela
  • Rafael Vieira Vara
  • Miguel dos Santos Cruz
  • Julia Araujo Bezerra
  • Gabriel Ávila de Mello
  • Samuel Alexandre França dos Santos Candia
  • Alice Figueiredo Krug
  • Luiza de Oliveira Krug
  • Mariana Milany Matos Abreu
  • Giovanna Ojeda Rameiro
  • Júlio Cesar Martines Mendonça
  • Jônatas Alan dos Santos Silva

Assine o Correio do Estado

Diálogo

A possibilidade de a presidência da Câmara Municipal ser entregue pelo PP... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected]) - Felpuda

09/12/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Mario Sergio Cortella - escritor brasileiro

Enquanto aguardamos aquilo que virá, 
não podemos deixar de viver aquilo 
que pode ser vivido agora”.

FELPUDA

A possibilidade de a presidência da Câmara Municipal ser entregue pelo PP de bandeja, e com lacinhos de presentes, para o ninho tucano estaria deixando alguns integrantes do partido batendo três vezes na madeira. Eles acham que seria a primeira demonstração de falta de articulação mais intensa para reverter esse quadro. Tem gente dizendo que, a continuar assim, seria a mesma coisa que, antes da batalha que pode ser ganha, comandante e soldados entregarem as armas para os adversários. Resta esperar para ver.

Diálogo

Decisão

Foi mantida, por unanimidade, por uma das turmas do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), em MS, a decisão 
que garantiu a um operário de empresa pública federal, em Dourados, a redução da jornada de trabalho em 50%.

Mais

E isso sem compensação de horas ou perda salarial, para acompanhar o tratamento dos seus filhos, diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), respectivamente. 

DiálogoSandra Serrano, Marisa Serrano e Rui Pires

 

DiálogoBeto Pacheco

Esperneio

Nos intrigantes meios políticos, já se fala que a tentativa de pressionar o ex-governador Reinaldo Azambuja a não ingressar e assumir a direção do PL em MS seria “grito desesperado”, principalmente de três parlamentares que vêm sendo chamados de “deputados melancias”: verdes por fora, vermelhos por dentro. O esperneio, dizem, não deverá prosperar, até porque é o futuro político do tucano-mor que está em jogo.

Rumo

Reinaldo Azambuja pensa em disputar uma vaga no Senado e precisa de um partido forte. O PSDB, dizem, estaria se “esfarelando” em nível nacional, e o caminho deverá ser mesmo a fusão com outra legenda, possivelmente o MDB. Ele tem chances concretas 
de assumir o comando de um partido que mostrou potencial de votos nas eleições municipais e é forte no Congresso Nacional. Portanto...

Apoio

Caso ingresse no PL, Azambuja teria caminho pavimentado para o Senado, inclusive com possível apoio do PP. Assim, contando 
com o respaldo de parlamentares que somariam mais de 1 milhão de votos – deputados federais Marcos Pollon, Rodolfo Nogueira e Luiz Ovando e a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. O trio que estaria torcendo para o ex-governador não sair do ninho é formado por três deputados federais que, juntos, somaram em 2022 pouco mais de 240 mil votos. Como se vê...

ANIVERSARIANTES

Roberto Rech,
Elizabeth Pinheiro Mariano,
Abdalla Jallad,
Regina Colagrossi Paes Barbosa, 
Raphael Morilhas Corrêa da Costa, 
André Luis Carvalho de Souza,
Carlos Ricartes de Oliveira,
Marcus Vinicius Carvalho de Souza,
Idmilson Rodrigues de Almeida,
Sebastião Lima Bitencourt,
Osvaldo Ramos da Silva,
Luiz Ednaldo Gonçalves Junior,
Darci Jarson Escobar,
Cristiano Yonamine,
Tiago Bana Franco,
Daniel Peres da Silva,
Carlos César Batista,
Iriangela Cristina Diniz,
Rodney Ferreira de Souza,
André de Almeida,
Rosemari Conceição Fernandes Gamarra Lino,
Dayane Ernestine Rosse,
Dair Orro (Dadá),
Dr. Alfredo Nunes Netto, 
Letícia Rocha Novaes,
Neuza Graziano Russo,
Dr. José Mendes de Carvalho Filho,
Ludmila Flores,
Assis Diniz do Carmo,
Danuta Walessa Goularte Adorno de Assunção,
Isabelle Monteiro Portilho,
Olívia Garcia de Rezende,
Carlos Oliva,
Dra. Rosa Kiyoko Ozaki,
Maria Auxiliadora Falco de Oliveira,
Angélica Guedes de Oliveira Mattos, 
Affonso Giugni,
Fernando Monteiro Velasquez,
Sandra Maria Ojeda,
Carlos Eduardo Gomes Figueiredo,
Deise Neitzke Müller,
Gilvane Bezerra da Silva Dias,
Jôni Vieira Coutinho,
Cileanes Viacek, 
Dr. Marcos Shiguemi Tiba, 
Kaline Rubia da Silva,
Alex Pereira de Andrade,
Leonel Rezende Moura,
Marcel Martins Costa,
Reynaldo Diniz Pereira Neto,
Cristiano Cliter Canova,
Augusto César Pinto de Oliveira,
Maria Helena Pereira de Souza Veras,
Daniela Oliveira Leite,
Adriana Aparecida Diego,
Maria Nadir Benatto Maschion,
Kátia Maria Garicoix Recalde,
Deair Rezende Marques,
Liliane Horta de Souza,
Elaina Rocha Zeola,
Dagmar Rezende Ferreira,
Ana Carolina da Silva,
Cirilo Pinto Gomes,
Henoch de Santana,
Valdenice Cardoso de Oliveira,
Maria Helena Pettengill Fernandes, Glória Maria Vaz Leal, 
Marco Antônio Delamanha,
Dr. Elizio Franco Júnior,
Herminia Scorpioni Neves,
Zanildo Dias do Vale,
Dra. Gislayne Budib Poleto,
Albino Carlos Fernandes de Oliveira,
Marcus Vinicius Leite,
Roberto Tamaki Sato,
Ubirajara Souto Maior,
Giroldo Barbosa Alves,
Célio Moraes dos Santos,
Marinês Simioli,
Lincoln Fonseca da Silva,
Ivana Assad Vilamaior,
Joel do Nascimento,
Mário José de Souza Oliveira,
Olimpia Duarte, 
Nahin Teodoro da Costa Abdalla,
Osvaldo Kazuo Makino, 
João Paulo Santos Azambuja, 
Janaína Marques,
William Maksoud Neto, 
João Martins,
Marlene Aparecida Carrenho,
Edmir Abelha Figueiredo de Moraes,
Glaucekerlen Bogarim Godoi,
Jonas Trindade,
Adriana Guglieri Caporal,
Gilmar Cavalheiro de Souza,
Hélio de Souza Filho,
Ketilei Costa de Freitas,
Renato Diego dos Reis Vieira,
Maria de Lourdes Pombo da Cruz,
Elizangela Martins Biazotti dos Santos,
Luciana Tieko Kawaminami Lopez,
Maria Felícia Godoy Gonzalez,
Luis Carlos Vieira,
Maria Alice Fonseca,
Liliane Medeiros.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).