Correio B

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PL nº 1.176/11: Lei das Mestras e Mestres

Projeto de Lei que protege tradições de transmissão oral está parado há 13 anos na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados

Continue lendo...

Mestres dos saberes populares e membros de coletivos culturais de todo País se uniram para divulgar e colher assinaturas para o abaixo-assinado que busca a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 1.176/2011. O PL, também conhecido como "Lei das Mestras e Mestres", reivindica um marco legal para orientar políticas e programas estatais de proteção e estímulo aos conhecimentos e às manifestações culturais de transmissão oral no Brasil.

As assinaturas recolhidas serão apresentadas no dia 26, quando ocorrerá uma audiência pública a pedido da deputada federal Dandara (PT-MG), na Câmara, em Brasília (DF).

Existem duas categorias de patrimônio cultural, o material e o imaterial, estendendo-se a toda forma de manifestação cultural, monumentos, lugares e expressões próprias de comunidades e povos tradicionais.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entende-se por patrimônio imaterial aquele que não se pode tocar, ou seja, aquele de natureza imaterial. Como exemplo, podemos citar as práticas, os modos de vida e as técnicas.

O Iphan declara que são "práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas". Os principais guardiões desses conhecimentos são as mestras e mestres das culturas populares.

Por isso é tão importante o reconhecimento por meio da aprovação do PL nº 1176/2011, que garante auxílio econômico para mestras e mestres, além da certificação do saber da mestra e/ou mestre no mesmo patamar do doutorado nas universidades brasileiras.

Os estados de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão já instituíram leis de proteção e promoção dos mestres e mestras da cultura popular e algumas cidades também aprovaram leis que reconhecem seus mestres e mestras.

A recente experiência da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) nos dá um indicativo de que é possível também trabalhar territorialmente, dialogando com gestores locais, como é o caso da aprovação das leis de patrimônios vivos nos municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Arapiraca, Japaratinga, Coqueiro Seco, Água Branca e Pilar.

ABAIXO-ASSINADO

Em julho de 2022, um abaixo-assinado (https://www.change.org/MestrasEMestresPelaCultura) foi iniciado pelo Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais (FCPT). O documento tem atualmente mais de 8 mil assinaturas de representantes das diversas manifestações que englobam a cultura brasileira.

A iniciativa busca pressionar o Legislativo para a aprovação do PL, que tramita há cerca de 13 anos na Câmara dos Deputados, em Brasília, e hoje está parado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), dependendo apenas da aprovação para ser encaminhado ao Senado.

Desde junho deste ano, foi iniciada uma campanha com vídeos de mestres e mestras pelo FCPT e a Rede de Culturas Populares e Tradicionais (RCPT), um espaço permanente de reflexão, debate e ação integrando os diferentes grupos criado em 2006 como desdobramento de pautas e ações que já vinham sendo coordenadas por fóruns estaduais de culturas populares desde 2003.

No ano passado, a partir de uma escrita aberta com os integrantes da RCPT, a proposta para um Pontão de Cultura foi aprovada pelo edital do Ministério da Cultura.

UM RELATO EMOCIONADO

Em setembro, foram entregues as credenciais do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac) que reconhecem a mestra Lazinha e a contramestra Elizangela, da Folia de Reis Sete Estrelas do Rosário de Maria, sediada em Mesquita, na baixada fluminense.

A carteirinha, impressa em papel sulfite branco, dá o direito aos mestres e mestras das Folias de Reis de participarem de editais específicos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).

Ao receber esse reconhecimento, mestra Lazinha, cercada dos familiares e brincantes da Folia de Reis Sete Estrelas do Rosário de Maria, fez questão de contar, emocionada, a história de sua família: da matriarca Dona Mariana, que faleceu em 2011, da bandeira que ficou sob os cuidados de seu irmão Dinho, convertido à religião evangélica e que não saía mais com a Folia de Reis, e de como, desde o início de 2023, esforça-se em manter viva essa manifestação do ciclo natalino em Mesquita. Toda essa memória foi reconhecida por uma carteirinha.

Serviço - Audiência Pública sobre o PL nº 1.176/2011

  • Formato: híbrido presencial e virtual.
  • Data e horário: dia 26/11, a partir das 9h.
  • Local: Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Brasília (DF).

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Prefeita do interior que não foi reeleita parece estar tentando provar que... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

19/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Karla Tabalipa - escritora brasileira 

... Pensamento positivo esmaga o rancor. 
E eu mentalizo momentos melhores e passo 
a acreditar neles, até que um dia eles virem realidade”.

FELPUDA

Prefeita do interior que não foi reeleita parece estar tentando provar que dois corpos podem ocupar o mesmo espaço. Assim, ela teria nomeado a 40 dias de entregar o cargo mais candidatos do que o número que está estabelecido em concurso. A denúncia foi parar no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, que determinou a suspensão imediata da portaria e deu um prazo de cinco dias para que ela dê explicações, uma vez que as finanças para 2025 ficariam comprometidas com o seu ato de, digamos, “fim de festa”.

Capacitando

Entre os dias 25 e 29, a Gerdau Transforma promoverá capacitação on-line para pessoas pretas e pardas. Serão 60 vagas disponíveis para aulas que incluem mentoria e capacitação, sempre das 18h às 21h (de MS).

Mais

A iniciativa é gratuita e voltada para pessoas com mais de 18 anos que já têm um negócio ou que queiram empreender. As inscrições podem ser feitas até o dia 24, por meio do site gerdautransforma.com.br.

Diálogo

A restauração e a conservação dos recifes de coral de Alagoas, que vêm passando por um branqueamento em massa, é um projeto lançado pelo governo estadual, que visa enfrentar a crise socioambiental vivida por conta de fatores globais. O fenômeno faz com que os recifes percam suas cores vibrantes e se tornem brancos e/ou translúcidos. Conforme o projeto, o primeiro passo é resgatar as colônias de corais tombadas em recifes degradados e colocados em posição de crescimento, iniciativa que será desenvolvida inicialmente na capital Maceió. Logo após, serão desenvolvidos e implementados berçários contendo sementeiras com colônias de corais. A expectativa é de que sejam replantadas mais de 500 colônias.

DiálogoJeff Aires e Flavia Kujawski

 

DiálogoJuan Moraes e Felipe Drugovich

“Ensaiando”?

A ida do governador Eduardo Riedel (PSDB) para degustar feijoada em conhecido point da Capital despertou atenção e gerou a especulação de que ele estaria “ensaiando” para começar a cumprir agenda mais popular, de olho em 2026. Há quem diga que se nessas saídas informais – aquelas em que não se cumpre compromissos oficiais, mas sim de lazer – ele for ao Mercadão para saborear pastel, aí sim, efetivamente, Riedel terá dado o pontapé inicial ao jogo eleitoral. A conferir.

Mas...

Por enquanto, o tabuleiro político para as próximas eleições tem suas peças dispostas da seguinte forma: o governador Eduardo Riedel para a reeleição, com apoio da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e Adriane Lopes, ambas do PP, e o ex-governador tucano Reinaldo Azambuja para o Senado. Homem público experiente que só tem dito que esse é o quadro atual, porém, se isso é uma certeza, fez lembrar aquela conhecida frase: “Política é como nuvem”. Assim sendo…

Cadeira

Há 16 anos na Câmara Municipal de Campo Grande – quatro deles como presidente, até dezembro deste ano – e já indo para o seu quinto mandato, Carlos Augusto Borges não quer ficar sem cargo relevante no biênio 2025-2026. Daí o seu empenho em favor de candidatura da chapa encabeçada pelo tucano Papy, em que, aliás, sairia como primeiro-secretário, função só um degrau abaixo do presidente. Quem já provou do mel…

ANIVERSARIANTES

Adélia Calache Zaccur,
Cecília Tânia Grinberg Zauith,
Symonne Pimentel Castro de Oliveira Lima Parizotto,
Jane Diniz,
Dr. Salim Cheade,
Fabiola Corrêa Martins Bertoncelo,
Hercules Pereira Dias e Silva,
João da Rosa Leonel,
José Luis de Oliveira Disperati,
Izabelino Rito Echeverria,
Maria Alice Merli Oliveira Lima,
Antônio Francisco Alves,
Elza Nakazato,
Klebber Jacks Paixão Recalde,
Israel Alves Boiadeiro,
Toufic Baruki Neto,
Ronaldo Ferreira de Souza,
Marley Escudeiro Pereira,
Maximiliano Bernardes de Paula,
Edmundo Benites,
Geraldo Antero da Silva,
Mario da Veiga,
Cristianne Buainain Balbuena,
Dra. Karla Thais da Silva Taveira Samdim,
Izabel Duailibi,
Romilda Paracampos de Almeida,
Juliana Tonsic de Lima dos Santos,
Nathália Fagundes Borges Teruel,
Fábio Augusto Assis Andreasi,
Ana Maria Fontoura de Freitas,
Anna Yamazato,
Márcia Ferreira Girão,
Aparecido Martins Silva,
Laércio Martins Plácido,
Denise Xavier Mariano,
Eida Celia Lucindo de Almeida Gutierrez,
Carlinda Asato,
Carlos Estefe Rodrigues Silva,
Isabel Maria da Silva,
Johnny Maffei,
Jonas Felix de Souza,
Leonardo Calarge Zahran,
Jessica Hellen Scaff,
Sandra Barros Amorim,
Bento Marques Neto,
Lídia Delamare Espíndola,
Izabelina Valdes,
José Antônio Fiuza de Andrade,
Adélia Fontoura Basmage,
Jucena Isabel Gomes Cardoso,
Ricardo Alex Cornejo Peredo,
Adelaine Botter Conciani de Oliveira,
Sônia de Campos Carvalho,
Luiza Bezerra de Azevedo,
lone Rodrigues Bonfim,
Jorge Luis Santos,
Mário Márcio Freitas,
Frederico Cohrs,
Antônio dos Santos Pinto,
Edson Martins Cardoso,
Juarês Miranda França Junior,
Nelson Fraide Nunes,
Anaurelino Gomes Barbosa,
Dra. Flaviane Keiko Azato, 
Dr. Reinaldo Pedroso,
Luiz Carlos Nichikuma,
Claudete Aparecida Bocchi,
Jorge Damião Vilhalva,
Márcio Antonio Soares Abrahão,
Wanderley Onofre Schmitz,
Francisco Sebastião Bugar da Silva,
Manoel Machado de Oliveira,
Antônio Pereira de Matos,
Francisca Juracina Feitosa Malzac,
Cristina Santin,
Jaime Clementino de Aguiar,
Helena Targino da Silva,
Ubiratan Medeiros Chita,
Rafaela Mallmann Dias,
Antônio José dos Santos,
Valdir de Godoy,
Marcos Roberto dos Santos,
Rosangela Silva Baptista,
Cleudon Junior de Souza,
Nilza Maria Rivero,
Juliana Vilas Boas Fernandes Brum,
Carlos Mauricio Corrêa da Costa,
Luciana Tenuta de Arruda,
Alexandre de Souza Fontoura,
Andrea Martins Tourinho,
Levi Moroz,
Marco Antonio de Souza,
Júlio César Lazzarini Lemos,
Arilthon José Sartori Andrade Lima,
Nelson Pasa,
Breno Pinhé Leal de Queiroz,
Daiane Klissye Dona,
Michelly de Oliveira Sarmento Daroz,
Ivan Toniello,
Neimar Queiroz Baird,
Benjamin Coronel Rondon,
Igor de Mendonça Loureiro,
Valentim Grava Filho,
Maria Aparecida Singh Bezerra de Lima,
Carmem Lúcia Dias dos Santos Trindade.

*Colaborou Tatyane Gameiro

MAMMA MIA!

Abba Experience In Concert faz apresentação em Campo Grande

O espetáculo, que moveu mais de 100 mil pessoas pelo país, ocorre no domingo (24), no Palácio Popular da Cultura

18/11/2024 17h30

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O Abba Experience In Concert, faz apresentação no próximo domingo (24), no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. A apresentação passou por 70 cidades brasileiras encantando entusiastas da da banda pop sueca formada em 1972, que fez sucesso no mundo todo.

Os ingressos que podem ser adquiridos online pelo valor entre 60,00 (meia entrada) a R$ 120,00.

Com hits atemporais, o Abba Experience In Concert apresentará um grande show aos entusiastas da banda original. Para tanto, nada de playback: todas as músicas serão cantadas ao vivo.

Ao todo, são 30 integrantes no palco que desenvolvem o espetáculo enquanto realizam um ballet de encantar o olhar, somando-se aos quatro cantores, à banda e à orquestra, que conseguem reviver magistralmente as músicas do Abba.

E não para por aí: o cenário, a coreografia, a troca de figurinos e a iluminação de ponta dão tom ao espetáculo, que transportará o espectador de volta à era do “Disco de Vinil”.

Em uma viagem musical que atravessa grandes hits como "Dancing Queen", "Mamma Mia", "Waterloo" e tantos outros!

A direção está a cargo do diretor Bruno Rizzo, experiente, que conduziu outros espetáculos de renome como “Elvis Experience Tribute in Concert”, “Pink Floyd Experience In Concert”, “Amazing Tenors Sings Bocelli” e “Embalos de Sábado à Noite, O Musical”.

Já na direção executiva da peça está Daniela Schiarreta, com direção residente de Ewerton Novaes.

Antes de chegar à Capital sul-mato-grossense, a turnê esteve em mais de 70 cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, João Pessoa, Boa Vista, Brasília, Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, entre outras.

Veja quem interpreta os integrantes do Abba

  • Flavia Mengar (Agnetha);
  • Gabriel Calixto (Björn);
  • Mateus Kerr (Bebby;
  • Victoria Rossi (Frida).

Para adquirir os ingressos, basta acessar o link: (https://www.ingressodigital.com/evento/13578/Abba_Experience_in_Concert)

Serviço

Abba Experience In Concert
Data: 24 de novembro
Local: Palácio Popular da Cultura
Endereço: Av. Waldir dos Santos Pereira
Abertura das portas: 18:00
Início: 19h

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).