Correio B

Correio B

Programação Festival de Inverno de Bonito

Programação Festival de Inverno de Bonito

Da redação

25/07/2012 - 09h33
Continue lendo...

MÚSICA
SHOWS NA GRANDE TENDA:

25/07 ALCIONE

26/07 MARIA RITA

27/07 MONOBLOCO

28/07 O RAPPA

SHOWS NA PRAÇA DA LIBERDADE (*):
25/07 SÉRGIO REIS

27/07 NANDO REIS

28/07 ROBERTA SÁ

E MAIS:
BANDA NAIP

JERRY ESPÍNDOLA & PÉTALAS DE PIXE

BEATLESMANIACOS

KARINA MARQUES

MARIA CLAUDIA & MARCOS MENDES

(*) programação por data / hora a ser divulgada posteriormente.

DANÇA
Espetáculo: DANÇAR, PULSAR [Isa Yasmin Cia de Dança – BRA – MS]

Espetáculo: MARIA, MADALENA [Núcleo de criação conectiva – BRA – MS]

Espetáculo: Crescer/para Passarinho – Homenagem a Manoel de Barros [Outro, outra Cia de Dança - BRA]

TEATRO
Espetáculo: COMÉDIA.COM [Gaia Brasil Produções – BRA]

Espetáculo: CASAL TPM [Palco Cia de Teatro - BRA]

Espetáculo de rua: POCKET VARIEDADES "PALHAÇA RUBRA" [Carrapeta produções - BRA]

Espetáculo: Os Corcundas [Grupo: Circo do Mato – BRA – MS]

Espetáculo: TEKOHA – Ritual de vida e morte do Deus Pequeno [Teatro Imaginário Maracangalha – BRA – MS]

ARTISTAS DE RUA
Arte da Magia, com Marcos Hiroshi / Mágico.

Cia Estátua Viva, com Marcello Zago e Cristiano Potenza.

Cia Edimalabares (monociclo, malabares e pirofagia).

COLETIVO CONSCIENTE
Formado por 10 pessoas entre atores, músicos, fotógrafos, DJs e outros profissionais da arte, o Coletivo Consciente chega ao festival para surpreender. Suas ações estarão presentes em todo o evento, sem hora marcada e com abordagens criativas.

LITERATURA
Saraus/ Escritores convidados

"Rua Lopes Chaves, 546" - Sarau sobre Mario de Andrade com Pascoal da Conceição.

"Brasil de Dentro" - Sarau Literário/musical com o Grupo Ser Tão Trio.

"Furacão Elis" – Palestra com a escritora e jornalista Regina Echeverria.

Café filosófico
Tema: FILOSOFIA E NATUREZA: PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO ECO-SUSTENTÁVEL. Promover o pensamento filosófico com a natureza por meio do tema proposto, “A filosofia e natureza: para pensar o desenvolvimento eco-sustentável”.

Lançamento do livro: Morgana no Mundo da Águas, dos autores Mara Calvis e Heitor Simões. (Editora Alvorada).

GALERIA ECOCRIANÇA
OFICINA: GEOPARK BODOQUENA PANTANAL – A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Desenvolver o gosto pela leitura, produção literária e plástica utilizando a literatura regional como um meio de fortalecer a conscientização ambiental. Oficinas lúdicas, leituras dramatizadas, projeção de vídeos e jogos serão utilizadas para estimular no público infantil o interesse por atividades culturais fazendo com que se tornem apreciadores de cultura e prestigiadores de eventos desta natureza.

ARTES PLÁSTICAS
"Empapelando" - Instalação/interação e oficina de papel Artista: Fernanda Castanho

"Queda D'água" - Instalação e oficina de brinquedos com sucata Arte-educadora: Léo Stinghen

CINEMA
Mostra Manoel de Barros

Mostra de curtas e longas-metragens sobre a vida e obra do poeta.

Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente (FICA) Ação promovida desde 1999 pelo Governo do Estado de Goiás. Reúne produções do mundo inteiro, combinando cinema, história, cultura, meio ambiente e cidadania. Mostra R.U.A. - Mostra de Registros Urbanos Audiovisuais

Mostra regional de vídeos e obras audiovisuais que retratam a cultura urbana.

Bate-papo com os videmakers das produtoras independentes Indentidade Skate e Óia TV

CineArte - Gabriela Dias
Mostra regional dos trabalhos audiovisuais da Filmmaker Gabriela Dias, que utilizam as técnicas da fotografia, stop-motion, moda e artes plásticas no processo de criação. Gabriela Dias foi vencedora do Salão de Artes de Mato Grosso do Sul de 2010 com o videoarte "Caixinha de Música". Bate-papo com a filmmaker Gabriela Dias e equipe.

Oficinas com o apoio do Museu de Imagem e Som de MS (MIS):
Tratamento de Imagem Fotográfica com Software Livre

Introdução à Linguagem Fotográfica

Ministrante: Alexandre Sogabe

MERCADO MUNDO MIX
Presente nas últimas edições do festival, o Mercado Mundo Mix é um grande sucesso entre os visitantes, com seus produtos diversificados e gente descolada num ambiente pra lá de hype.

III ENCONTRO DO GEOPARK BODOQUENA PANTANAL
Programação de palestras, debates, lançamento de livros e visitas técnicas.

Correio B+

Saúde B+: Daltonismo - o que é, causas da doença e tratamento

Médico oftalmologista explica os tipos e sintomas

21/12/2024 18h00

Saúde B+: Daltonismo - o que é , causas da doença e tratamento

Saúde B+: Daltonismo - o que é , causas da doença e tratamento Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O daltonismo, também chamado de discromatopsia, é uma condição genética que altera a capacidade de percepção das cores. “Pacientes daltônicos apresentam dificuldade em distinguir certas cores. Diferente do que muitos pensam, a grande maioria não enxerga o mundo “preto e branco” e os casos mais comuns são dificuldades em diferenciar vermelho e verde”, explica Dr. Rogério Ferrari, Oftalmologista do Centro Médico Pastore ( RJ).  

O impacto pode ser desde um inconveniente na vida da pessoa. “ Há a dificuldade para escolher roupas que combinem ou interpretar mapas ou gráficos coloridos; até impactos mais sérios, já que algumas profissões requerem a distinção precisa de cores, como pilotos, eletricistas ou designers gráficos. Além disso, os pacientes podem apresentar, por exemplo, dificuldade na identificação dos sinais semafóricos, embora o daltonismo não impossibilite a obtenção da CNH”, explica o médico. 

A doença é hereditária e ligada ao cromossomo X, dessa forma, é mais comum em homens do que em mulheres. “Afeta cerca de 8% dos homens e apenas 0,5% das mulheres. Apesar de menos comuns e mais raro, o daltonismo pode ser adquirido ao longo da vida por doenças oculares ou lesões”, detalha o oftalmologista . 

"Temos três tipos principais, que alteram a percepção das cores de maneiras diferentes, variando também sua gravidade de acometimento. São eles:

Deuteranopia: afeta a percepção da cor verde; 

Protanopia: a forma mais comum, paciente tem dificuldade com o vermelho; 

Tritanopia: menos comum, afeta a percepção do azul”, destaca Dr. Rogério Ferrari.

Geralmente o diagnóstico é realizado por meio de testes de visão das cores, “sendo o mais comum o Teste de Ishihara, em que a pessoa precisa identificar números ou formas em imagens compostas por pontos coloridos. Existem ainda outros exames complementares para confirmar o diagnóstico”, explica. 

“Infelizmente, não existe cura para o daltonismo, porém dispomos de soluções que melhoram a qualidade de vida, como lentes de contato ou óculos com lentes especiais que realçam a percepção das cores. Além disso, temos o suporte das tecnologias com aplicativos de celular que identificam cores e adaptam ambientes digitais. Ainda posso citar o sistema de identificação de cores chamado ColorAdd, um sistema que representa uma forma universal de se comunicar o nome de cada cor. O sistema cataloga cada cor com um símbolo, auxiliando os daltônicos a 'enxergar' as cores de forma simples”, destaca Dr. Rogério. 

Correio B+

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer

Médico veterinário cita alguns exemplos de alimentos típicos das festas de fim de ano que colocam em risco a saúde dos animais.

21/12/2024 15h00

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer

Pet B+: Saiba quais alimentos típicos das ceias seu pet não pode comer Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com a proximidade das festas de final de ano, nosso paladar fica aguçado ao pensarmos nas delícias típicas da época, especialmente das ceias de Natal e Réveillon.

Para muitos tutores de pets, esse também pode ser o momento de agradá-los com petiscos que fazem parte da alimentação dos humanos, e até mesmo oferecer as sobras das ceias. Mas ainda que seja “só um pedacinho” para matar a vontade daquele olhar pidão, esses alimentos podem ser altamente prejudiciais aos animais.   

Além das sobras das ceias, há uma série de comidas típicas desta época do ano que apresentam riscos ocultos para nossos amigos de quatro patas: “É importante alertar os tutores para não oferecerem esses alimentos aos seus animais, pois podem causar intoxicação, ocasionando diarreia, vômitos e danos ao sistema digestivo”, orienta Gustavo Quirino, médico-veterinário que atua na equipe de treinamento técnico da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil.

O veterinário cita alguns exemplos de alimentos típicos das festas de fim de ano que colocam em risco a saúde dos animais de companhia:

 - o primeiro item da lista de alimentos proibidos é o chocolate, presente nas sobremesas e nos chocotones, pois contém duas substâncias tóxicas para cães e gatos: cafeína e teobromina, que podem provocar vômitos, diarreia, convulsões e problemas cardíacos. Para animais mais sensíveis, podem até levar à morte. Vale destacar que o tutor que pensar em oferecer um chocolate mais amargo, acreditando ser menos prejudicial, estará colocando o animal em risco, pois o teor de teobromina é maior;

- a uva fresca ou passa, tão comum nesta época, é uma das frutas mais perigosas para os cães, pois contém uma substância tóxica aos animais que pode provocar alterações como o aumento da frequência urinária e da ingestão de água, ocasionando lesão nos rins;

- temperos como o alho e a cebola, usados nas preparações e considerados saudáveis na dieta humana, podem atacar as células do sangue dos animais, podendo causar anemia.

O médico-veterinário pode dar mais informações sobre o assunto e alertar os tutores para os riscos de oferecer esses alimentos, orientando-os sobre a importância de manter a rotina alimentar do pet neste período de festas.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).