Seja pelo consumo de cigarros convencionais ou eletrônicos – os chamados vapes –, os impactos negativos do tabagismo na saúde são inúmeros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o hábito está associado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo diferentes tipos de câncer, além de problemas respiratórios e cardiovasculares.
Mas os malefícios do cigarro e dos vapes não se limitam aos pulmões e órgãos internos: um dos sinais mais visíveis está na pele. O tabagismo acelera o envelhecimento cutâneo, causando manchas, rugas, flacidez e um aspecto envelhecido antes do tempo. O Dr. Raul Cartagena Rossi, médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor de TheraSkin®, explica:
“A nicotina, presente tanto no cigarro comum quanto no eletrônico, compromete a renovação celular e reduz drasticamente a produção de colágeno. Como consequência, a pele perde firmeza, hidratação e resistência, tornando-se mais suscetível ao envelhecimento precoce.”
Além disso, a nicotina provoca vasoconstrição – ou seja, a contração dos vasos sanguíneos –, reduzindo a oxigenação dos tecidos, aumentando a agregação plaquetária e estimulando a produção de radicais livres. O resultado é uma pele opaca, ressecada e com circulação sanguínea comprometida, dificultando a cicatrização e a regeneração celular.
Segundo o Dr. Raul, essa deficiência circulatória também prejudica a absorção de substâncias hidratantes e elementos essenciais à recuperação da pele:
“Os ativos que promovem hidratação e regeneração enfrentam mais dificuldades para serem transportados de maneira eficaz pela pele, o que contribui, ainda mais, para o processo de envelhecimento cutâneo.”
Outros danos à pele do fumante incluem distúrbios de pigmentação, como manchas e agravamento do melasma. Além disso, o cigarro pode enfraquecer as unhas, tornando-as quebradiças e amareladas.
Como minimizar os impactos na pele?
Os danos causados pelo tabagismo na pele são, em grande parte, irreversíveis. No entanto, interromper o consumo de cigarros e vapes pode evitar que o quadro se agrave. O Dr. Raul reforça:
“O mais importante é entender que parar de fumar desacelera o processo oxidativo. Além disso, o uso diário de proteção solar e alguns dermocosméticos específicos pode ajudar a minimizar os efeitos do envelhecimento precoce.”
Soluções para uma pele mais saudável - Produtos indicados
Para quem deseja prevenir e tratar os efeitos do tabagismo na pele, a linha Euryale® oferece opções eficazes. Euryale®️C: desenvolvido com tecnologia exclusiva de Vitamina C Pura estabilizada, auxilia na elasticidade, firmeza e textura da pele, promovendo regeneração celular, clareamento de manchas e redução dos sinais do envelhecimento. Euryale®️ QR Sérum: formulado com a inovadora tecnologia “Age Complex QR”, potencializa o efeito antirrugas de maneira completa, estimulando a produção de colágeno e combatendo os sinais do tempo.
Klassis® R Gel Creme Clareador: indicado para clarear manchas causadas pelo envelhecimento precoce, uniformiza o tom da pele, promove hidratação intensiva e melhora sua elasticidade. Com uma fórmula exclusiva que combina 8 ingredientes ativos, favorece a renovação celular sem causar irritação.
Cuidar da pele é essencial, mas prevenir é sempre a melhor opção. Parar de fumar não só beneficia a saúde geral do organismo, mas também preserva a juventude e vitalidade da pele.