Clique aqui e veja as últimas notícias!

SAÚDE

Síndrome do Intestino Irritável causa incômodos, como prisão de ventre e dor frequente

Patologia afeta 20% da população mundial e as mulheres são as mais acometidas
25/01/2021 07:30 - Naiane Mesquita


A maioria das pessoas já deve ter sentido algum desconforto intestinal pela ocorrência de prisão de ventre, diarreia, dor ou dificuldade para evacuar. Porém, a permanência desses sintomas por longos períodos pode se caracterizar pela síndrome do intestino irritável.

“A síndrome do intestino irritável é um termo utilizado cientificamente e que reflete uma associação de sinais e sintomas, dos quais podem vir de modo isolado ou não. No passado, era realizado o diagnóstico como sendo de exclusão, hoje se sabe que ela é uma síndrome cujo diagnóstico é de inclusão, sendo uma doença dita funcional. Caracterizada por uma tríade – distensão abdominal, constipação e diarreia. Podemos encontrar essas apresentações na fase de constipação ou somente diarreia ou intercalar os sintomas, em que há, na verdade, a mudança do hábito intestinal por meses”, explica a médica gastroenterologista Didia Bismara Cury.

Segundo a médica, a síndrome ainda pode estar associada a patologias do trato gastrointestinal alto. “A síndrome do intestino irritável é uma doença muito importante por ser muito frequente, pois afeta entre 15% a 20% da população mundial, e as mulheres são as mais acometidas”, afirma Didia.

Atualmente, pesquisadora e professora visitante do grupo de gastroenterologia da Universidade de Harvard, Didia explica que ainda há um equívoco sobre a associação da síndrome com doenças psicológicas. “Há um engano quando se pensa que pessoas que são deprimidas são aquelas que têm intestino irritável. Na verdade, a literatura é bem clara e tem demonstrado que a síndrome do intestino irritável é geneticamente determinante. É muito comum que os portadores da mesma sejam mais ansiosas e outras deprimidas, porém, depressão e ansiedade não são as causas”, pontua a médica.