Correio B

CORREIO B

Um mês após incêndio em museu, buscas por artefatos ainda não começaram

Um mês após incêndio em museu, buscas por artefatos ainda não começaram

FOLHAPRESS

01/10/2018 - 19h30
Continue lendo...

Um mês depois do incêndio que devastou o prédio histórico do Museu Nacional e boa parte de seu acervo no Rio de Janeiro, a operação para estabilizar a estrutura física do edifício afetado pelas chamas está no começo. Sem essa etapa, ainda não é possível saber com certeza se ao menos alguns dos espécimes únicos do museu, o mais antigo e importante do Brasil, conseguiram escapar do fogo.

"Antes de qualquer busca, a segurança é primordial, não dá para colocar vidas em risco. É por isso que ninguém mexeu em nada dentro do prédio ainda", disse à reportagem o paleontólogo Alexander Armin Kellner, que dirige a instituição desde fevereiro deste ano.

Segundo Kellner, o processo vai incluir, além da estabilização estrutural, a colocação de uma cobertura provisória sobre o antigo palácio das famílias reais portuguesa e brasileira, onde ficavam as grandes exposições do museu e muito de seu acervo. Todo o trabalho, que começou há cerca de uma semana, deve durar até 180 dias e, conforme cada área do prédio for considerada segura, começarão os trabalhos de resgate.   

Da ajuda prometida por diferentes órgãos para a reconstrução do museu, o diretor afirma que já foram liberados R$ 8,9 milhões do Ministério da Educação, que vão ser empregados tanto no trabalho de estabilização quanto no isolamento do edifício e na instalação de contêineres para abrigar os pesquisadores que perderam seus locais de trabalho com o desastre.

"A gente está procurando voltar à normalidade administrativa", explica Kellner. "Muito mais do que os acervos e as exposições, embora eles sejam indispensáveis, a melhor aposta para o restabelecimento do museu é a nossa capacidade de continuar gerando conhecimento, e isso nós não perdemos."

Para isso, nas últimas semanas, cientistas e funcionários têm precisado improvisar. Apesar da destruição da parte interna do antigo palácio na Quinta da Boa Vista, coleções como a de vertebrados e a de botânica, bem como a biblioteca principal da instituição, foram salvos do fogo por já estarem, havia anos, em outros prédios. É nesses locais que o trabalho de pesquisa continua, com os ocupantes usuais de cada sala dividindo espaço com colegas que corriam o risco de ficar desalojados.

"Faço parte da comissão de espaço, então não sei se saio vivo dessa nos próximos meses", brinca José Perez Pombal Junior, curador das coleções de anfíbios do museu e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ele conta que outros pesquisadores, como as da área de antropologia, têm trabalhado na biblioteca. "As aulas de pós-graduação não pararam em nenhum momento. Já tivemos até defesa de tese de doutorado depois do incêndio." Segundo ele, não há pesquisadores sem lugar onde trabalhar, apesar do aperto.

A biblioteca de antropologia social, uma das mais importantes da América Latina e totalmente destruída pelo incêndio, tem recebido uma quantidade considerável de doações, inclusive a biblioteca pessoal do pesquisador carioca Gilberto Velho (1945-2012), que foi decano do Departamento de Antropologia do museu até sua morte.

E zoólogos do museu já têm ido a campo para coletar novos espécimes na tentativa de repovoar o acervo de invertebrados, um dos mais ricos (com 5 milhões de exemplares apenas no caso de insetos) e mais duramente atingidos pelo incêndio.

Antes que uma sede renovada esteja disponível, Kellner diz que a intenção do museu é voltar a exibir seu acervo -ainda considerável- ao público. Há uma campanha de financiamento coletivo para permitir a volta de empréstimos de espécimes da instituição a escolas e o plano de revitalizar o Horto Botânico do museu para que ele abrigue uma pequena mostra, que voltaria a receber visitantes.

"Seria ilusão, até leviano, dizer que o acervo antigo vai ser reconstituído, mas vamos continuar a cumprir nossa função", diz o diretor.

"A sensação é que a gente está voltando à tona", compara Pombal Junior. "Todo mundo ficou sem ar e se agarrou a qualquer coisa para não afundar. Só vamos saber o custo científico de tudo isso daqui a dois ou três anos, mas todo mundo continua tentando produzir ciência."

AGENDA CULTURAL

Carnaval fora de época

Jerry Espíndola, Sampri, Vinil Moraes e o grupo percussivo BojoMalê estão entre as atrações da celebração de 18 anos do Cordão Valu; na Concha Acústica, tem shows do Coletivo 8 e de Jacqueline Costa; no MIS, Mostra de Arte Digital; e nos cinemas, o longa-

29/11/2024 10h00

A festa de 18 anos do bloco  com Jerry Espíndola, Vinil Moraes, Sampri e BojoMalê (a partir do alto à direita, no sentido horário)   é o destaque da Feira Cultural Borogodó, neste domingo, na Praça Coophafé, das 9h às 15h; entrada franca

A festa de 18 anos do bloco com Jerry Espíndola, Vinil Moraes, Sampri e BojoMalê (a partir do alto à direita, no sentido horário) é o destaque da Feira Cultural Borogodó, neste domingo, na Praça Coophafé, das 9h às 15h; entrada franca Fotos: Divulgação

Continue Lendo...

Foi no Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, no ano de 2006, que foi criado o Cordão Valu. De lá para cá, já foram muitos Carnavais e muito folia correndo solta graças à animação do bloco, que se tornou o mais celebrado de Campo Grande. Nada mais justo, então, do que uma festança daquelas para celebrar a maioridade do Valu. É o que deve ocorrer neste domingo, a partir das 9h, na Praça Coophafé (Rua das Garças, nº 3.164, próxima à Via Park), durante a sexta edição da Feira Cultural e de Economia Criativa Borogodó.

Com entrada franca, o evento se estenderá até as 15h e terá, entre outras atrações musicais, apresentações de Jerry Espíndola, Sampri, Vinil Moraes e do grupo percussivo BojoMalê, além do Valu Samba Trio. A Cia Teatro do Mundo também vai marcar presença na comemoração de 18 anos do Cordão Valu. “É com muita honra que receberemos essa grande festa”, diz uma postagem da Borogodó no Instagram.

SOM DA CONCHA

No Som da Concha deste domingo, a partir das 18h, na Concha Acústica Helena Meirelles (Parque das Nações Indígenas), com entrada franca, apresentam-se a cantora Jacqueline Costa e o Coletivo 8, um grupo formado por mulheres musicistas e compositoras. As apresentações estavam programadas para 3/11, mas foram adiadas em decorrência da chuva. Com o show “Desenho em Aquarela”, Jacqueline Costa vai mostrar seu trabalho autoral com forte influência da MPB, do pop e do R&B.

Natural de Corumbá e criada em Campo Grande, Jacqueline iniciou sua carreira em bares e eventos locais. Suas composições refletem sentimentos humanos e conexões pessoais, traçando um caminho musical que busca tocar o público com temas cotidianos e emocionais. 

O primeiro álbum foi lançando em 2014 e inclui as canções “Esperando em MS”, “Chuva de Amor” e “Fiz Uma Lista”. No mesmo ano, ela venceu o 22º Festival Universitário da Canção (FUC). Em 2023, Jacqueline participou da segunda edição do projeto O Canto Delas.

O show “A Mulher que Comeu a Maçã” é definido pelo grupo como “a essência” do Coletivo 8. A proposta é explorar a ousadia intelectual feminina e a ocupação de espaços musicais majoritariamente dominados por homens. Liderado por Sofia Basso (direção artística) e Letícia Dias (direção musical), o coletivo se apresenta em formato dinâmico e colaborativo, reunindo artistas para fortalecer e ressignificar a presença feminina na música.

Para esta edição do Som da Concha, o coletivo contará com Sofia Basso, Letícia Dias, Jool Azul e Ju Souc. O repertório da apresentação é composto por músicas das quatro artistas, refletindo suas influências e seus estilos individuais, além da temática do empoderamento e da expressão feminina.

MADI

Hoje é o último dia para conferir a Mostra de Arte Digital (MADi) 2024, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), com trabalhos de 15 artistas e dois coletivos. A coordenação e a curadoria são de Venise Paschoal de Melo, e a montagem e o projeto expográfico, de Julian Vargas Cubillos.

Os participantes que assinam as obras são: Ágatha Scaff, Ana Julia da Silva Oliveira, Christopher Santos Ferreira, Elian Carlos, Gabiru Correa, Istive Terena, Kamylla Moraes, Kelle Almeida e Coletivo de Mulheres, Letícia Maidana, Mayara Rocha, Emilly Coutinho e Karla Braud, Paola Cristina, Rafaela Lazzari, Venise Melo e Coletiva Terra Femini.

Desde o ano de 2018, a MADi vem sendo um espaço que visa estimular produções e promover a arte inserida nas tecnologias eletrônico-digitais. Nesta edição especial, a proposta é estabelecer pontes com a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, também em cartaz no MIS até hoje, e para essa travessia foram selecionados trabalhos de integrantes do Grupo de Pesquisa Arte, Tecnologia e Sociedade (CNPq/UFMS) e também de alunos do curso de Artes Visuais da UFMS.

A ideia é provocar reflexões sobre o papel da arte como mediação social por meio de várias linguagens e suportes, como a fotoperformance, a glitch arte, os lambe-lambes, a videoperformance e a instalação conceitual. Mostra aberta até 21h, com entrada franca. Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559, Centro. Mais informações: (67) 3316-9178.

DIREITOS HUMANOS

Uma das sessões do último dia da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, nesta sexta-feira, é voltada para o público infantil, com o longa de animação “Garoto Cósmico” (2008), de Alê Abreu. 

“Três crianças, Cósmico, Luna e Maninho, vivem em um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, enquanto tentam obter pontos para ganhar um bônus na escola, eles se perdem no espaço e descobrem um universo infinito”, diz a sinopse do desenho animado. Na Central Única das Favelas (São Conrado), às 19h, com entrada gratuita.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (29/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

29/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana se aproxima do fim, e os planetas apontam para novas perspectivas no amor e na vida social. Fique de olho nas oportunidades e veja o que pode transformar seu dia.

Áries

Você está revisando emoções profundas esses dias, e esse sextil que acontece hoje te ajuda a organizar finanças e assuntos íntimos. Vênus em Capricórnio pede seriedade nas relações e com o dinheiro, enquanto a Lua minguante te ajuda a transformar. Aproveite para encerrar dívidas e alinhar compromissos com maturidade, ariano!

Touro

Parcerias estão pedindo ajustes, mas hoje há uma energia de harmonia na sua vida para te ajudar, touro. É hora de fechar ciclos emocionais que não andavam para a frente. Fale abertamente sobre compromissos, planeje viagens ou estudos a dois, e ajuste o que não está funcionando, mas com leveza.

Gêmeos

O dia é perfeito para ajustar sua rotina de trabalho. A Lua minguante pede que você finalize pendências diárias, ao mesmo tempo, sabendo que você lidará com questões financeiras ou emocionais do emprego da melhor forma. Organize melhor suas tarefas, mas sem deixar de lado o prazer no que faz.

Câncer

Seus romances e sua criatividade estão fluindo hoje, câncer! Bom dia para finalizar projetos criativos e estabilizar relações amorosas. É um bom momento para dar passos sérios no amor ou estruturar melhor suas paixões criativas. Invista no que você ama, canceriano! Escute sua intuição, você tem as respostas!

Leão

Questões familiares pedem atenção, mas de um jeito leve, leonino. Você precisa reorganizar o lar e lidar com emoções antigas, mas sem perder o foco no trabalho e na sua saúde física. Finalize pendências familiares e ajuste sua rotina para ter mais equilíbrio emocional, físico e mental!

Virgem

A comunicação estará em alta hoje, virgem. Bom momento para finalizar conversas pendentes ou projetos que envolvem escrita e aprendizado. Também é um dia de seriedade nas trocas, então aproveite para estruturar melhor suas ideias e ajustar diálogos importantes, principalmente com irmãos. Fale o que precisa, mas com maturidade.

Libra

Assuntos financeiros podem ser ajustados com mais leveza hoje, libriano. Hora de encerrar gastos desnecessários e organizar sua vida material. A Vênus em Capricórnio fazendo bom aspecto com a lua, te dará mais estabilidade nesse processo. Reavalie suas prioridades financeiras e se concentre no que realmente importa para o seu conforto. 

Escorpião

Esse é o momento de ajustar sua imagem pessoal e rever suas atitudes, escorpião. A Lua minguante em seu signo te ajuda a fechar ciclos que não estão funcionando mais, e com aspecto com a Vênus em Capricórnio, favorece uma comunicação mais madura. Pense sobre como você está se mostrando ao mundo e encerre o que não reflete quem você é agora.

Sagitário

Dia de introspecção, sagitariano. Momento de encerrar padrões emocionais antigos que te prendem e também de valorizar mais a sua paz interior e a estabilidade que você tanto busca. É um bom dia para reavaliar o que te bloqueia e soltar esses pesos. Por que ficar caminhando com essas âncoras pesadas? Acolha o silêncio e se prepare para o novo.

Capricórnio

Amizades e projetos coletivos pedem atenção, capricorniano. Momento de encerrar relações ou projetos que não fazem mais sentido, enquanto você reúne forças para assumir o controle e direcionar seus esforços. Use esse momento para ajustar suas conexões e focar em quem realmente apoia seu crescimento, capricórnio! 

Aquário

Aquário, tua carreira estará em foco hoje. Hora de finalizar ciclos profissionais, enquanto você repensa estratégias de forma mais sigilosa. Boca fechada para que energias externas não te afetem! Encerre projetos que não têm futuro e reavalie como você está conduzindo sua vida profissional. Hora de ajustar seu caminho, aquariano!

Peixes

Esse é o momento de ajustar suas crenças e filosofias de vida, pisciano. A Lua minguante em escorpião te ajuda a finalizar velhas ideias ou crenças que não te servem mais, enquanto a Vênus em Capricórnio fazendo bom aspecto com a lua te conecta a pessoas que te ajudam a expandir sua visão de mundo. Deixe ir o que limita seu crescimento pessoal, peixes! 

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

A Lua ainda está minguante em Escorpião hoje, e a energia continua intensa. É um dia excelente para você se aprofundar nas suas emoções e fazer um detox emocional. Se tem alguma situação que está te pesando, não hesite em encarar. Esse é o momento de deixar ir o que não te faz bem e focar na transformação. Escorpião é sobre renascimento, então pense no que você quer cultivar quando a Lua nova chegar. Aproveite para fazer uma reflexão mais profunda: que tal escrever sobre seus sentimentos? Apenas cuidado com a fuga da realidade e os escapismos. Não fuja para vícios. A introspecção é super importante agora.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).