Correio B

Diálogo

Vereadores estariam andando em círculos, soltando fumacinha pela cabeça...leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quarta-feira (2)

Continue lendo...

MARIO SERGIO CORTELLA ESCRITOR BRASILEIRO

"Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: ‘Quero?’, ‘Devo?’, ‘Posso?’”.

Felpuda

Vereadores estariam andando em círculos, soltando fumacinha pela cabeça e afundando o assoalho para mostrar à população que a tal CPI do Ônibus poderá ter páginas e páginas preenchidas com soluções.

O problema na realidade seria achar o que escrever. A situação se encaixaria na conhecida frase de que se sabe como começa uma CPI, mas não como termina.

E, pelo que se ouve, tentaram achar um escândalo da dimensão de uma manada de elefantes, mas não encontraram nem as pisadas. Além disso, a população já está sabendo que foi gasta uma quantia considerável para “ir do nada a lugar nenhum”. 

Acordo

Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Regulação, formalizou o acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, visando promover a harmonização das normas estaduais com a Lei do Gás nacional.

Mais

Isso, respeitando as particularidades regionais e fortalecendo a segurança jurídica. A assinatura foi realizada na sede do Rio de Janeiro, pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação, Carlos Alberto de Assis, e pela diretora-geral interina da ANP, Patrícia Baran.

No páreo

A senadora Tereza Cristina (PP), ainda com cinco anos de mandato para exercer, é considerada pela imprensa, em nível nacional, como forte nome para disputar, em 2026, a Presidência da República ou entrar na briga pela vaga de vice em uma candidatura da direita.

Uma das lideranças partidárias de MS, a parlamentar não precisa renunciar ao mandato para compor a chapa à Presidência ou como vice.

Dione Hashioka e Roberto Hashioka / Foto: Arquivo Pessoal
Marcele Becker / Foto: Rafael Cusato / Zé Takahashi 

Em conjunto

Na hipótese de ocorrer esse quadro e Tereza Cristina ascender à Presidência ou vice, aí sim terá que renunciar à cadeira no Senado.

Mas esta vaga continuaria nas mãos de um representante da direita, neste caso, nas do Tenente Portela, que é o primeiro-suplente e amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já a senadora, embora esteja em outro partido que não o do ex-presidente da República, continua politicamente jogando com ele.

Vai entender 

O Psol, partido da ultraesquerda, foi ao Supremo Tribunal Federal pedindo a suspensão da decisão do Congresso Nacional que derrubou o decreto aumentando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A sigla, que se diz defensora do povo, é a mesma que tem uma deputada federal que contratou dois de seus maquiadores como assessores parlamentares e, diante da repercussão do escândalo, teria atribuído o gasto particular com dinheiro público à “ingenuidade”. Como disse Confúcio: “Não corrigir as próprias falhas é cometer a pior delas”.

Aniversariantes

Zoroastro Coutinho Neto,
Dra. Carolina Albuquerque Arroyo,
Dr. Radi Jafar,
Wilmara (Mara) Rios,
Sidney Campos Dolácio,
Aketi Nagaya,
Walfrido Rodrigues,
Shalimar Martins Vasconcelos Filiu,
Elvio Egidio Moro,
Carlos Alexandre de Oliveira Pinto,
Stefano Facchin,
Roberto de Oliveira Silva Júnior
(Beto),
Isabel de Souza Brito e Silva,
Dr. André Puccinelli,
Joelma da Silva Coelho,
Ronald Ramires Silva,
Luiz Serafim Dias,
Edemir Fernandes,
Paulo Rodrigues Ferreira,
Juarez Martins dos Anjos,
Gledis Maria Cruz Garabini,
Naiara Nogueira,
Leonardo Chaves Jallad,
Mônica Leite Bucker,
Dr. Geraldo Marcos Faria,
Terezinha Battaglin Brum,
Dra. Luciana de Matos Sobreira,
Edimilson Alves de Sales,
Lucimar Oliveira Guardiano,
Walter Lambert,
Benedito Teixeira Filho,
Ana Luisa Martins de Barros Garcia,
Tatiane da Silva Freitas,
Vivita Gomes Martins,
Alyne Mara da Silva,
Oto Pau Ferro,
Antonio Marcos de Oliveira Garcia,
Bernardino Veron,
Mara Lopes da Silva,
Ary Alves Monteiro,
Palmira Oliveira,
Reginaldo Correa da Silva,
Sandra Regina Anache,
Waleska Jovê Cesar,
Elder Cezário dos Santos,
Ricardo Chedid,
Dr. Paulo Roberto Silveira Pagliarelli,
Moacir Marques Rosa,
José Gabriel Duarte Gonzalez,
Ney Sant’Ana de Carvalho,
Ineida Keiko Simabuco,
Maisa Mendes de Moraes,
André Luiz Salgado Sá Maia,
Eugênia Francisca de Carvalho,
Silvia Helena Inocêncio,
Tiago Macedo dos Santos,
Ociel Hansen dos Santos,
Maria Alice Menezes da Silva,
Eurico Mariano de Souza Lemes,
José Maria Ribeiro,
Marcos Medeiros Teixeira,
Gina Lúcia da Silva,
Lucila Pedroza,
Daniela Dall Bello Rondão,
Tânia Rocha,
Renato Pedreira,
Gertrudes Araújo,
Altevir Caborda,
Ana Flávia Fogolin Domingos,
Carlos Felix Bezerra,
Osmar de Lima Cordeiro,
Maria de Lourdes Sollet Carminat Barcelos,
Aral de Jesus Cardoso,
Ricardo Nicacio Arguello,
Dermeval de Lima Ferreira Filho,
Maria Stela Hernandes Alegria,
Andréia Fabrício Machado Franco,
João Marcelo Nepomuceno,
Renata Tartaglia Bassani,
Tânia Cristiane Volpe,
Juliano Aparecido Ferreira,
Maria Aparecida Alves de Oliveira,
Ederley Francisco,
Orlando Prosper Fialho Taveira,
Francisco Rodrigues de Araujo,
Ivanete Rodrigues Mota,
Enaide Silveira Nantes,
Francisco Neo de Carvalho Neto,
Reginaldo Oshiro,
Ely Silva de Oliveira Semmelroth,
Luiz Picoli,
Joisi Teresinha Paulo dos Santos,
Maria Lúcia Teixeira Nunes,
Guilherme Rhaian Passos Amaral,
Gleidy Guimarães Godinho Rafael,
Raquel Reis Marques Tolentino,
Pedro César Guimarães,
Gabriel Pelissari de Rodrigues,
Rita Gonçalves da Cruz,
Jucélia Froes Bessa,
Christianne Maria Dias Fonseca,
Rogério Antonio Vidotte,
Micheli Rodrigues dos Santos,
Arnaldo Barrenha Filho,
Camilla Prósper Arce,
Ivan Antonio Volpe,
Mauro Barbosa de Oliveira,
Viviane Zuffo Vargas,
Eliane Gomes Souza,
Maria Rita Ferreira Lima.

Colaborou Tatyane Gameiro 

 

IGREJA DE SÃO BENEDITO

Restauração da igreja da Comunidade Quilombola Tia Eva começa em janeiro

Com orçamento de R$ 2,2 milhões, obras começam no dia 13 de janeiro e também envolvem a requalificação do entorno; tombada como patrimônio histórico municipal e estadual, construção de 1919 será reconhecida como patrimônio cultural brasileiro

18/12/2025 10h00

A intenção é de que a empresa executora (Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda.) priorize as intervenções para

A intenção é de que a empresa executora (Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda.) priorize as intervenções para "uma possível inauguração" da igreja até o período das festividades da Tia Eva, em novembro de 2026 Foto: Divulgação/Ricardo Gomes

Continue Lendo...

Em uma reunião realizada no fim de tarde de terça-feira, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) apresentou à Comunidade Quilombola Tia Eva o projeto de restauro da Igreja de São Benedito e de requalificação do entorno. O evento contou com a presença de representantes da comunidade e do poder público municipal e estadual.

A obra será executada pela empresa Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio Ltda., vencedora da Concorrência Eletrônica nº 030/2025-DLO, homologada em 14 de outubro de 2025.

O contrato está estimado em R$ 2.213.000,00, e o prazo de execução é de 540 dias, a partir da ordem de início dos serviços, ou seja, o começo das obras ficou estabelecido para o dia 13 de janeiro de 2026.

Adanilto Faustino de Souza Júnior, gerente de projetos e orçamento da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), afirma que a intenção é de que a empresa executora priorize as intervenções na igreja para que até o período das festividades da Tia Eva, em novembro de 2026, o restauro tenha avançado e posso ocorrer “até uma possível inauguração” somente da igreja. “O restante segue o prazo de um ano e meio previsto”, afirma Adanilto.

O projeto foi contratado pela Prefeitura de Campo de Grande e, após uma pesquisa realizada junto à comunidade, foi doado ao governo para a execução. Adanilto explica que o foco principal é o restauro da Igreja de São Benedito, que se localiza no coração da Comunidade Tia Eva.

“Vai ser feito o restauro das portas, janelas, estruturas de madeira, que ainda são originais, um reforço do telhado, porque hoje ele e a estrutura estão cedendo, vai ser feito o reforço estrutural de toda a fachada, que está colapsando – ela tem uma fissura centralizada –, e o reparo, a pintura e a requalificação de todo o ambiente. Pisos, pinturas. Os altares vão ser feitos. Tem a parte de mobiliário e tem a parte de restauro de imagens”, especifica o gerente da Agesul.

ENTORNO

Também vai ser requalificado todo o entorno da igreja. “No entorno direto, vai ser feita a demolição de todas as construções existentes, são construções posteriores à igreja, então, não são considerados itens que devem ser restaurados, e vai ser construída uma praça no entorno imediato, com a recolocação do busto da Tia Eva, que hoje fica na frente da igreja. Vai ter o restauro do busto e a recolocação num local de mais destaque. O cruzeiro vai ser restaurado e colocado num ponto principal da praça”, prossegue Adanilto.

“Será feito um projeto urbanístico para a requalificação da área. Para que a comunidade venha mais para o entorno da igreja. Vai ser construída uma área para visitantes, turistas e educacional, onde hoje é a churrasqueira, que vai ser demolida. E o salão também vai sofrer uma grande intervenção. Vai ser reformado para ter capacidade, melhoria de banheiros, de palco. Vai ser construída uma cozinha, melhoria no bar e uma adaptação para atender acessibilidade e questões de incêndio e pânico, para que fique dentro das normas vigentes”, diz.

SÍMBOLO MÁXIMO

O presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Ronaldo Jefferson da Silva, afirmou que a igreja é um símbolo máximo da comunidade, “então, com o restauro da igreja e seu entorno, você traz novamente a memória de Tia Eva. Porque você tem a igreja hoje como símbolo da comunidade, e aí, é uma igreja que foi construída por Tia Eva, que deixou seu legado, sua história, e nós descendentes temos que manter viva essa memória de Tia Eva”.

PATRIMÔNIO BRASILEIRO

João Henrique dos Santos, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso do Sul, informa que logo a igreja vai ser um patrimônio reconhecido também pelo Iphan, como patrimônio cultural brasileiro.

“É um momento realmente ímpar e acho que é um momento de festa e de consagração da Comunidade Tia Eva”, diz João Henrique, um dos autores do projeto de restauro. A igreja já é tombada como patrimônio histórico municipal (1996) e estadual (1998/2022).

“Acho que a Comunidade Tia Eva merece o reconhecimento por meio de um projeto arquitetônico de restauração da igreja, da restauração desse patrimônio cultural nosso, de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul, e que, em pouquíssimo tempo, a gente vai ter esse patrimônio reconhecido também pelo Iphan, enquanto um patrimônio cultural brasileiro. Então, eu acho que esse lançamento dessa obra é um coroamento de um trabalho árduo, tanto do Município quanto do governo de MS e também agora com a presença do Iphan”, diz.

“Ganha a comunidade, ganha a história de Campo Grande, ganha a nossa memória, nossa identidade, ganha a cidade, ganha Mato Grosso do Sul. Porque, para além desse espaço ser devolvido para a população, o entorno também vai poder curtir esse espaço, a gente vai ter aqui praça, vai estar reformado e apto para receber os eventos da comunidade, a festa de São Benedito [maio]. Vai ter um lugar para falar que ‘pronto, agora eu tenho um lugar equipado, um lugar adequado para essa festividade’. Acho que o patrimônio cultural brasileiro hoje sai mais forte com esse lançamento da obra”, celebra o superintendente.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, a reunião representou um momento muito importante de apresentar, em uma prestação de contas, e ouvir a comunidade sobre o projeto que foi feito para o restauro desse prédio, “que é muito importante para a história de Campo Grande, para a história de Mato Grosso do Sul e, principalmente, para essa comunidade”.

“Tia Eva tem uma importância histórica, um símbolo de resistência, um símbolo de apoio às comunidades quilombolas, e é uma das fundadoras de Campo Grande, uma das primeiras moradoras. Eu acho que isso aqui é emblemático para Mato Grosso do Sul, para Campo Grande, é muito importante a gente apresentar para a comunidade, cumprindo uma etapa importante de preservação desse patrimônio histórico”, reforça o secretário.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Estaria havendo "ruídos" entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (18)

18/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Margaret Thatcher - política britânica

Não existe dinheiro público. Existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.

Felpuda

Estaria havendo “ruídos” entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para acompanhar e cobrar providências voltadas ao aprimoramento da regulação de acesso aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de urgência e emergência da Capital e da macrorregião Centro. O procedimento decorre de manifestações do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Este último órgão alertou para potenciais impactos negativos da centralização e que não estaria havendo, segundo documentação, integração efetiva entre Município e Estado.

Mais um

Nos meios políticos, há quem não descarte a possibilidade real do surgimento de um pré-candidato ao governo que possa aglutinar o grupo da direita considerado extremamente conservador.

Mais

Fala-se, inclusive, que essa turma estaria conversando e que o nome para encarar a empreitada seria o do deputado federal Marcos Pollon, que estaria pronto para desembarcar do PL, porque o partido fechou as portas para candidatura própria.

Diálogo

A jornalista Maria Cândida foi a mestre de cerimônia do Araruna Fest, no dia 11, que recebeu, entre outras atrações, Lobão Power Trio. Na foto, Maria e os artistas Willian Paiva, Guto Passos, Lobão e o empresário Patrick Gontier, da 93 Produções. O evento foi realizado no Bosqueexpo e sua segunda edição acontecerá em maio de 2026, com a participação de Frejat.

DiálogoEstener Ananias de Carvalho e Renata dos Santos Araújo de Carvalho

 

DiálogoAnderson Varejão, Luiz Fruet e Aylton Tesch

Dupla

O fim do ano chega com dois nomes colocados como futuros candidatos ao governo do Estado. No caso, Eduardo Riedel (PP), que tentará a reeleição, e Fábio Trad (PT). Até o momento, não há outro nome posto que realmente possa conseguir entrar em campo com partido que tenha força política e estrutura. A direita e a esquerda, portanto, estariam representadas. Resta saber o que vem por aí.

Retroativo

O Senado aprovou na terça-feira projeto que autoriza os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem para servidores, retroativamente, direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de Covid-19. A proposta foi aprovada com 62 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções e agora segue para sanção presidencial. O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente.

Para todos

Os pagamentos são referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 e conte com orçamento disponível. Antes da votação, o projeto sofreu alteração: a expressão “a servidores públicos” foi trocada por “ao quadro de pessoal”. Assim, a mudança valerá para os servidores públicos efetivos e para os empregados públicos contratados por CLT.

ANIVERSARIANTES

Alexandre Augusto Brandes, 
Marina Mazzini Thomaz,
Rubião Silva Ferraz,
Renata Potrich Dolzan,
David Souza,
Dirceu Roveda Deboni,
Dr. Paulo de Tarso Rosa Delfini,
Antônio Koester,
Neusa Maria de Almeida Correia,
Daniela Lopes,
Tânia Maria Lima Miguel,
José Antonio Soares,
Moises da Silva Pereira,
Cleuvanir Barbosa de Lima,
Sônia Maria Penrabel Galhardo,
Elídio Morales,
Elisabete Garcia Gomes,
Leila Cristina Sabino Pinho, 
Marcelo dos Santos Felipe,
Alderi Dal Lago,
Maria Ângela Correia Lúcio,
Viviane aparecida Lino de Almeida,
Maria Cândida Vieira Praxedes,
Lucy Chinzarian,  
Dra. Maria Isabel Dutra,
José Ferreira do Nascimento,
Bernardino Lopes,
Edna Batista de Carvalho da Silva,
Môrgana Gaspar do Valle,
Célia Sanches Nunes,
Aurea Cecília Villarinhos,
Wilian de Siqueira,
Régia Jussara Fagundes,
Amanda Rui Maia,
Laucídio Valdez de Barros,
Janete Isabel Galand de Bazan,
Cooracy Galdino,
Helbert Basso,
Edson Antunes,
Adalberto Ledesma dos Santos,
Thiago Vinicius Domingues,
Eloi de Lima,
Carlos Alexandrino de Arruda,
Tatiana Seda,
Zenaíde de Lemos Barroso,
Reinaldo Camacho Braga,
Dr. Clério Pereira Ferreira,  
Paulo Tadeu Klidzio,  
Antonio Cezar Naglis,
Tiago Castriani Quirino,
Maria Elipia Ferreira dos Santos,
Zuleika Freitas de Oliveira,
Renata de Oliveira Costa,  
Jeane Gleice Camargo Barros, 
Cleusa Benevides Gonçalves,
Zita Olinda Verçoza de Matos,
Cristiane Lopes mMiranda,
Alaide de Castro,
Carlos Frederico de Souza Baís,
Flávio Pedra,
José Gonçalves de Lima,
Hilde Brandão Souza Barbosa,
Elena Alves dos Santos,
Cristiane Borges Netto Medeiros,
Regina de Souza Vasco,
Odive Soares da Silva,
Karina Gindri Soligo Fortini,
Flávia Correia Lima,
Edson Gonçalves de Aguiar,
Carlos Maurício Corrêa da Costa, 
José Carlos Crisostomo Ribeiro,
Flávio Antonio de Almeida,
Gisele Camargo de Oliveira,
Rosilene Rosa Valota,  
Joaquim Guimarães Honorio, 
Daisson Saraiva,
Hilton Pereira Vargas,
Joanice Vieira Ramos,
Adenalcides Azevedo Silva,
Lindamir Fernandes Santos Ávila,
Ângela Maria de Jesus Gonzaga,
Josiley Costa de Oliveira Silva,
Ana Lúcia Pietramale Ebling,
Hilário Antonio Dalbosco,
Rosilda Ribeiro Rodrigues,
Anazuia Guedes Sá Earp,  
Clóvis Sylvestre Sant´ana,
Antonio Cavalheiro Ocampos, 
Eduardo de Oliveira Mendes, 
Thaysa Cervantes Ennes,
Michelle Melo de Melo,
Valfrido Pereira do Prado,
João Nelson Lyrio Filho,  
Sirlena Aquino de Oliveira,
Roberto Tognoli Alves da Silva,
Eleonor Carvalho Lossio,
Higor Thiago Pereira Mendes,
Rubens Dario Ferreira Lobo Junior,
Tobias Jacob Feitosa Gomes,
Wilton Cordeiro Guedes,
Ivan Corrêa Leite,
Jair Augusto de Almeida Lara,
Leila Benites Ricardo,
Jean Rodrigues Andrade, 
Maria Clara Machado Almeida, 
Lúcio Mauro Menezes, 
Carlos Henrique Torres Mendes, 
Carolina de Oliveira Barbosa, 
Amanda de Souza Miranda, 
Rosa Helena Lima Gonçalves, 
Telma Barros Costa, 
Luiz Claudio Ramos da Silva.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).