Economia
Economia
Clima seco prejudica lavouras de milho
Clima seco prejudica lavouras de milho
Se maio foi um mês chuvoso na região de Dourados, beneficiando diretamente as lavouras de milho, junho foi um dos mais secos da série histórica da região com apenas 3% das precipitações previstas para o mês, indicou ontem o boletim agrometeorológico da Embrapa Agropecuária Oeste.
No começo de junho, os solos da região estavam com a umidade próxima à ideal, devido às chuvas que ocorreram em maio. “No entanto, com a ausência de chuvas, a umidade foi diminuindo gradativamente e, no final de junho, os solos estavam com menos de 50% de disponibilidade hídrica”, explica o pesquisador Carlos Ricardo Fietz, da Embrapa.
As chuvas de apenas dois milímetros registrados em Dourados representaram 3% da normal de 67 mm. Com base nos registros de algumas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Fundação MS, verificou-se que, ao contrário de maio, as chuvas em junho foram inexpressivas no sul do Estado: Sete Quedas (42 mm), Amambai (17 mm), Ponta Porã (11 mm), Sidrolândia (11 mm) e Rio Brilhante (7 mm). Não houve registro de chuvas em Ivinhema, Maracaju e Campo Grande.
Em apenas quatro dias a temperatura foi inferior a 10ºC, sendo a mínima do mês 4,8 graus, em seis de junho. Com isso não ocorreu geada mais severa, o que poderia destruir ou comprometer a qualidade do milho 2ª safra, que começa a ser colhido na região da Grande Dourados. (CF)
Loterias
Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)
A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.
05/11/2026 20h05
Compartilhar
Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)
Loterias
Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio
A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso
05/11/2026 08h38
Compartilhar
Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES