Economia

ALIMENTAÇÃO

Comer fora de casa ficou 11,5% mais caro

Comer fora de casa ficou 11,5% mais caro

Redação

08/10/2011 - 00h01
Notícia sem imagem

A alimentação fora de casa ficou 11,55% mais cara nos últimos 12 meses, superando a alta dos preços dos alimentos e bebidas em geral, que foi de 9,93%, de acordo com os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados ontem (07) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dentro do item alimentação fora do domicílio, as refeições registraram alta acumulada nos 12 meses de 12,10%, mas essa não foi a maior elevação. A alta mais intensa foi do cafezinho, de 13,86%, e a menos intensa, de 8,46%, foi verificada nos preços dos doces.

Considerando apenas o mês de setembro, o consumidor que se alimenta fora de casa desembolsou 0,56% amais em setembro. Neste caso, o destaque ficou com a cerveja, que pesou 1,34% a mais no bolso. Depois, aparecem outras bebidas alcoólicas (1,16%) e o café da manhã (1%).

No Brasil
De janeiro a setembro, consumidores de Curitiba e Goiânia foram os mais penalizados pelo aumento de preços ao comer fora de casa.

Alimentação em casa
No domicílio, o Rio de Janeiro é a capital onde os preços da alimentação no domicílio mais subiram, com alta acumulada em 12 meses de 11,20%, frente à média nacional de 9,05%.

De janeiro a setembro, a alimentação em casa subiu 2,57%, com destaque também para o Rio de Janeiro, onde a alta foi de 4,95%. Neste mês, a alimentação feita em casa ficou 0,68% mais cara, com a maior alta em Curitiba, de 1,07%.
 

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).