Economia

fim da safra

Moagem de cana-de-açúcar cai 36% em outubro

Moagem de cana-de-açúcar cai 36% em outubro

Redação

26/10/2011 - 15h20
Notícia sem imagem

Com a safra chegando ao fim, a moagem de cana-de-açúcar nas usinas do Centro-Sul do país chegou a 23,4 milhões de toneladas na primeira quinzena de outubro, segundo o balanço divulgado hoje (26) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O volume é 10,76% menor que o processado no mesmo período de 2010 e 36,39% inferior ao alcançado na última quinzena de setembro. No acumulado do ano, foram moídas 436,54 milhões de toneladas.

De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, a queda no ritmo de produção é reflexo do encerramento da safra em 46 das 214 usinas do Centro-Sul. Do total processado na primeira metade de outubro, 50,62% foram para a produção de etanol. No período, foram destilados 1,11 bilhão de litros, sendo 636,4 milhões de litros de etanol hidratado (usado para o abastecimento direto de automóveis) e 470 milhões de litros de etanol anidro (que é misturado à gasolina). Desde o início da safra foram produzidos 18 bilhões de litros de etanol (11,1 bilhões de hidratado e 7,09 bilhões de anidro).

No acumulado desde do ano, a produção de açúcar caiu 3,08% em relação ao mesmo período de 2010, ficando em 27,73 milhões de toneladas. Segundo Padua Rodrigues, o setor tem tido dificuldade para atender à demanda. “Apesar do esforço das empresas para cumprir os contratos firmados anteriormente, a produção de açúcar nesta safra ainda é inferior ao volume observado no ano passado”, ressaltou o diretor.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).