Quem está atrás de um emprego deve observar com outros olhos as vitrines das lojas, e começar a se imaginar vendendo produtos, ao invés de comprando. O mercado de trabalho em vendas está aquecido após as festas de fim de ano.
Somente em Campo Grande são 6 mil vagas para vendedores, com salários que chegam a R$ 1,8 mil iniciais, incluindo as comissões. Não é necessário curso superior ou técnico para entrar neste mercado, mas conhecimentos mínimos, como informática e matemática, além de manter os cuidados pessoais em dia.
Para um bom vendedor não é só a aparência que conta, e sim o trato com o público. “Vendedor tem que estar sempre animado, ser educado, nunca menosprezar ninguém e procurar identificar as necessidades do cliente logo que ele entra na loja”, ensina Pedro Soares de Almeida, 47 anos, há 29 anos trabalhando com vendas. “A vantagem é que aqui (no comércio) você faz seu salário, não dá pra ficar nos fundos da loja, tem que ir na frente vender”, comenta Soares, que chega a ganhar R$ 1,8 mil por mês na B&K Calçados e Confecções, no centro de Campo Grande.