Economia

Economia

Brasil é 3º País com mais empreendedores no mundo

Brasil é 3º País com mais empreendedores no mundo

Redação

03/07/2012 - 13h30
Notícia sem imagem

O Brasil possui 27 milhões de pessoas envolvidas em um negócio próprio ou na criação de um, ficando em terceiro lugar entre 54 países, atrás apenas de China e Estados Unidos no número de empreendedores.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).A pesquisa, que levanta as características do empreendedorismo em cada um dos países pesquisados, aponta que os empreendedores representam 27% da população adulta brasileira, com idade entre 18 e 64 anos.

O número apresenta crescimento de 6 pontos percentuais em 10 anos.De acordo com os dados, dos 27 milhões de empresários existentes no País, 85% estão no mercado há mais de três anos, sendo que desses, 45% atuam no mercado há mais de 42 meses. Outros 40% são classificados como novos empreendedores por funcionarem há mais de três meses e menos de 42 meses. Os 15% restantes estão envolvidos na criação de seu próprio negócio.

A pesquisa, que levanta as características do empreendedorismo em cada um dos países pesquisados, aponta que os empreendedores representam 27% da população adulta brasileira, com idade entre 18 e 64 anos. O número apresenta crescimento de 6 pontos percentuais em 10 anos.De acordo com os dados, dos 27 milhões de empresários existentes no País, 85% estão no mercado há mais de três anos, sendo que desses, 45% atuam no mercado há mais de 42 meses.

Outros 40% são classificados como novos empreendedores por funcionarem há mais de três meses e menos de 42 meses. Os 15% restantes estão envolvidos na criação de seu próprio negócio.

Proporção de mulheres é maior que média mundial
A proporção de mulheres na criação de um negócio no País é maior que a média mundial, segundo o Sebrae. No Brasil, a cada 100 empreendedores iniciais, 49 são mulheres, sendo que a média mundial é de 37 empreendedoras a cada 100 negócios.

Os dados também mostram que elas preferem negócios como estética e tratamento de beleza, comércio de vestuário, fornecimento de comida preparada e confecções. Já os homens gostam mais de atividades ligadas a manutenção e reparação de veículos automotores, minimercados, lanchonetes e similares, e transporte de passageiros.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).