Entre 2010 e 2011, o rebanho bovino de Mato Grosso do Sul caiu, e o Estado agora é detentor do quarto maior número de cabeças de gado do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confirmando a previsão de especialistas e dos próprios criadores, MS foi ultrapassado por Goiás e pode perder em breve posição também para o Pará.
Segundo o IBGE, MS fechou 2011 com 21,55 milhões de bovinos, uma queda de 3,3% em relação ao ano anterior, quando 22,3 milhões de cabeças de gado eram criadas. A diminuição de rebanho é fruto do crescente abates de fêmeas, conforma alerta há tempos o analista Júlio Brissac, chefe da equipe de pecuária da Rural Business, consultoria especializada.
Mesmo o presidente da Associação dos Criadores do Estado (Acrissul) já havia sinalizado a queda no número de animais, devido aos altos custos de criadores e a “migração” dos pecuaristas para outros estados ou mesmo para a agricultura.
Antes maior rebanho do País, MS detém agora 10,1% das 212,7 milhões de cabeças de gado do País. Corumbá e Ribas do Rio Pardo continuam entre as três cidades com maior rebanho, respectivamente em segundo e terceiro lugar, perdendo apenas para São Félix do Xingu (PA). Corumbá tem 1,7 milhões de bovinos e Ribas, 1,1 milhões de animais.