Economia

diz Mantega

PIB em 2014 será 'um pouquinho maior'

PIB em 2014 será 'um pouquinho maior'

Redação

15/12/2013 - 14h45
Notícia sem imagem

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que o produto interno bruto (PIB) de 2014 deve crescer acima da provável taxa de 2,5% esperada para este ano, e o avanço será sustentando na valorização do câmbio e nas desonerações tributárias implantadas desde o início do governo Dilma Rousseff. "Nove entre 10 analistas dizem que haverá recuperação da economia mundial, com Estados Unidos puxando e tudo o mais. Mas a tendência é que o PIB do ano que vem seja um pouquinho maior que neste ano. E para mim a variável chave é a economia internacional", disse.

Mantega disse ainda ao Estado de S. Paulo que o governo não recorrerá mais à "contabilidade criativa" para fechar as contas. "No ano passado tivemos de trabalhar muito para ter o resultado fiscal estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias", disse. "Pegamos recursos do Fundo Soberano, que tinha ações da Petrobras. Não poderíamos vender as ações no mercado, porque derrubaria os preços do papel da empresa, então repassamos ao BNDES e este para a Caixa. Não descumprimos nenhuma regulamentação, mas digamos que ficou embaçado, confuso mesmo. Isso vai mudar, já mudou", disse. "A ordem neste ano e nos próximos é que uma transação deve também parecer correr. Então, no caso de uma operação que seja perfeitamente correta, mas não parcela, ela não será feita", completou.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).