Economia

IBGE

Vendas do varejo caem pelo 7º mês em agosto e acumula baixa de 3% no ano

O setor sofre com o desemprego, queda nos salários reais e crédito mais restrito

Redação

14/10/2015 - 10h28
Notícia sem imagem

As vendas do comércio tiveram queda de 0,9% na passagem de julho para agosto, na série livre de efeitos sazonais (como o número de dias úteis). Foi o sétimo mês consecutivo de queda do indicador.

Foi a maior queda para meses de agosto, nessa base de comparação, desde 2000 (-1%). Em julho, o setor havia encolhido 1,6%.

Com o resultado, o comércio acumula uma queda de 3% nas vendas de janeiro a agosto deste ano, puxado pela menor venda em setores tão variados quanto móveis e eletrodomésticos e de produtos de supermercados.

O setor sofre com o aumento do desemprego, queda nos salários reais e crédito mais restrito.

Consumidores estão com orçamento mais apertado e têm optado por cortar itens da cesta e adiar compras.

Quando comparada com o mesmo mês do ano passado, a queda das vendas do comércio foi de 6,9%, informou o IBGE na manhã desta quarta-feira (14). Foi a maior queda para o mês da série histórica, iniciada em 2000.

Os números foram maiores do que a expectativa de economistas consultados pela agência internacional Bloomberg, que previam queda de 0,6% de julho para agosto e de 5,8% na comparação entre agosto de 2015 e o mesmo mês do ano anterior.

Com o número de agosto, o varejo tem queda de 1,5% no acumulado de 12 meses.

O atual ciclo do comércio ocorre após um longo período de expansão nas vendas iniciadas em 2004, sustentado pelo aumento da renda dos trabalhadores e da oferta de crédito, alem do menor desemprego.

Os resultados ruins devem afetar até mesmo as contratações de fim de ano. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), o número de temporários deve ser 20% menor nos próximos três meses.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).