Economia

ECONOMIA

Inadimplência de alunos do ensino particular cresce 22,6% no primeiro semestre

Inadimplência de alunos do ensino particular cresce 22,6% no primeiro semestre

Redação

15/10/2015 - 02h00
Notícia sem imagem

A inadimplência dos alunos com instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior no país aumentou 22,6% no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esta foi a maior alta, em um primeiro semestre, desde 2012, quando o índice registrou elevação de 19,1%. No primeiro semestre de 2014, comparado a 2013, a inadimplência dos estudantes havia apresentado queda de 1,3%. Os dados, divulgados hoje (14), são da Serasa Experian.

Se considerarmos apenas as contas em atraso dos alunos com escolas de ensino fundamental e médio, o aumento no primeiro semestre de 2015 foi maior: 25,9%. No primeiro semestre de 2014, comparado a 2013, a inadimplência nas escolas apresentou queda de 10,7%. Nas instituições de ensino superior, o crescimento da inadimplência dos estudantes foi 22,4% no primeiro semestre do ano. No mesmo período de 2014, em comparação com o primeiro semestre de 2013, houve queda de 0,9%.

“O aumento da inadimplência com escolas em 2015 teve como causa o cenário econômico bastante adverso à quitação das dívidas do consumidor: taxas de inflação, de juros e de desemprego bem mais altas neste ano de 2015”, disse a Serasa em nota.

Segundo o levantamento, o crescimento da inadimplência dos alunos teve impacto nas contas das escolas, que também passaram a atrasar as contas com seus fornecedores. A inadimplência das instituições aumentou 26,7% no período, em comparação com o primeiro semestre de 2014.

Considerando apenas as escolas de ensino fundamental e médio, a inadimplência aumentou 27,2% nos primeiros seis meses de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. O crescimento nas instituições de ensino superior no mesmo período foi 25,3%.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).