Economia

Diversificado

Agricultores mostram produção de uva e esperam incentivo do Estado

Diretor da Agraer visitou propriedade perto de Campo Grande para conhecer sistema

Redação

24/10/2015 - 11h16

Produtores rurais das regiões de Campo Grande, Jardim, Dourados e Bonito decidiram diversificar a área de plantio e passaram a cultivar a uva niagara para produção de vinho colonial, sucos, geleias e oferecer o produto de forma in natura.

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) foi informada desses cultivos e se comprometeu a criar estratégias para favorecer a expansão dessa cultura. Apesar da uva ser comum em áreas com temperatura mais amena (entre 15ºC e 30ºC), agricultores de Mato Grosso do Sul encontraram uma forma de plantar a fruta e garantir qualidade do produto.

Perto da Capital, uma dessas plantações fica em um sítio quase às margens da rodovia MS-040. O diretor da Agraer, Enelvo Felini, foi convidado pelo produtor para conhecer as uvas e avaliar a qualidade. A visitação aconteceu na quinta-feira (22).

“Fiquei bastante impressionado com a qualidade e a alta produção mantida pelo produtor. Dá gosto de ver um trabalho tão bonito e tão próximo do centro urbano de Campo Grande”, disse Felini.

Esse plantio em áreas do Estado ainda passa por período de solidificação, apesar de já existir há alguns anos. Os produtores agora esperam incentivos do governo estadual. Dados da Agraer indicaram que a produção há dois anos foi de 450 mil toneladas de uva. Não foram divulgados informações atualizadas.

Há registros de plantação de uva em MS desde 2000, na região de Maracaju.

ALTO CUSTO

Quem envereda pela viticultura, precisa ainda driblar o alto custo do investimento. Em média, o produtor gasta R$ 70 mil por hectare para montar toda a estrutura do parreiral, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária em Mato Grosso do Sul (Famasul).

O custo da produção por hectare está em cerca de R$ 8 mil. "Não é o clima que impede o aumento na produção e sim o custo de produção", explicou Carlos Alberto Salgueiro da Cunha Rosa, instrutor do Senar/MS, em curso realizado no passado.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).