Economia

ECONOMIA

Em MS, municípios vão levar até dois anos para se recuperar da crise

Prefeituras ainda não conseguiram fechar as contas do exercício 2016

Redação

22/12/2016 - 06h00

Às vésperas de encerrar o exercício de 2016, prefeitos das cidades de Mato Grosso do Sul ainda não sabem se vão conseguir fechar as contas e alguns até já admitem que encerrarão o mandato deixando dívidas para a próxima administração. A situação do caixa no vermelho das gestões municipais vem sendo arrastada, em alguns casos, desde 2014 e não deve melhorar até 2019 

“As perspectivas que temos para 2017 e 2018 são de dois anos complicados [economicamente]. Acreditamos que os gestores vão ter dificuldades. Melhora, mesmo, só em 2019”, estima o presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal Neto (PSDB). Ele explica que a crise nas contas vem desde meados de 2014 e que 2016 “foi um ano muito difícil”. As finanças públicas foram prejudicadas pela crise econômica do país e, neste ano, agravada ainda mais pelas questões políticas. Para conseguir equilibrar o orçamento futuro, Juvenal diz que os prefeitos devem continuar com as medidas de “arrocho”, cortando gastos e reduzindo o número de funcionários. “O que nos aflige é em relação aos repasses públicos para os municípios, que não são instáveis e os pequenos municípios, principalmente, dependem deles (para o caixa)”, acrescenta. 

(*) A reportagem completa está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).