Economia

Ministério do Trabalho

Mais de 71 mil carteiras de trabalho foram emitidas em MS no ano passado

Primeiro trimestre do ano foi período com mais solicitações do documento

Mais de 71 mil carteiras de trabalho foram emitidas em Mato Grosso do Sul no ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho. No país, emissões ultrapassaram 4,8 milhões de carteiras. 

Conforme o Ministério do Trabalho, foram 71.879 documentos emitidos no total em Mato Grosso do Sul. A procura pelo documento foi maior no primeiro trimestre do ano e menor nos últimos três meses.

Foram emitidas 7.148 carteiras de trabalho em janeiro, 7.887 em fevereiro, 8.347 em março, 5.243 em abril, 6.302 em maio, 5.260 em junho, 6.052 em julho, 6.168 em agosto, 5.818 em setembro, 5.071 em outubro, 3.999 em novembro e 5.584 em dezembro.

O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades do Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas pelo Estado, por meio de parcerias do governo federal com o Estado e municípios.

Além da emissão física do documento, o trabalhador conta com a carteiro de trabalho digital, que está com dois meses de funcionamento. Nesse período, aplicativo teve 143.886 downloads em todo o país.

A versão digital permite aos trabalhadores terem em mãos as informações de qualificação civil e dos vínculos trabalhistas e solicitar a primeira e segunda vias da carteira física.

Por meio dessa plataforma digital, o trabalhador passa a ser um agente fiscalizador de todo o processo. Ele pode saber, por exemplo, se a empresa forneceu o vínculo trabalhista e se as informações dadas estão corretas nos sistemas de governo. 

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).