Economia

RECUPERAÇÃO

Confiança cresce e MS tem 1,1 mil aberturas de novas empresas

Só em fevereiro foram 614 empresas abertas

Mato Grosso do Sul registrou aumento de 11,8% na abertura de empresas, entre janeiro e fevereiro deste ano, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucems). No primeiro bimestre, foram 1.104 novos empreendimentos iniciando atividade no Estado, diante de 987 negócios no mesmo período de 2018. O número é o maior para o período desde 2013, quando 1.232 empresas abriram as portas no Estado.

Somente de janeiro para fevereiro, o avanço na constituição de empresas foi de 25,3%, passando de 490 para 614 empreendimentos no mês passado. No comparativo com fevereiro de 2018, quando a Jucems contabilizou 542 novos negócios, o crescimento é de 13,2%.

O setor de serviços representou 64,5% do total de estabelecimentos abertos no mês de fevereiro, com 399 empresas. No comércio, foram 199 empresas e 16 no segmento industrial. As atividades econômicas mais procuradas foram de transporte rodoviário, restaurantes, alimentação, serviços médicos e odontológicos e construção civil. “Esse desempenho demonstra a confiança do empreendedor em relação às ações dos governos estadual e federal”, comenta o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Para o presidente da Jucems, Augusto César de Castro, a tendência de elevação na constituição de empresas vem sendo notada desde o ano passado. “Em 2018, tivemos o melhor resultado do ano em empresas desde 2015. E esses números do primeiro bimestre da Jucems confirmam que a situação continua ocorrendo na economia. Trata-se de maior confiança do empreendedor na economia, sustentada por políticas estaduais de desenvolvimento e medidas que dão segurança aos investidores”, frisou Castro.
Os 10 municípios sul-mato-grossenses com o maior número de abertura de empresas foram: Campo Grande (284), Dourados (76), Três Lagoas (23), Nova Andradina (17), Ponta Porã (16), Naviraí (14), Chapadão do Sul (13), Maracaju (13), Corumbá (12), São Gabriel do Oeste (10) e demais Municípios (136).

EXTINÇÕES
Quanto à extinção de empresas, 433 empreendimentos encerraram as operações em Mato Grosso do Sul nos primeiros dois meses de 2019, número 9,9% inferior ao do mesmo período de 2018 (481 fechamentos). Já no comparativo de fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2018, houve queda de 14%, passando de 264 para 227 negócios. No entanto, foi observado aumento de 10,1% em relação a janeiro (206 encerramentos).
O número de alterações de empresas mostrou tendência de estabilidade no acumulado de janeiro e fevereiro, totalizando 3.479 registros. No mesmo período de 2017, a Jucems havia realizado 3.503 alterações. No comparativo de fevereiro deste ano com igual período do ano passado, o número de alterações passou de 1.730 para 1.174. 

FILIAIS
Quando consideradas as filiais, o Estado abriu 285 empresas desta modalidade no primeiro bimestre do ano, o que equivale a aumento de 20,2% na comparação com 2018 (237 filiais). Somente em fevereiro, foram 122 empresas dessa modalidade entrando em atividade em MS, quantidade 17,3% maior que a do mesmo mês de 2018.

 As extinções de filiais somaram 98 registros de janeiro a fevereiro de 2019, representando queda de 30,6% em relação a 2018, quando foram fechadas 128 empresas. Quando considerado apenas o mês de fevereiro, as filiais fechadas foram 42, número 26,3% inferior ao do mesmo mês de 2018 (57). 

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).