Economia

AUTORIZAÇÃO DO CONFAZ

Refis Estadual poderá ter mais uma edição em 2020

Devedores de impostos podem ter mais uma oportunidade para renegociar dívidas

Notícia sem imagem

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou o Mato Grosso do Sul, a conceder remissão parcial de débitos fiscais e de anistia parcial de suas multas e juros relacionados a dois impostos. 

Com isso o Estado poderá criar mais um Refis, como é popularmente conhecido o programa, e os devedores do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ( ICMS) e do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICM) poderão negociar suas dívidas.

A medida foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), após autorização do Confaz em sua 318ª Reunião Extraordinária realizada na quinta-feira (10) em Brasília (DF). O despacho foi assinado pelo presidente do Conselho, em exercício, Waldery Rodrigues Junior, junto com o Secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Felipe Mattos de Lima Ribeiro.
O convênio estabelece  medidas para incentivar e regularizar débitos tributários de competência do Distrito Federal para o Refis 2020, mas os critérios podem ser aplicados aos outros estados que aderirem ao mesmo.

O maior desconto, de acordo com o texto, é válido para quem optar pelo pagamento da dívida em parcela única com redução de até 95% das multas punitivas e moratórias, e de 80% dos juros de mora. O contribuinte poderá optar ainda pela regularização em até 60 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 80% das multas e 60% dos juros.

Projeto de lei para implantar o Refis deve ser elaborado e enviado à Assembleia Legislativa, pelo governo do Estado, após a autorização do Confaz. Em março deste ano foi encerrada a última edição do Refis estadual.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).