Economia

Retomada econômica

Desempenho da indústria em MS volta ficar positivo mesmo com a Covid-19

Em meio à pandemia, setor demonstra estar saindo do buraco causado pela paralisação das atividades, aponta IGDI

Rodrigo Almeida

31/08/2020 - 09h44

O Índice Geral de Desempenho Industrial (IGDI) de Mato Grosso do Sul, criado pelo Radar Industrial da Fiems, voltou a ficar positivo mesmo com a implantação de medidas de restrição à circulação e concentração de pessoas por conta da atual pandemia do novo coronavírus.

O Índice registrou 55,8 pontos em julho, indicando aumento de 8,1 ponto na comparação com o mês anterior. Ele é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial.

Nos três últimos meses, o IGDI acumula alta de 17,3 pontos, voltando ao patamar anterior ao início da pandemia, conforme detalha o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele explica que na passagem de junho para julho todas as variáveis de avaliação apresentaram evolução positiva e mais empresas puderam retomar e ampliar a produção.

O economista detalha que somente em julho 43% das indústrias apresentaram aumento na produção, enquanto no mês anterior essa participação era de 27%.

“Já as empresas que mantiveram a produção estável, responderam por 44% do total, contra 45% no último levantamento. Essa melhora também se refletiu na participação das contratantes, passaram de 12,5% em junho para 21,3% em julho”, analisou.

Ele reforça que essa condição se repetiu em relação à utilização da capacidade instalada, que saiu de 64% para 73%. “Com os dados consolidados, constata-se que o IGDI voltou a ficar acima dos 50 pontos, indicando que, na média geral, o nível de atividade industrial percebido pela maior parte dos empresários foi satisfatório no mês de julho”, pontuou.

Composição do índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses.

Já na produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, na utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS).

“O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou o economista.

*Com informações da DICOM do Sistema Fiems 

Tags

Saque-Aniversário

FGTS mantém antecipação de até R$ 2,5 mil; veja quem pode em MS

Nova resolução adia até março de 2027 a redução do limite de parcelas do saque-aniversário; modalidade já movimentou R$ 2,4 bilhões em MS.

05/11/2026 20h15

Trabalhadores podem antecipar até cinco parcelas do saque-aniversário do FGTS, conforme as regras de contratação.

Trabalhadores podem antecipar até cinco parcelas do saque-aniversário do FGTS, conforme as regras de contratação. Foto: Agência Brasil

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Quina de hoje, concurso 7160, quinta-feira (05/11)

A Quina realiza seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso.

05/11/2026 20h08

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal.

Apostador preenche volante da Quina, uma das modalidades de loteria da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).