Economia

Economia

Indústria de MS gerou 2,3 mil empregos formais em janeiro de 2023

Ribas do Rio Pardo é o município com maior saldo positivo na criação de empregos

Atividade industrial gerou 2.321 empregos formais no mês de janeiro de 2023, em Mato Grosso do Sul. São 8.736 contratações e 6.415 demissões.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), os setores que mais abriram vagas no mês de janeiro foram obras de infraestrutura (739), construção de edifícios (527), instalações e serviços especializados para construção (437), atividades de apoio à extração de minério de ferro (126), abate de bovinos (120), usinagem, tornearia e solda (86), fabricação de açúcar (78), curtimento e outras preparações de couro (75), manutenção e reparação de tanques e reservatórios metálicos (50) e fabricação de celulose (49).

Ribas do Rio Pardo (1.103) é o município com maior saldo positivo de postos de trabalho criados em janeiro, seguido de Campo Grande (413), Três Lagoas (247), Corumbá (182), Nova Andradina (176), Rio Brilhante (107), Deodápolis (85) e Paranaíba (83).

As esferas que mais contribuíram nos municípios citados são obras de infraestrutura (676), construção de edifícios (505), instalações e serviços especializados para construção (358), atividades de apoio à extração de minério de ferro (126), fabricação de álcool (85), abate de bovinos (75), fabricação de açúcar (69), curtimento e outras preparações de couro (64), coleta de resíduos (45), usinagem, tornearia e solda (41), manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras (40) e fabricação de celulose (38).

O sucesso de Ribas do Rio Pardo, em sua grande parte, se deve a implantação da Fábrica Suzano, empresa brasileira do setor de celulose e papel, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto.

A atividade industrial registrou saldo negativo em 35 municípios, proporcionando o fechamento de 397 vagas, como Bataguassu, que fechou 53 vagas.

De acordo com o economista Ezequiel Resende, janeiro de 2023 registrou o montante de 144.674 pessoas empregadas.

“Indicando, até aqui, um aumento de 1,63% em relação ao fechamento do ano anterior, quando o contingente ficou em 142.353 funcionários. Por fim, a atividade industrial responde por 24,0% de todo o emprego com carteira assinada (CLT) existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás do segmento de Serviços que emprega 229.603 trabalhadores com participação equivalente a 38,2% (Novo CAGED – Consulta em 13/03/2023)”, explicou.

Loterias

Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3822, quinta-feira (05/11)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados.

05/11/2026 20h05

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal.

Volantes da Lotofácil, uma das modalidades de loteria administradas pela Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação/Caixa)

Continue Lendo...

Loterias

Resultado da Lotomania de ontem, concurso 2995, quarta-feira (04/11): veja o rateio

A Lotomania tem três sorteios semanais, às segundas, quartas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

05/11/2026 08h38

Confira o rateio da Lotomania

Confira o rateio da Lotomania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).