Clique aqui e veja as últimas notícias!

VESTIBULAR

Confira as universidades que não aceitarão o Enem como forma de ingresso em 2021

O Exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, o Sisu será o único programa do Governo Federal a utilizar as notas de 2020
13/01/2021 09:36 - Gabrielle Tavares


Em todo o Brasil são 296 instituições de ensino públicas no país, mas nem todas utilizarão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2021, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma delas. Como a data das provas se aproximam, preparamos uma lista explicando como funcionará a forma de ingresso nas principais universidades do país.

De acordo com o último Censo da Educação Superior (Censup) feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado em 2018, são 63 universidades federais no Brasil, 40 institutos federais e outras 6 vinculadas ao Ministério da Educação, totalizando 109 faculdades e mais de um milhão de alunos.

Já as estaduais chegam a 124 espelhadas por todo país, com cerca de 736 mil matriculados. Ainda de acordo com o Censup, são 63 universidade municipais, com 98 mil alunos. Totalizando 296 instituições de ensino públicas no país.

O número de universidades cadastradas no Sisu variam a cada ano, por isso é recomendável sempre conferir no site do programa a lista das instituições que aceitarão o Enem como forma de ingresso.

Últimas notícias

Em 2021, apenas 53 instituições aparecem cadastradas no sistema do Sisu.  Contudo, número de universidades que usarão a nota do Enem pode ser maior, já que algumas usam o exame como forma integrada ao próprio processo seletivo, ou ainda não estão cadastradas.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por exemplo, também divulgou que 50% das vagas serão destinadas ao Sisu com notas do Enem dos últimos cinco anos, mas a instituição ainda não aparece no sistema do programa.

Data do Enem 2020

Antes da pandemia da Covid-19, as provas estavam previstas para acontecer em novembro de 2020. Mas, o ascendente número de infectados no Brasil fez com que o Ministério da Educação adiasse o exame.

Para a escolha da data foi realizada em julho de 2020 uma votação, onde a maioria dos estudantes inscritos preferiram os dias 17 e 24 de janeiro deste ano. Além disso, o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) será o único programa do Governo Federal a aderir as notas do Enem.

Prouni e Fies

O Programa Universidade Pata Todos (Prouni), que garante bolsas de 50% ou 100% para alunos de baixa renda, usará as notas do Enem de 2019. As inscrições vão até 15 de janeiro.

Já o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) usará as notas dos exames a partir de 2010, como acontece todos os anos. A diferença é que em 2021 não serão utilizadas as notas de 2020, somente até as de 2019. As inscrições abrirão em 26 de janeiro e vão até o dia 29 do mesmo mês.