Depois de uma longa negociação quanto aos padrões de contrato entre times e jogadores, a NBA entrará em greve. Na falta de acerto entre as partes, o chefe do sindicato, Billy Hunter, afirmou que não será possível chegar a um acordo salarial nesta quinta-feira, data limite para isso.
“Obviamente vai acontecer uma greve a partir desta noite”, afirmou Hunter, na última reunião feita para tentar salvar o campeonato do problema, com três horas de conversas. "As diferenças (de exigências) são muito grandes."
Com a falta de acerto, nenhuma negociação poderá ser feita, até que um novo acordo entre as partes seja efetuada.
Também não podem ser feitas partidas, o que já ameaça a realização da próxima temporada de 2011/12, prevista para ter início no segundo semestre.
O atual acordo coletivo está em vigor desde 2005, encerrando seu período de vigência nesta quinta-feira, à meia-noite.
Depois disso, todas as negociações da liga estão oficialmente em espera, a iniciar pelo período em que os agentes livres podem se reunir com as equipes.
De acordo com Hunter, uma nova reunião entre as duas partes deve acontecer nas próximas semanas.
O impasse sobre o novo acordo salarial ocorre por causa do desejo das franquias de cortarem gastos para as próximas temporadas. Parte das franquias sofre com grandes déficits no orçamento e busca reduzir os gastos com seu elenco. Os dirigentes propõem uma redução de 30% nos limites salariais dos atletas, o que foi completamente rejeitado pela categoria.
A última greve da NBA aconteceu na temporada 1998-1999, quando a temporada acabou sendo diminuída para apenas 50 jogos, na única ocasião em que a liga sofreu desta maneira.