Imbatível. Essa é a melhor definição para o desempenho de Sebastian Vettel nos dois primeiros dias do fim de semana do Grande Prêmio da Índia. Após liderar as três atividades livres, o atual líder da temporada foi o mais rápido também no treino classificatório, realizado na manhã deste sábado (de Brasília), no circuito de Buddh, em Greater Noida, próximo a Nova Délhi. Com o tempo de 1min25s283, o alemão cravou a quinta pole position no ano, ampliou a soberania da Red Bull na etapa indiana e segue como grande favorito para subir no lugar mais alto do pódio neste domingo.
Com uma boa apresentação e uma volta forte no fim da sessão, o piloto alemão não teve problemas para garantir o melhor tempo do fim de semana. O companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, completou a dobradinha da Red Bull ao cravar a segunda melhor marca (1min25s327), com apenas 0s044 de desvantagem para o pole. O terceiro lugar ficou com o britânico Lewis Hamilton, da McLaren, que anotou 1min25s544.
Constante nas atividades deste sábado, o inglês Jenson Button completará a segunda fila com a McLaren e largará na quarta posição. Já o espanhol Fernando Alonso, rival de Vettel na briga pelo título, ficou em quinto, saindo um posto à frente do brasileiro Felipe Massa, seu companheiro da Ferrari.
Com problemas no balanço do carro ao longo do fim de semana, Massa teve dificuldades para manter a Ferrari no traçado do circuito de Buddh ainda na primeira parte do classificatório. Em uma volta rápida, o piloto não conseguiu completar a curva e rodou na pista. Após ir aos boxes, o brasileiro conseguiu avançar sem dificuldades para o Q2.
Na segunda parte da atividade, Massa voltou a errar e só conseguiu avançar ao Q3 na última volta, com o décimo tempo. Na parte final, o piloto foi consistente e ensaiou bater o tempo de Vettel. Na última tentativa, o brasileiro chegou a fazer a primeira parcial melhor que a do alemão, mas não manteve o rendimento no restante da volta e ficou com a sexta posição no grid, ao cravar 1min25s857.
Outro brasileiro do grid, Bruno Senna errou e acabou eliminado ainda na segunda fase do treino classificatório e começa a prova em 13º lugar. Seu companheiro de Williams, o venezuelano Pastor Maldonado, teve um rendimento superior, liderou o Q1 e conseguiu garantir a nona posição na largada.
O Grande Prêmio da Índia de Fórmula 1 está marcado para as 7h30 (de Brasília) deste domingo. Na temporada passada, a pole e a vitória foram justamente de Sebastian Vettel.