Mesmo que as inscrições para trabalhar como voluntário da Fifa estejam encerradas, ainda é possível participar da Copa das Confederações. Isso porque a entidade reabriu a seleção para quem quiser trabalhar especificamente nas cerimônias de abertura e de encerramento do evento. O caminho está aberto para moradores de Brasília e do Rio de Janeiro, que devem se inscrever pela internet até 22 de abril. Só para a cerimônia de abertura, serão selecionados 2,6 mil voluntários.
O show ocorrerá em 15 de junho, antes da partida de Brasil e Japão, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Quem comandará a festa será o carnavalesco Paulo Barros, responsável pelos dois últimos títulos do carnaval da escola de samba Unidos da Tijuca. “A principal diferença é preocupação com o gramado. Não podemos estragá-lo, por isso não vamos usar carros alegóricos, por exemplo”, destaca o carnavalesco.
Ainda assim, a marca dele será deixada em campo. “Vou explorar mais uma característica que sempre uso nos desfiles, que é o lado humano”, explica. Ele se mostra empolgado com a ideia de fazer parte do evento e sonha alto. “Pretendemos que a cerimônia tenha uma cara brasileira e que a Copa das Confederações não seja lembrada apenas pelos jogos e gols, mas pelas festas de abertura e de encerramento.”
Não é necessário ser dançarino nem cantor de chuveiro para participar, e todos os perfis estão entre as possibilidades de Paulo Barros, inclusive pessoas com deficiência, que podem se inscrever para participar dos bastidores da festa. As únicas exigências do Comitê Organizador Local (COL) é que os candidatos sejam maiores de idade, com bom condicionamento físico, alegria, bom humor e vontade. A informação faz parte do pouco que se sabe sobre a celebração. Os planos da cerimônia continuam em segredo absoluto.
Já selecionado como voluntário, o funcionário público Carlos Moura, de 26 anos, conta que não tem dons artísticos, mas está ansioso para o dia da apresentação. “Pelo que a gente conhece de cerimônias de Copa do Mundo e de Olimpíadas, acho que será uma apresentação bem grandiosa”, comenta. Quem, como ele, se cadastrou no Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL) e selecionou a opção “Cerimônias” não precisa fazer uma nova inscrição.
Os que ainda não possuem cadastro devem fazê-lo no site da Fifa, exclusivamente. Todos passarão por uma pré-seleção e receberão um convite para participar de um processo de triagem. Entre as opções estão: elenco, produção de elenco, figurino, maquiagem, alegorias, gerência de palco, suporte de produção.
Esportes
Esportes
Fifa reabre seleção para participação em coreografia da cerimônia de abertura
Fifa reabre seleção para participação em coreografia da cerimônia de abertura
Brasileirão
Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo
Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.
02/11/2026 19h00
Compartilhar
Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians
Vitória
Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR
Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo
02/11/2026 12h00
Compartilhar
Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES