Esportes

Esportes

Seleção masculina de judô é eliminada e ouve críticas de Confederação

Seleção masculina de judô é eliminada e ouve críticas de Confederação

Redação

01/09/2013 - 11h45
Notícia sem imagem

Com uma atuação aquém do esperado a Seleção Brasileira de Judô masculina perdeu a primeira luta deste domingo, contra a Alemanha, e foi eliminada do Mundial por 3 a 2. Sem os principais judocas, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro, lesionados, o time masculino saiu apenas com uma medalha individual, a de prata, na categoria pesado, para Rafael “Baby” Silva.

Para o gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, a falta de Tiago Camilo, que foi cortado por lesão, afetou os atletas, já que o judoca é uma liderança para a jovem Seleção.

“Diria que o Tiago Camilo faz falta pela sua liderança dentro do grupo. Embora seja uma equipe jovem, muito talentosa. Ele não só fortaleceria a categoria de 90 kg, como ajudaria a contagiar os outros atletas que não têm tanta 'casca' para suportar uma competição como esta. O afastamento dele pela lesão acabou prejudicando não só a categoria de 90 kg, mas a equipe como um todo. É alguma coisa que faz muita falta”, afirmou.

Wilson acredita que o resultado no individual abalou o grupo que entrou no tatame nesta manhã, influenciado pelo baixo desempenho da semana. Segundo ele, os atletas não corresponderam, principalmente em lutas que eram mais tranquilas. Bruno Mendonça, da categoria leve, foi o mais criticado.

“Acho que o estado emocional da equipe, pelo rendimento abaixo no individual, tenha abalado eles. São várias atletas com desempenho aquém do esperado. Acho que isso acabou afetando o grupo. É outra competição, dentro da mesma competição. Eles não tiveram tempo para recuperar a equipe e se reequilibrar. Caímos em uma chave muito boa, mas os resultados foram muito ruins. Os atletas não corresponderam em cima do tatame", declarou.

Ele ainda defendeu Rafael Silva, medalhista de prata, e fez outras críticas. "A luta do Baby era dura. A luta que não correspondeu foi a de 73 kg, a do Bruno. Ele simplesmente não lutou. O resultado não poderia ser decidido no Baby, era uma bola dividida, era uma luta muito dura. Venceu ontem aqui, mas perdeu na Olimpíada. Mas no peso leve, era uma categoria que esperávamos ganhar”, disse Wilson.

Para tentar motivar os judocas, na noite de sábado foi realizada uma palestra com o campeão e ex-judoca Aurélio Miguel, além do ainda judoca Tiago Camilo.

Essa é a quarta vez que o Brasil fica fora do pódio em mundiais por equipes - as outras foram em Paris 1994, Basel 2002 e Paris 2006. A equipe masculina tem no currículo quatro pratas e dois bronzes. 

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).