Esportes

julgamento

STJ decide que Sport é o único campeão de 1987

STJ decide que Sport é o único campeão de 1987

Redação

08/04/2014 - 16h24
Notícia sem imagem

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu julgamento, na tarde desta terça-feira, declarando o Sport o único campeão brasileiro de 1987. A votação frustrou o pedido do Flamengo, que também queria o reconhecimento da conquista da competição daquele ano. O placar da votação dos ministros foi favorável ao time pernambucano em 4 a 1.

A decisão do STJ foi adiada, pois não houve então unanimidade entre os ministros presentes na primeira sessão. No segundo dia da avaliação do processo, o ministro Sidnei Beneti divergiu da posição da relatora, ministra Nancy Andrighi - o ministro João Otavio de Noronha também divergiu da relatora, que havia dado voto para o Flamengo na primeira sessão. O julgamento foi concluído nesta terça-feira, com os votos dos ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva, também favoráveis ao Sport.

O parecer do STJ impede a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de declarar o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 ao lado do clube pernambucano. A decisão de dar o título para o Sport também influi diretamente no julgamento da Taça das Bolinhas, troféu disputado por São Paulo e Flamengo.

Entenda a polêmica
O Sport disputa na Justiça o direito de ser declarado o único campeão brasileiro de 1987, a chamada "Copa União". Na época, Flamengo e Internacional, campeão e vice do módulo verde, se recusaram a enfrentar em quadrangular final Sport e Guarani, campeão e vice do módulo amarelo.

Os vencedores do módulo amarelo, então, fizeram a final, que terminou em decisão nos pênaltis com empate por 11 a 11 - Sport e Guarani haviam decidido interromper a disputa e dividir o título.

Em 1988, o clube pernambucano instaurou um processo no qual requisitava o título - a ação foi julgada procedente em 1994. Em 2011, contudo, a CBF emitiu resolução na qual disse considerar o Flamengo também campeão de 1987, o que causou revolta e reacendeu a polêmcia. 

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).