Esportes

história

Brasil disputará 3º lugar pela quarta vez

Brasil disputará 3º lugar pela quarta vez

Redação

08/07/2014 - 18h39
Notícia sem imagem

Depois da goleada por 7 a 1 sofrida na semifinal, contra a Alemanha, no Mineirão, o sonho do Brasil de jogar a final da Copa do Mundo em casa, no Maracanã, acabou. Resta agora a tentativa de um prêmio de consolação, a disputa do terceiro lugar, em Brasília, no próximo sábado, contra quem perder do duelo Argentina x Holanda. Será a quarta vez na história da competição que os brasileiros vão tentar esta colocação.

A primeira vez que o Brasil ficou em terceiro lugar em uma Copa foi em 1938, mas a forma de disputa era diferente. Eram 15 seleções em sistema de jogos eliminatórios, e Hungria, Itália, Suécia e Brasil chegaram nas semifinais. Os italianos venceram os brasileiros por 2 a 1. A Seleção disputou o terceiro lugar e venceu os suecos por 4 a 2.

Após 36 anos, na Copa de 74, o Brasil voltou a uma disputa de terceiro lugar. Na ocasião, a Seleção perdeu na segunda fase para a Holanda de Cruyff e foi jogar com a Polônia. Atual campeã, a seleção brasileira perdeu por 1 a 0. No Mundial de 78, os poloneses venceram novamente, na segunda fase, por 3 a 1. Na disputa do terceiro, os brasileiros venceram a Itália por 2 a 1.

As piores campanhas do Brasil em Copas aconteceram em 34 (14ª lugar - sistema eliminatório) e 66 (11º lugar, eliminação ainda na primeira fase).

As colocações do Brasil em Copas:

1930 - sexto lugar
1934 - 14º lugar
1938 - terceiro lugar
1950 - segundo lugar
1954 - sexto lugar
1958 - campeão
1962 - campeão
1966 - 11º lugar
1970 - campeão
1974 - quarto lugar
1978 - terceiro lugar
1982 - quinto lugar
1986 - quinto lugar
1990 - nono lugar
1994 - campeão
1998 - segundo lugar
2002 - campeão
2006 - quinto lugar
2010 - sexto lugar 

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).