Esportes

Lei de responsabilidade

Chave da mudança no futebol é o rebaixamento, diz Casa Civil

Chave da mudança no futebol é o rebaixamento, diz Casa Civil

Redação

19/03/2015 - 13h08

O sub-chefe da Casa Civil da presidência, Ivo Correa, disse que o rebaixamento dos clubes que não cumprirem a nova Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte é a chave para a melhoria do futebol no país.

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (19) Medida Provisória que pune até com rebaixamento de divisão os clubes que refinanciarem suas dívidas fiscais e, depois disso, não cumprirem com os pagamentos e que também atrasarem o pagamento de compromissos com atletas e técnicos.

"A grande novidade dessa lei é a sanção esportiva. Essa é a grande chave para a mudança. Pela primeira vez, uma gestão fiscal não responsável terá punição grave [rebaixamento], que é algo que nenhum torcedor perdoa", afirmou Correa durante entrevista para explicar a medida enviada ao Congresso.

O governo estima que a dívida dos clubes com a União está em cerca de R$ 3,5 bilhões atualmente. Essa dívida poderá ser parcelada em até 240 meses, sendo que nos primeiros trinta e seis meses terão que ser pagos entre 2% e 6% do total, a depender da capacidade financeira do clube. As instituições também têm que se comprometer a reduzir a dívida a zero até 2021 e não gerar novos déficits nesse período. Também ficará proibido a antecipação de receitas de gestões futuras.

Pela Medida, os clubes também serão obrigados a investir nas categorias de base e no futebol feminino. Além disso, os dirigentes terão que ter mandato limitado nos clubes e nas federações a 8 anos.

O ministro do Esporte, George Hilton, disse que o governo está disposto a negociar com o Congresso mudanças na legislação. Há resistência principalmente em relação ao tempo máximo de mandato nos clubes e nas instituições. Mas, segundo ele, a MP foi discutida com todos os integrantes do mundo esportivo e o que foi para o Congresso tem consenso.

"Há alguns parlamentares que têm opiniões divergentes. Vamos respeitar o Congresso. Mas vamos fazer um trabalho de convencimento junto aos líderes porque é uma medida de consenso", afirmou.

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).